Secult-PE lança edital do 2º Prêmio Pernambuco de Artesanato, que homenageia Luiza dos Tatus

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, lança, neste sábado, 5 de julho, o edital do 2º Prêmio Pernambuco de Artesanato, que homenageia a mestra artesã Luiza dos Tatus. Ao todo, serão R$ 90 mil em premiações para reconhecer, valorizar, incentivar e difundir trajetórias, além de estimular novos talentos, pelo reconhecimento de suas práticas artísticas de criação, preservação e inovação, assim como pela transmissão de saberes.

Podem se inscrever artesãs e artesãos individuais, grupos e coletivos de todas as macrorregiões do Estado, que sejam brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos e residentes no Estado de Pernambuco há pelo menos um ano. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio digital, exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural, em formulário de inscrição específico, disponível na aba Oportunidades, no link: https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2675/#info

Para se inscrever, o proponente precisa ter um cadastro na Plataforma Mapa Cultural https://www.mapacultural.pe.gov.br/. Independente da proposta ser de caráter individual ou coletivo, o Mapa Cultural aceitará apenas inscrições de agentes individuais. Serão contempladas 10 propostas, que receberão os seguintes prêmios: R$ 9 mil, para Mestras Artesãs e Mestres Artesãos; R$ 5 mil, para Artesã(o) Aprendiz; R$ 5 mil, para Artesã(o); e R$ 13 mil, para Grupos e Coletivos.

“A realização do 2º Prêmio Pernambuco de Artesanato reforça o compromisso da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco com esta manifestação cultural que expressa de forma profunda nossa identidade cultural, reconhecendo não só sua importância imaterial, mas também seu valor econômico, ao injetar R$ 90 mil no segmento”, ressalta a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. “E a homenagem a Luiza dos Tatus, vencedora do 1º Prêmio e que construiu uma história e deixou um legado tão bonitos, valoriza o edital”, completa. As inscrições começam dia 14 de julho e se encerram no dia 30 de julho de 2025.

Luiza dos Tatus

Luiza Maria da Silva, a Luiza dos Tatus, nasceu em 1959, na zona rural de Belo Jardim, Pernambuco, em uma família de louceiras. Desde pequena, aprendeu a trabalhar com o barro, confeccionando panelas e utensílios com a mãe e a tia, e na adolescência começou a comercializar suas peças. Incentivada pela artista plástica Ana Veloso, Luiza começou a criar suas esculturas de tatus, que ganhariam fama e viriam a lhe render o nome artístico. Com talento e dedicação, participou de várias feiras e foi presença constante na Fenearte, sendo consagrada na Alameda dos Mestres.

Suas peças, moldadas em barro e tingidas com tonalidades naturais do próprio material, eram inspiradas na fauna regional e conquistaram reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. Ela superou dificuldades socioeconômicas com coragem e independência, utilizando sua arte como ferramenta de transformação. Comprometida com a preservação do saber artesanal, Luiza ensinou sua técnica a familiares e vizinhos, além de ministrar oficinas.

Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição cultural, Luiza foi titulada Mestra em 2020 e reconhecida como Memória Viva de Belo Jardim em 2021. Faleceu em outubro de 2023, aos 64 anos, deixando um legado de mais de cinco décadas dedicadas ao artesanato em barro. No mesmo ano, foi a primeira colocada no 1º Prêmio Pernambuco de Artesanato – Edição Bete Costa, realizado pela Secretaria de Cultura. Nesta edição, é a grande homenageada, em reconhecimento à sua importância para a cultura pernambucana.

Secult-PE lança edital do 2º Prêmio Euclides da Fonseca de Ópera

Fortalecer e valorizar as produções operísticas do Estado. Este é o compromisso firmado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult-PE, ao lançar o edital do 2º Prêmio Euclides da Fonseca de Ópera, neste sábado (5). Com publicação já disponível pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, a premiação visa reconhecer os artistas e profissionais de ópera do Estado. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 14 e seguem até o dia 28 deste mês. 

A ação, que homenageia em seu nome um dos pioneiros na criação de óperas em Pernambuco, pretende contribuir ativamente com a formação e o desenvolvimento do setor e incentivar a criação e a realização de mais montagens operísticas locais, contribuindo para o crescimento e a difusão do gênero no Estado. Nesta edição, o chamamento público contempla os agentes culturais selecionados com prêmios nos valores de R$8 mil a R$15 mil. 

Poderão participar pernambucanos(as) natos(as) ou cidadãos(ãs) de outras localidades da Federação, desde que comprovem residência e atuação artístico-cultural há pelo menos dois anos em Pernambuco e tenham participado de ao menos duas obras operísticas. Ao todo, serão disponibilizadas 9 categorias para propostas, sendo elas: Cantor, Cantora, Instrumentista de Orquestra, Diretor(a) Musical, Diretor(a) Cênico(a), Diretor(a) de Arte Visual, Montagem Operística e Composição Operística; todas realizadas entre os anos de 2004 e 2024.

Para a assessora de Teatro e Ópera da Secult-PE, Thajjana Lourenço, “a premiação é uma celebração da resistência, excelência e memória das produções culturais feitas fora dos grandes centros, reconhecendo o nosso valor e a nossa história, por meio dos nossos artistas locais do gênero”.  

Em casos de dúvidas e maiores informações sobre o edital, serão prestados suportes exclusivamente por meio do atendimento via WhatsApp, pelo número (81) 3184-3018, e pelo e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. 

HOMENAGEADO 

Euclides de Aquino Fonseca é uma figura histórica de enorme relevância para a música pernambucana e brasileira. Natural do Recife, nasceu em 1853 e dedicou sua vida à música erudita, atuando como compositor, maestro, pianista, professor e crítico musical. Entre suas obras mais reconhecidas, estão “Leonor”, “Il Maledetto” e “A Princesa do Catete”. Mesmo diante de convites para atuar em outras regiões do país, o músico optou por permanecer em sua terra natal, contribuindo para a formação de músicos e o fortalecimento da cena cultural local. 

Segundo dia da 56ª Festa das Marocas tem Priscila Senna de volta a Belo Jardim e programação descentralizada

O segundo dia da 56ª Festa das Marocas, neste sábado (5), foi marcado por muita emoção e festa para todos os gostos. No Polo Principal, milhares de pessoas acompanharam o retorno de Priscila Senna a Belo Jardim após três anos. A musa do brega levou o público ao delírio com grandes sucessos da carreira. A noite ainda teve os shows de Maciel Melo, que trouxe o melhor da poesia nordestina em forma de música, e Banda Styllus, relembrando hits que marcaram época.

Além da grande movimentação no palco principal, o Polo Cultural também foi ponto de destaque com o Encontro de Quadrilhas. Os grupos se apresentaram com coreografias marcantes e coloriram o espaço com muito ritmo, tradição e alegria, reforçando o papel da festa como uma celebração da cultura popular nordestina.

A programação do segundo dia se estendeu ainda pelos polos Maroquinhas e Alternativo, que seguem valorizando os artistas belo-jardinenses e criando espaço para diversão e entretenimento de outros públicos. A Festa das Marocas segue movimentando Belo Jardim com diversidade cultural, resgate das tradições e muita animação para todas as idades.

“Finalizamos mais um dia de Marocas com o reconhecimento do povo de uma festa segura e organizada. Foi um trabalho de muitas mãos para que essa edição saísse com tudo ajustado. Agradeço imensamente pelo esforço e dedicação de todos os colaboradores envolvidos aos quais dedico todo o sucesso deste evento. Ainda temos três dias de festa pela frente e convido o povo a vir prestigiar a 56ª Edição da Festa das Marocas”, finalizou o Secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira.

Confira a programação deste domingo (6):

*Polo Principal*

20h30 – Sela de Aço

22h – Ton Oliveira

00h – Fulô de Mandacaru

*Polo Cultural*

14h – Vaca Profana

16h – Boi da Gente + Ciranda

17h30h – Coletivo Poeira – Teatro

18h30 – Forró Pé de Serra Chapéu de Couro

*Polo Alternativo*

21h – Projeto Erres

23h – PRKilla

*Polo Maroquinhas*

15h – Apresentação Cultural Boi Brazinha

16h30 – Show Infantil com Tio Iury e Banda

18h – Show Infantil Musical com Ludicanto

Palco Pernambuco Meu País na Fenearte divulga mais de 70 atrações musicais, como Ave Sangria, Devotos, João do Pife, Sagrama, Xangai e Natascha Falcão

A *Fenearte*, em sua 25ª edição, mantém a tradição de ser palco para grupos e artistas, sobretudo, da cultura popular, e também da cena musical contemporânea pernambucana. Com programação durante toda a feira, que vai acontecer de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, o *Palco Pernambuco Meu País na Fenearte*, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura de Pernambuco, vai receber mais de 70 atrações.

Os grupos e artistas inseridos na programação da *25ª Fenearte* chegam de 23 municípios pernambucanos, abrangendo diferentes territórios do Estado. São do Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu (RMR); Nazaré da Mata, Goiana, Aliança, Paudalho, Vicência e Lagoa de Itaenga (Zona da Mata Norte); Caruaru, Bezerros, Gravatá, Garanhuns, Belo Jardim, Águas Belas, Limoeiro e Arcoverde (Agreste); Serra Talhada, Serrita, São José do Egito e Santa Maria da Boa Vista (Sertão).

Todos os dias, vão se apresentar no *Palco Pernambuco Meu País na Fenearte*, pelo menos, quatro artistas e grupos da cultura popular e duas atrações da cena musical independente e contemporânea. Considerando os ritmos mais frequentes, “A Feira das Feiras”, tema da *Fenearte* deste ano, será uma grande festa ao som de xaxado, maracatu, coco, rock, afoxé, reisado, samba, ciranda, pop, instrumental, forró e baião. As apresentações começam às 15h e vão até por volta das 21h.

Na programação de cultura popular estão o Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança) e a Banda Musical Curica (Goiana), ambos Patrimônios Vivos de Pernambuco, e a Nação do Maracatu Porto Rico, do Recife, homenageando Mãe Elda. São também destaques: João do Pife (Caruaru), Samba de Coco Irmãs Lopes (Arcoverde), Coco Fulô do Barro (Arcoverde), Banda de Pífano Santa Luzia (Arcoverde), Benedito da Macuca e Banda (Olinda), Zé Barreto de Assis (Bezerros) e Coco de Mulheres (Olinda).

A música autoral independente será representada por Ave Sangria, Devotos, Banda de Pau e Corda, todas do Recife, e Diablo Angel, de Caruaru. Da nova cena, muitas mulheres protagonistas, como Una Martins, Gabi do Carmo, ambas do Recife, e Siba Puri, de Olinda, todas das culturas preta e indígena. Ainda do Recife, Bruna Alimonda, Laura Simões e Natascha Falcão são nomes que fortalecem a presença feminina entre as atrações. O cantor baiano Xangai, que fecha a programação, é a única atração de fora do Estado.

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*25ª FENEARTE – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS*

*09/07 (quarta-feira)*

15h – Daniel Olímpio e Djair Olímpio (Gravatá)

16h – Banda de Pífano Santa Luzia (Arcoverde)

17h – Maracatu de Baque Solto Leão Coroado (Lagoa de Itaenga)

18h – Coco Fulô da Mata (Olinda)

19h – Siba Puri (Olinda)

20h30 – Banda Ticuqueiros (Nazaré da Mata)

*10/07 (quinta-feira)*

15h – Coral Aboios de Serrita (Serrita)

16h – Boi Cara Preta (Limoeiro)

17h – Afoxé Aganjú Asé Obà (Paulista)

18h – Samba de Coco Fulô do Barro (Arcoverde)

19h – Diablo Angel (Caruaru)

20h30 – Devotos (Recife)

*11/07 (sexta-feira)*

15h – Grupo Cultural Raízes do Cangaço (Recife)

16h – Grupo Cultural Indígena Fetxha (Cabo de Santo Agostinho)

17h – Mestre Josivaldo Caboclo (Lagoa de Itaenga)

18h – Samba de Coco Irmãs Lopes (Arcoverde)

19h – Laura Simões (Recife)

20h30 – Natascha Falcão (Recife)

*12/07 (sábado)*

15h – Adeilto Oliveira e Zé Carlos do Pajeú (Garanhuns)

16h – Reisado de Maria Jacinta (Santa Maria da Boa Vista)

17h – Grupo de Matrizes Africanas Obá Aiye (Arcoverde)

18h – Coco de Mulheres (Olinda)

19h – Colibri Brasi (Caruaru)

20h30 – Gabi do Carmo (Recife)

*13/07 (domingo)*

14h – Pecinho Amorim

15h – Grupo Piaxaxá – Canto e Dança Cultural

15h20 – Boi Mimoso da Bomba do Hemetério (Recife)

16h – Nininha do Coco (Olinda)

17h – Ciranda Praieira Pernambucana (Cabo de Santo Agostinho)

18h – Banda de Pífano Fulni-ô (Águas Belas)

19h – Bruna Alimonda (Recife)

20h30 – Cláudio Rabeca (Recife)

*14/07 (segunda-feira)*

15h – Tribo Indígena Tapirapé (Recife)

16h – Cavalo Marinho Mestre Batista (Patrimônio Vivo de Pernambuco – Aliança)

17h – Banda Musical Curica (Patrimônio Vivo de Pernambuco – Goiana)

18h – Mestre Alberone Rabequeiro (Arcoverde)

19h – Rivotril (Caruaru)

20h30 – Tonino Arcoverde (Arcoverde)

*15/07 (terça-feira)*

15h – Boi Maracá (Igarassu)

16h – Zeca Cirandeiro (Paudalho)

17h – Coco de Dona Olga (Igarassu)

18h – Mazinho de Arcoverde (Arcoverde)

19h – João do Pife e Banda Dois Irmãos (Caruaru)

20h30 – Sagrama (Recife)

*16/07 (quarta-feira)*

15h – Nação do Maracatu Porto Rico (Recife – homenagem a Mãe Elda)

16h – Ciranda Popular da Fortaleza (Goiana)

17h – Benedito da Macuca e Banda (Olinda)

18h – Banda de Pife e Zabumba São Sebastião (Arcoverde)

19h – Jonatas Onofre (Paulista)

20h30 – Una Martins (Recife)

*17/07 (quinta-feira)*

15h – Maracatu Leão da Serra (Lagoa de Itaenga)

16h – Afoxé Povo de Ogunté (Recife)

17h – Mestre Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata (Nazaré da Mata)

18h – Baixinho dos Oito Baixos (Vicência)

19h – Zé Barreto de Assis (Bezerros)

20h30 – Vinícius Barros (Recife)

*18/07 (sexta-feira)*

15h – Francinaldo e Zé Oliveira (Serra Talhada)

16h – Ciranda da Flor (Nazaré da Mata)

17h – Coco de Praia (Olinda)

18h – Grupo Mazuca da Quixaba (Recife)

19h – Gabi da Pele Preta (Caruaru)

20h30 – Ave Sangria (Recife)

*19/07 (sábado)*

14h – Apresentação do Instituto Conceição Moura, com percussão e dança (Belo Jardim)

15h – Bloco Obirin (Recife)

16h – Maracatu Nação Maracambuco (Olinda)

17h – Mestre Zé do Pife (São José do Egito)

18h – Coco das Estrelas (Recife)

19h – Herbert Lucena (Caruaru)

20h30 – Banda de Pau e Corda (Recife)

*20/07 (domingo)*

15h – Banda de Pífanos da Inclusão (Caruaru)

16h – Afoxé Omi Odoyá (Recife)

17h – DMeloCoco (Recife)

18h – Caboclo Mestiço (Olinda)

19h – Banda Fim de Feira (Recife) + participação especial de Onildo Almeida (Caruaru)

20h30 – Xangai (Bahia)

*25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato*

*Quando:* 09 a 20 de julho de 2025

*Onde:* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)

*Horários:*

Segunda a sexta-feira — 14h às 22h

Sábado e domingo — 10h às 22h

*Ingressos:*

Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.br, www.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings *Boa Vista* (quiosque Ticket Folia); *Plaza* (loja Crabolando); *RioMar* (quiosque Ingresso Prime) e *Tacaruna* (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da *Casa do Pará* (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da *Trois Barbearia* (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

Samuel Rosa e Paralamas do Sucesso estão confirmados no Rock Rec Festival

 

O line-up do Rock Rec Festival 2025 está ainda mais forte. Samuel Rosa, em carreira solo após décadas à frente do Skank, e os lendários Paralamas do Sucesso são os novos nomes confirmados para o festival, que será realizado no dia 13 de setembro, na área externa do Centro de Convenções.

Os dois se juntam a um time que já reúne grandes ícones do rock nacional: Titãs, Frejat, Ira!, Marcelo Falcão e Biquini. A proposta é reunir diferentes gerações em um único dia de shows, celebrando a trajetória de algumas das bandas e artistas mais importantes da música brasileira.

Além das atrações principais, o Rock Rec também valoriza a produção local. O palco Downtown Pub será dedicado exclusivamente a bandas pernambucanas, com acesso liberado para todos os setores. A iniciativa amplia a programação e reforça o compromisso do festival com a cena independente do estado, destacando a diversidade do rock feito em Pernambuco.

Com produção da Festa Cheia Produções, o festival aposta em uma estrutura de grande porte, com palcos, áreas de alimentação, bares e setores variados para garantir conforto e boa experiência ao público.

Os ingressos custam a partir de R$ 90 e estão à venda no site www.bilheteriadigital.com. Também é possível comprar presencialmente nas lojas Esposende dos shoppings RioMar e Tacaruna, ou no quiosque da Bilheteria Digital, no Shopping Recife. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento: @rockrecfestival.

Primeiro dia da 56ª Festa das Marocas celebra tradição e cultura de Belo Jardim

A 56ª Festa das Marocas, realizada pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, começou nesta sexta-feira (4). Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, a festa encerra o ciclo junino no estado. Este ano, o evento conta com cinco polos: Principal, Cultural, Tradicional, Alternativo e Maroquinhas.

Seguindo a tradição, a festa teve início com o Café da Manhã das Marocas. Com concentração no Complexo Cultural da Estação Ferroviária, o povo se reuniu às 5h da manhã e seguiu em cortejo pelas principais ruas do centro até a prefeitura, onde o café foi servido. A animação ficou por conta da Banda Contemporânea de Pífanos, dos Bacamarteiros de Santa Luzia e do Grupo Idoso Ativo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante o café, foram distribuídos mais de dois mil kits com comidas típicas de milho.

Ao longo do dia, a programação se estendeu pelos demais polos, com apresentações teatrais, homenagens, rodas de ciranda, shows de rock, forró, vaquejada e muito mais. No Polo Principal, quem comandou o palco foi o conterrâneo Jadson Matuto, seguido pela banda Arreio de Ouro. Encerrando a noite em grande estilo, o cantor Dilsinho fez sua estreia em Belo Jardim e levantou o público ao som de grandes hits como “Péssimo Negócio” e “Refém”.

“O povo de Belo Jardim espera o ano inteiro para viver a tradição da Festa das Marocas, e nós encerramos esse primeiro dia com o sentimento de dever cumprido. Parabenizo o secretário de Cultura, Filipe Vieira, e sua equipe pela organização da festa. Vamos fazer história mais uma vez”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

Confira a programação em todos os polos deste sábado (5):

*Polo Principal*

20h – Maciel Melo

22h – Banda Styllus

00h – Priscila Senna

*Polo Maroquinhas*

15h – Apresentações teatrais “Escola de Artes Integradas”

16h30 – Apresentação teatral “Histórias da Terra” (Sesc Ler Belo Jardim)

17h30 – Apresentação “Núcleo de Pesquisa em Dança”

18h – Espetáculo “De lá do mar pra cá” – Teatro para as infâncias (Sesc Ler Belo Jardim)

19h – Apresentação musical “Grupo Percussivo da Escola de Artes Integradas”

*Polo Cultural*

14h – Ciranda

16h – Mostra de Quadrilhas

19h – Quadrilhas

*Polo Alternativo*

21h – Ramon Angel

23h – Maéve

Ministro Silvio Costa Filho e senador Humberto Costa participam do mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco

Representando o Governo Federal numa ação integrada pelo país para promover a saúde pública, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa, coordenaram juntos, neste sábado (05), o mutirão da saúde, em Pernambuco, no Hospital das Clínicas.

Acompanhados do reitor da UPE, Alfredo Gomes; do coordenador de gestão da atenção hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto, Silvio e Humberto acompanharam os atendimentos de cirurgias gerais e urológicas.

O mutirão contemplou ainda consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em um esforço coordenado de todos os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh.

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. A ação foca em levar mais saúde para a população brasileira, ampliando o acesso a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

_”Tenho trabalho muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso estado. Por isso, que quero, ao lado do ministro Padilha e de todos profissionais da saúde, continuar trazer ações que possam ampliar o atendimento a saúde pública de Pernambuco”, avaliou Costa Filho._

_”Essa é uma ação estratégica. A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS. O Agora Tem Especialistas enfrenta, de forma concreta, um dos maiores desafios do SUS: a espera por procedimentos especializados”, completou o senador._

Em Pernambuco, mais de 100 pacientes foram beneficiados. No Brasil, são esperados mais de 7 mil atendimentos, 1 mil cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas neste mutirão nas 45 unidades hospitalares federais que integram a rede Ebserh no país.

O atendimento foca em serviços de Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da mulher. A Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país.

Ainda integraram o mutirão a diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes; o

superintendente Estadual do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Rosano Freire Carvalho; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Zelma Chaves Pessoa; e o ex-secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Foto: Wesley D’Almeida

Belo Jardim recebe, neste fim de semana, a Mostra Sesc de Quadrilhas

A cidade de Belo Jardim vivencia, de 4 a 8 de julho, uma das festividades regionais mais tradicionais de Pernambuco. Nesse período, será realizada a 56ª Festa das Marocas. E a programação conta com a participação do Sesc. No sábado, dia 5, o público vai conferir a Mostra Sesc de Quadrilhas, uma iniciativa conjunta com a Fequajupe (Federação das Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco). As apresentações serão no Polo Cultural da Estação, a partir das 15h, com acesso gratuito.

A Mostra terá dez quadrilhas e um batalhão de bacamarteiros. As performances terão duração de 20 minutos. Participam as quadrilhas do Grupo Girassol da Pessoa Idosa do Sesc Ler, Escola der Referência em Ensino Médio de Belo Jardim, a EREM Bento Américo, Grupo 60+ da Fundação Bitury, Escola Maria Antonieta Gomes Barros, Flô de Trapiá (Alagoinha), São João (Tacaimbó), Fenômeno Junino (Pesqueira), Brincantes do Sertão (Caruaru), Imaginário Popular (Jucati) e o Batalhão De Bacamarteiros 75 de Santa Luzia.

“A Mostra Sesc de Quadrilhas é um projeto da atividade de Artes Cênicas que acolhe grupos de quadrilha juninas do estado de Pernambuco em uma ação que envolve fruição relacionada à dança popular e aos folguedos juninos, como parte da cultura nordestina e brasileira, oferecendo ao público uma oportunidade de acessar esses bens culturais”, explica Marília Azevedo, professora de Artes do Sesc Ler Belo Jardim.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Serviço: Mostra Sesc de Quadrilhas, em Belo Jardim*

Realização Sesc PE e Fequajupe

Data: sábado, 5 de julho

Horário: a partir das 15h

Local: Polo Cultural da Estação de Belo Jardim

Entrada gratuita

Informações: (81) 3726-1576 / (81) 99805-0071 (Whatsapp)

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE anuncia novos investimentos em Garanhuns

Uma noite de anúncios de investimentos em Garanhuns. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, aproveitou a entrega da reforma e ampliação da unidade do Senac na cidade e a Noite de Queijos e Vinhos, na quinta-feira (03/07), para divulgar a construção de um mirante, que deve ser inaugurado em dezembro deste ano, e de um novo prédio com 53 apartamentos no Hotel do Sesc.

“Hoje é um dia de festa. São vários investimentos que estamos anunciando, além da inauguração da escola, que foi reformada para oferecer melhores condições aos nossos alunos. E Garanhuns merece muito mais”, destacou o presidente.

A unidade do Senac em Garanhuns recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão para a reforma e ampliação. O prédio ganhou uma nova Biblioteca, que dobrou de espaço e passou a contar com sala para estudos em grupo, computadores para pesquisa, sistema de autoatendimento e um acervo atualizado com cerca de 2.405 volumes. O empresário Guilherme Ferreira da Costa foi homenageado e seu nome será usado para identificar o espaço.

A nova Sala de Inovação também prestou homenagem ao empresário João de Barros e Silva, que foi diretor da Fecomércio PE. Para descerrar a placa de inauguração junto com o presidente Bernardo Peixoto, foi convidada a diretora da Fecomércio e conselheira do Senac, Ana Maria Caldas, viúva do empresário.

Antes da reforma, a unidade de Garanhuns possuía 776,00 m² de área construída, e, com a reestruturação e ampliação, o local passou a ter 935,83 m². Além das obras no espaço interno, a área externa também ganhou um visual mais arrojado, com uma ampla área de convivência projetada para proporcionar mais conforto e integração entre os usuários da unidade.

*Noite de Queijos e Vinhos*

Depois da solenidade de entrega da reforma e ampliação da unidade do Senac, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE recebeu cerca de 300 convidados, entre empresários e autoridades de Garanhuns, para a 22ª edição da Noite de Queijos e Vinhos, no Centro Cultural Sesc Garanhuns.

O evento já faz parte do calendário da cidade, sempre antecipando o clima festivo do Festival de Inverno, sendo um momento em que a gastronomia estimula momentos de confraternização e negócios.

Na ocasião, Bernardo Peixoto agradeceu o apoio dos diretores da Fecomércio e dos conselheiros do Sesc e Senac. “Estamos avançando muito nesta gestão e realizando vários investimentos que melhoram a qualidade de vida da população. E, sem vocês, nada disso seria possível”, disse.

O prefeito, Sivaldo Albino, agradeceu os investimentos do Sistema Fecomércio, enaltecendo como eles contribuem para o desenvolvimento do município. “Eu entendo que uma cidade como Garanhuns possui vários caminhos para buscar crescimento e desenvolvimento. Sempre defendi que o município merece ser um local mais justo, mais próspero, mais igualitário, com mais oportunidades e mais desenvolvido. O caminho para isso é o turismo, é o polo educacional”, destacou.

Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025

Durante o primeiro semestre de 2025, Pernambuco teve uma queda de 11% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Este é o segundo menor resultado deste tipo de crime de toda a série histórica, quando comparado com os primeiros seis meses dos anos anteriores. O registro de roubos apresentou redução de 6,3%, sendo o menor resultado do primeiro semestre em toda a série histórica. Os dados demonstram o avanço do planejamento das forças operacionais por meio do Juntos pela Segurança.

“O Governo de Pernambuco tem priorizado a segurança pública desde o primeiro momento. As reduções consecutivas na violência no Estado demonstram a capacidade de trabalho das nossas polícias. Através do Juntos pela Segurança, estamos fazendo investimentos para equipar nossas polícias e, muito em breve, teremos mais de 7 mil novos profissionais da segurança pública nas ruas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), os primeiros seis meses deste ano registraram 16.102 Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo a menor quantidade de toda a série histórica. Desde 2023, os números estão abaixo das 20 mil ocorrências. Foram 17.187 em 2024 e 18.548 em 2023. Quando comparados os períodos de 2024 e 2025, a redução é de 6,3%.

Da mesma forma, este semestre apresentou o segundo menor resultado nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) com 1.619 registros, perdendo apenas para o ano de 2013 (1.599). Quando comparado com 2024, que contabilizou 1.837 mortes violentas, a redução é de 11,8% nesse tipo de crime.

“Os resultados refletem uma política pública consistente, implementada com o programa Juntos pela Segurança. Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico que prioriza integração, inteligência e ações focadas na preservação de vidas”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

As regiões Metropolitana, Agreste e Zona da Mata também apresentaram os menores números de MVIs de toda a série histórica, com 473, 344 e 250 registros, respectivamente. Ainda no recorte de mortes violentas, vale destacar que o segundo trimestre deste ano foi o melhor de toda a série histórica, com o menor número de registros, 763.

A produtividade das forças de segurança do Estado também merece destaque no primeiro semestre de 2025. Foram presos em flagrante 15.175 suspeitos; cumpridos 4.900 mandados de prisão; e apreendidas 2.559 armas. “Além dos avanços nos indicadores, nosso foco permanece no fortalecimento do planejamento operacional. Reunimos todas as regiões para avaliar os dados do semestre e alinhar as ações que vão guiar o trabalho no segundo semestre de 2025”, explicou a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

Os indicadores foram apresentados durante a reunião de monitoramento dos dados criminais, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com a presença de representantes das polícias Civil e Militar de todas as regiões. A reunião marcou a consolidação do balanço do semestre e definiu as prioridades operacionais para o segundo semestre de 2025.