Brics pede solução de dois Estados na Palestina; Irã quer Estado único

Rio de Janeiro (RJ), 06/07/2025 - Foto ofical do Brics com seus membros.
Da esquerda para direita:
Minister Sergei Lavrov (Rússia),
Khaled bin Mohamed Al Nahyan (Emirados),
Prabowo Subianto (Indonésia)
Cyril Ramaphosa (África do sul)
Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
Primeiro ministro, Narendra Modi  (Índia)
 Premier Li Qiang (China)
Abiy Ahmed (Etiópia)
Mostafa Madbouly (Egito)
 Abbas Araghchi (Irã)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A declaração final da 17ª Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, voltou a defender, como nas declarações anteriores, a solução de dois Estados, um palestino e outro israelense, para o conflito do Oriente Médio que dura mais de sete décadas.

“Reafirmamos nosso apoio à adesão plena do Estado da Palestina às Nações Unidas no contexto do compromisso inabalável com a Solução de Dois Estados, o que inclui o estabelecimento de um Estado da Palestina soberano, independente e viável dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967”, diz o documento, em referência ao ano em que Tel Aviv assumiu o controle da Faixa de Gaza, da Cisjordânia. Israel rejeita a solução de dois Estados.

Apesar de ser membro do Brics, o Irã manifestou, por nota, posição diferente. O chanceler iraniano chamou a solução de dois estados de “irreal” e defendeu a solução de Estado único para mulçumanos, cristãos e judeus.

“A República Islâmica do Irã considera que uma solução justa para a Palestina seja um referendo com a participação de todos os habitantes originais da Palestina, incluindo judeus, cristãos e muçulmanos, e esta não é uma solução irrealista ou inatingível”, disse o ministro iraniano Seyed Abbas Araghchi.

O chanceler iraniano afirmou que a Palestina deve seguir o caminho trilhado pela África do Sul.

“Assim como o regime do apartheid na África do Sul foi estabilizado por meio de um referendo e da democracia, e não pela divisão da África do Sul em duas partes, branca e negra. O regime do apartheid na África do Sul foi derrubado pela luta dos negros, ninguém recomendou a ideia de dois Estados”, completou.

Territórios ocupados

No documento oficial da Cúpula do Rio, publicado neste domingo (6), o Brics defendeu a retirada completa de Israel da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, territórios palestinos ocupados pelos israelenses desde 1967. O grupo pede ainda a liberação dos reféns detidos “contrariando o direito internacional”.

O documento cita a “profunda preocupação” diante da retomada dos ataques contínuos de Israel contra Gaza, e a obstrução de ajuda alimentar, condenando ainda o uso da fome como método de guerra.

“Exortamos as partes a se engajarem, de boa-fé, em novas negociações com vistas à obtenção de um cessar-fogo imediato, permanente e incondicional; à retirada completa das forças israelenses da Faixa de Gaza e de todas as demais partes do Território Palestino Ocupado; à libertação de todos os reféns e detidos em violação ao direito internacional; e ao acesso e entrega sustentados e desimpedidos da ajuda humanitária”, disse o grupo de países reunidos no Brasil.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pousou nos Estados Unidos (EUA) neste domingo para discutir, com o presidente Donald Trump, o futuro da guerra em Gaza. Trump e Netanyahu têm defendido a emigração em massa de palestinos do território. Trump chegou a propor que os EUA assumam o controle do enclave. No Brics, os países rejeitaram essa proposta.

“Expressamos nossa firme oposição ao deslocamento forçado, temporário ou permanente, sob qualquer pretexto, de qualquer parte da população palestina do Território Palestino Ocupado, bem como a quaisquer alterações geográficas ou demográficas do território da Faixa de Gaza”, diz o documento.

Enquanto segue a guerra em Gaza, Israel amplia os deslocamentos forçados na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, territórios considerados palestinos pelo direito internacional. Estima-se que 40 mil palestinos foram expulsos de suas casas na Cisjordânia nos últimos meses, configurando a maior operação militar nessa região palestina em 20 anos.

Na declaração final do Rio, o Brics destacou que a Faixa de Gaza é parte inseparável do território palestino. “Salientamos, a este respeito, a importância de unificar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza sob a Autoridade Palestina”, disse o texto.

Entenda

Em 1947, uma resolução das Nações Unidas (ONU) propôs a separação da Palestina histórica em dois estados, um para os judeus e outro para os árabes. Apesar de a medida ter sido rejeitada pelos países árabes, em 1948, Israel proclama sua independência, levando a primeira guerra do atual conflito.

Em consequência da criação de Israel, cerca de 750 mil palestinos foram expulsos de suas residências e cerca de 500 vilas palestinas foram destruídas, dando início ao drama dos refugiados palestinos. Em 1967, Israel assumiu o controle de Gaza e da Cisjordânia, que estavam sob o controle do Egito e da Jordânia, respectivamente.

>> Entenda o que foi a Nakba, a catástrofe do povo palestino

Em 2005, Israel desocupou Gaza, mas manteve cerco ao território, controlando a entrada e saída de mercadorias e pessoas do enclave governado pelo Hamas. Com o passar dos anos, Israel ampliou a normalização com os países da região, por meio dos Acordos de Abraão, articulados também por Trump.

Em 2023, o Hamas promoveu o ataque contra Israel que fez 1,2 mil vítimas e 220 reféns, dando início à atual fase do conflito. A resposta de Israel ao ataque do Hamas vem sendo considerada um genocídio por países e organizações internacionais, que alegam que o objetivo final é concluir a anexação de Gaza. Tel Aviv sustenta que busca libertar os reféns e destruir o Hamas completamente.

Festa do Xerém com Galinha atrai grande público à Vila do Rafael e reafirma força da tradição junina em Caruaru

A 22ª edição da tradicional Festa do Xerém com Galinha foi um verdadeiro sucesso neste domingo (6) e reuniu uma multidão na Vila do Rafael, zona rural de Caruaru. O evento encantou moradores e visitantes com uma programação vibrante e um clima autêntico de São João, provando mais uma vez a força da cultura nordestina e das festas de comidas gigantes no Agreste de Pernambuco.

A vila foi tomada por forrozeiros, famílias e turistas que chegaram para viver uma tarde inesquecível, marcada por muito forró, animação e apresentações culturais. Além, claro, do saboroso prato principal: 120kg de xerém com galinha, preparados com dedicação e distribuídos gratuitamente ao público.

“Eu cresci aqui na Vila do Rafael, estudei no colégio e hoje voltei para mais uma vez participar da festa. Vim comer o xerém com galinha. É uma festa incrível”, ressaltou a autônoma Helena Rodrigues.

Com apoio da Prefeitura de Caruaru e organização da Associação dos Idealizadores de Comidas Gigantes, a festa contou com barracas de comidas típicas, muita dança e duas atrações musicais que fizeram o povo dançar até o cair da noite. O evento não apenas manteve viva a tradição junina, como também reforçou o papel da zona rural como guardiã dos costumes que fazem de Caruaru o berço do maior São João do Mundo.

“A Festa do Xerém com Galinha já faz parte do calendário das comidas gigantes. Quando termina o São João, nós realizamos a festa sempre no primeiro fim de semana de julho. Contamos sempre com o apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru e da Fundação de Cultura para realizar essa maravilhosa festa”, afirmou o organizador Fábio Torres.

Ação integrada entre polícias Federal e Militar erradica 13 mil pés de maconha

Uma operação integrada entre a Polícia Federal/PE, BEPI/PE (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e a CIPE Caatinga/BA (Companhia Independente de Policiamento Especializado) resultou na erradicação de 13 mil pés de maconha que estavam em duas roças numa área rural do município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu na manhã da última sexta-feira (04/07). As duas roças foram localizadas através de levantamentos feitos na região pelas forças policiais.

Além da destruição da plantação e erradicação no local, também foram apreendidos uma espingarda artesanal. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha para instauração de inquérito policial. A operação faz parte do esforço contínuo das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região do Sertão pernambucano. As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, coíbem a produção da droga, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.

Assim com essas operações consecutivas, se tem contribuído para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em Pernambuco como também em outros estados da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos que giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa menos um foco de violência.

*RESULTADOS 2022:*

1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados

320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas

5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas

320 plantios destruídos

*RESULTADOS 2023:*

618 mil pés de maconha foram erradicados

124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas

168 plantios destruídos

*RESULTADOS 2024:*

1 milhão e 372 mil pés de maconha foram erradicados

475 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas

260 plantios destruídos

Aliança Débora/Mendonça, amplia visibilidade do agreste nas esferas estadual e federal

A deputada estadual Débora Almeida reafirma sua força e protagonismo no Agreste de Pernambuco ao formalizar uma nova e estratégica aliança política com o deputado federal Mendonça Filho, expandindo sua atuação para dois importantes municípios da região: Belo Jardim e São Bento do Una. O anúncio fortalece uma parceria que já rende frutos em cidades como Sanharó, Lajedo, Jucati e Tacaimbó, com o apoio de importantes lideranças locais, como a prefeita Joelda e o ex-prefeito Washington.

Em Belo Jardim, Débora passa a integrar o grupo político liderado por Mendonça Filho, somando-se à gestão do prefeito Gilvandro Estrela, reforçando seu compromisso histórico com o município. Sua atuação já é reconhecida: a deputada destinou emendas ao Lar de Nikolas e tem buscado investimentos junto ao Governo Raquel Lyra, com foco no programa de calçamento. “Débora é uma pessoa da região, agrestina, nossa vizinha de São Bento do Una, tem uma inserção histórica em Belo Jardim, amizades sólidas e compromisso com o desenvolvimento da cidade.”, destacou Mendonça.

Em São Bento do Una, sua terra natal, Débora amplia seu protagonismo ao liderar o grupo político que agora apoia Mendonça Filho como deputado federal. Ao lado do empresário Zé de Almeida, a deputada articula um apoio sólido, fortalecendo a representação do município em Brasília. Mendonça ressaltou seus laços com a cidade. “São Bento do Una é parte da minha vida, da minha terra, do meu sangue. Minha avó Tereza nasceu no Espírito Santo, que é um distrito de São Bento do Una. Eu me considero meio são-bentense também.”, ressaltou o deputado federal.

A força de Débora Almeida se estende também a outros municípios do Agreste. Em Sanharó, ela e Mendonça apoiam o ex-candidato a prefeito Dudu; em Lajedo, firmam parceria com a vice-prefeita Socorro Duarte, aliada histórica de Mendonça; e em Jucati, caminham ao lado do vereador Luciano.

A união entre Débora Almeida e Mendonça Filho representa uma convergência de trajetórias pautadas pela seriedade, trabalho e compromisso com o Agreste. A deputada celebrou a nova fase com entusiasmo e responsabilidade. “Eu recebo com muita alegria, mas também com muita responsabilidade. Belo Jardim é uma cidade muito importante aqui no nosso Agreste, uma cidade irmã, como Mendonça falou, que vem sendo muito bem administrada pelo prefeito Gilvandro. Agradeço muito a confiança e vou retribuir com muito trabalho.”, destacou a deputada Debora Almeida

A parlamentar aproveitou para reafirmar seu compromisso com uma política ética e voltada para o bem comum. “Muitos acham que a gente é besta, que Gilvandro, Joelda são bestas. Que quem é político honesto é besta, que a gente deveria era se aproveitar. A gente coloca a vida da gente numa missão pra contribuir”, disse, em tom firme.

A aliança fortalece a base política nos municípios e abre caminho para novas conquistas através de emendas parlamentares, articulações com o Governo do Estado e ações conjuntas na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Para o prefeito Gilvandro Estrela, apoiar Débora foi uma decisão natural e estratégica. “Foi muito simples, muito fácil de ser tomada. Somos leais à governadora Raquel Lyra, e quem está com Raquel, está com a gente. Débora já é como uma irmã.”, destacou o gestor. “Ela me orientou muito antes mesmo da posse. Me mostrou escolas modelo, que copiei e vou continuar copiando. Débora já nos ajudou antes desse compromisso e vai ajudar muito mais. Essa parceria já deu certo. Estamos juntos e misturados pelo bem de Belo Jardim.”, lembrou o prefeito.

Com essa articulação, Débora Almeida consolida-se como uma das principais lideranças políticas do Agreste, com atuação firme, regionalizada e conectada com os interesses da população.

Avenida Portugal, em Caruaru, passará a contar com novo espaço para caminhada, a partir da segunda-feira (07)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, em parceria com a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), vai promover, a partir da segunda-feira (7), um novo espaço para a prática de corridas e caminhadas na Avenida Portugal, no bairro Universitário.

Uma das faixas do lado esquerdo do canteiro, sentido o entroncamento da PE-95, será interditada. A ação visa incentivar a mobilidade urbana, oferecendo um espaço adequado para corridas e caminhadas, das 5h às 7h, de segunda a sexta-feira.

Para orientar os condutores e pedestres, a partir das 4h, as equipes da AMC estarão no local para inserir os cones, limitando uma das faixas, no percurso que compreende o Supermercado Mix Mateus até o entroncamento com a PE-95. Após o horário estabelecido, a via volta a funcionar com as duas faixas para os veículos.

Humberto destaca mobilização da militância para o Processo de Eleição Direta do PT

Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa votou, na manhã deste domingo (6), no Recife, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT. Acompanhado por lideranças locais do partido, como o deputado federal Carlos Veras — candidato à presidência estadual da legenda —, os deputados estaduais João Paulo e Rosa Amorim, além da vereadora do Recife, Kari Santos.

Na ocasião, o senador destacou a importância da mobilização partidária para a escolha dos dirigentes do partido. “O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular. Hoje é dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Não é por acaso que o PT é o maior partido da América Latina. Essa mobilização é o primeiro passo na preparação do nosso time para a disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou o senador.

Após a votação, o senador seguiu para Brasília, onde acompanhará, como presidente nacional da sigla, o resultado do processo eleitoral. Em todo o Brasil, 2.959.823 filiados e filiadas estão aptos a votar no primeiro turno das eleições internas, conforme dados atualizados do Sistema de Filiação (Sisfil) do partido. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho.

O PED garante que os próprios filiados escolham, por voto direto, seus dirigentes nos níveis municipal, estadual e nacional — promovendo um exercício amplo de participação política interna. As direções partidárias, delegações e cargos com funções específicas, como as secretarias, devem respeitar a paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além de assegurar, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos e para pessoas negras ou indígenas, tanto nas chapas quanto nas instâncias de direção.

Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população

Buscando melhorar a mobilidade urbana da população de Sirinhaém, localizada no Litoral Sul do Estado, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho; e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, estiveram, neste sábado, na região para dar início as obras de pavimentação. No município, Silvio Costa Filho e Gouveia assinaram a ordem de serviço para a execução de 18 mil metros quadrados de asfalto num investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

Os valores são frutos de emendas parlamentares de Costa Filho, que é deputado federal licenciado; e que serão executados via Codevasf. As obras selam a parceria do ministro de Lula com o prefeito Manoel da Retifica, o presidente da Amupe, e o deputado estadual licenciado, Eriberto Filho.

__”Eu sou um municipalista convicto porque entendo que é nos municípios que as pessoas moram e sentem as dificuldades do dia a dia. Então, essa é mais uma ação do nosso mandato para melhorar a vida dos pernambucanos, sobretudo, da população de Sirinhaém. Temos trabalhado muito, ao lado do presidente Lula, para os municípios de Pernambuco”, disse Costa Filho._

_”Precisamos trabalhar com entregas como essa que de fato trazem mais qualidade de vida para as pessoas. Não só estruturantes, mas transformadoras. Uma cidade pavimentada atrai mais empresas, gerando emprego e renda. Além disso, melhora o trânsito e a mobilidade da região. É isso. É o governo do presidente Lula trabalhando pelo municípios de Pernambuco”, completou Silvio.__

_”Em nome da população de Sirinhaém, gostaria de agradecer ao ministro Silvio pelo que o senhor está fazendo pela nossa região. Essa obra é fundamental para nossa cidade. Além de melhorar a mobilidade, ajuda na atração de novos investimentos para a região”, agradeceu Manoel da Retifica._

O anúncio dos investimentos consolida o grande trabalho do ministro de Lula para o desenvolvimento de toda região do Litoral Sul de Pernambuco.

Quadrilheiros esticam as festas juninas em Gravatá com encontros gratuitos

O São João acabou, mas quem disse que os quadrilheiros querem saber de parar de dançar? Só em Gravatá, pelo menos dois eventos, com apoio da gestão municipal, prometem esticar o clima junino, com muito forró e as coreografias e figurinos criativos das quadrilhas estilizadas. O primeiro deles é o Encontro de Quadrilhas de Gravatá, que movimenta a quadra esportiva da ETE, neste domingo (6/7), a partir das 19h.

Participam do evento a Quadrilha Junina Portal do Agreste, Junina Traquejo, Junina Farrear e Junina Rastapé. Elas apresentam ao público suas criações para 2025, com toda a energia dos seus componentes e colorido dos figurinos e cenários utilizados nos espetáculos. O encontro funciona como uma grande confraternização dos quadrilheiros da região, após a maratona das festas juninas.

Já no dia 13 de julho, todos os olhares voltam-se à quadra da ODIP, que será palco para o Festival de Quadrilhas Tradição na Serra, que vai reunir 10 grupos de cidades do Agreste e Sertão do Estado. De caráter competitivo, o festival é realizado pelo produtor Lucas Silva, por meio da PNAB, via Governo do Estado, e com apoio das ligas de quadrilhas Liquajupe e Liquajuspe.

Serão entregues troféus e prêmios em dinheiro às três melhores participantes, no valor de R$ 6 mil (primeira colocada), R$ 4 mil (segunda colocada) e R$ 2,5 mil (terceira colocada). O Festival de Quadrilhas Tradição na Serra é aberto ao público e está marcado para começar às 17h.

Os dois eventos contam com o apoio da Prefeitura de Gravatá, via Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

Servidores municipais de Caruaru participam de jornada técnica da Escola de Contas do TCE-PE  

Servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM), da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) participaram da jornada técnica promovida pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O evento, que teve como tema “Obras em Foco e Oficinas Práticas para Conselhos”, foi realizado nos dias 1º e 2 de julho, no município de Bezerros, com foco em obras e serviços de engenharia.

 

“A participação na Jornada Técnica reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua, o fortalecimento do controle interno e a aplicação correta dos recursos públicos, especialmente na área de obras, que exige atenção técnica e alinhamento com a nova legislação”, enfatizou o controlador-geral do município pro tempore, Pedro Henrique Silva.

 

A programação contou com palestras, oficinas e atividades práticas, abordando aspectos técnicos e jurídicos à luz da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), com o objetivo de promover gestão eficiente, voltada para servidores públicos, gestores, fiscais de obras e profissionais da área de engenharia, com foco na execução de obras e serviços de engenharia, com base na nova Lei de Licitações. Servidores públicos de diversas cidades pernambucanas, que integram a jurisdição da Inspetoria Regional de Bezerros, e atuam na contratação, fiscalização e execução de obras públicas, participaram desse momento.

Prefeitura de Caruaru participa da construção do PlaNAU, Plano Nacional de Arborização Urbana

A Prefeitura de Caruaru participou, na sexta-feira (4/7), da elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), promovido pelo Governo Federal. O evento foi realizado na capital pernambucana e o município foi representado pelo secretário executivo de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), Alexandre Leite, pelo gerente de Sustentabilidade, João Gilberto, e pelo biólogo e assessor técnico da SSB, Basílio Maciel.

A ação integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto nº 12.041/2024, com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações de arborização urbana no Brasil. O PlaNAU tem caráter estratégico e busca oferecer diretrizes, metas e orientações para estados e municípios, promovendo cidades mais sustentáveis, resilientes e preparadas para os desafios ambientais e climáticos.

Atualmente, 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, e mais de 90% dos municípios já foram afetados por desastres naturais. A arborização urbana é considerada uma solução baseada na natureza, que contribui para a melhoria da qualidade do ar, do solo e da água, proporciona conforto térmico, reduz riscos ambientais e valoriza os espaços públicos.

Durante o encontro, o secretário executivo Alexandre Leite destacou a importância da participação de Caruaru na construção de políticas públicas em nível nacional.

“Fazer parte da construção do PlaNAU é reafirmar o compromisso de Caruaru com a sustentabilidade e o bem-estar da população. Temos investido em ações concretas de arborização urbana e essa troca com outras cidades e com o Governo Federal fortalece ainda mais nossas estratégias locais”, afirmou o gestor.

A participação de Caruaru reforça o compromisso do município com políticas públicas sustentáveis e alinhadas às metas nacionais de enfrentamento às mudanças climáticas. A expectativa é que o PlaNAU sirva como um guia de boas práticas e ações coordenadas entre os entes federativos, fortalecendo o protagonismo das cidades na construção de um futuro mais verde e saudável.