Polo Instrumental Maestro Rildo Hora é destaque no São João de Caruaru

O São João de Caruaru ganhou ainda mais encanto com a abertura do Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora, localizado no alto do Monte Bom Jesus, um dos pontos turísticos mais simbólicos da cidade. Com atmosfera acolhedora, riqueza sonora e um cenário que respira história, o polo iniciou suas atividades na sexta-feira (20), celebrando a diversidade da música instrumental e da cultura nordestina com grandes artistas no topo do Monte Bom Jesus.

A estreia contou com apresentações memoráveis do Trio Elian do Acordeon, Orquestra Sanfônica, Dinho Nascimento, Marco Sales Ferraz – Violão Mágico e do Trio Quartinha, marcando o início de uma temporada de shows que segue até o dia de São João, 24 de junho.

Além do tradicional forró, o público pode curtir gêneros como jazz, blues, samba, rock e chorinho, em um ambiente contemplativo e familiar. O polo também oferece infraestrutura completa, com parquinho infantil, barracas de tapioca, mirante, estacionamento, a histórica Igreja de Santa Luzia e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

*Transporte gratuito ao topo*

Para garantir o acesso seguro e confortável ao polo Maestro Rildo Hora, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte gratuito, com vans saindo da Rua Sergipe (Bairro Centenário), a partir das 16h. A descida também é assegurada.

*Programação imperdível*

*Sábado (21)*

14h – Dos 8 aos 120 Baixos

15h – Roberto Lima: Nosso Jazz

16h45 – Vimana

19h – Sexteto Rildo Hora

20h45 – Isabela Moraes

*Domingo (22)*

14h – Duart

15h – Domingos Accioly

16h45 – Banda Forró de Cavaco

19h – Lara Couto

20h45 – Øs

*Segunda (23)*

14h – Uptown Blues Band

15h30 – Som de Preto

17h15 – De Zé Calixto a Dominguinhos

19h – Gabi da Pele Preta

20h45 – Grupo de Chorinho Cambucá

*Terça (24)*

14h – Dendê Delas

15h40 – O Som de Caruaru

17h15 – Rosy Aguilar

19h – Chris Mendes

20h45 – Dama do Rei

Estação Ferroviária celebrou 70 anos de carreira, história e tradição do Patrimônio Vivo João do Pife

Nessa sexta-feira (20), os forrozeiros que visitaram a Estação Ferroviária participaram de uma noite muito especial em homenagem ao Patrimônio Vivo de Caruaru, o mestre João do Pife, além de ser o aniversário de 83 anos, foi celebrado também os 70 anos de carreira, história e tradição.

O cortejo contou com aproximadamente 1 mil pessoas, divididas em bandas de pífanos, batalhões de bacamarteiros, quadrilhas, grupos de dança e capoeira, além do boi Tira Teima. “Estou muito feliz com esse momento, hoje minha comemoração é dupla: nascimento e tempo de artista. Esse cortejo é de amigos que valorizam a cultura de nossa cidade, muito obrigado”, comentou bastante emocionado o doutor João do Pife.

A animação na Estação Ferroviária ficou por conta dos Trios Pé Serra, que colocaram o público para dançar. Quem passou pelo ponto turístico, além de admirar a linda decoração e as apresentações culturais, pôde dançar o autêntico forró pé de serra. O charmoso Polo Juarez Santiago iniciou a festa com o Trio Os Três que Gosto, na sequência foi a vez dos trios Pedrinho do Acordeon, Preto do Leite e Raízes do Forró.

O palco das rimas e poesias, o Polo do Repente Lídio Cavalcanti, recebeu grande público para a apresentação dos declamadores Luciano Dionísio e Val Tabosa, os repentistas João Lídio e Raulino Silva, além dos shows de Nika Macedo e Banda Vitalinos. Já no Polo dos Pífanos Sebastião Biano se apresentaram as bandas de Pífanos de Bezerros, Santa Luiza e Salve Jorge. “Vim visitar a vila cenográfica, a gente fica revivendo aqui grandes momentos e belíssimas festas que aconteceram em Caruaru. Existe a réplica do trem, as bandas de pífanos e quadrilhas, viajo no tempo assistindo tudo que acontece aqui na Estação Ferroviária”, disse emocionada a caruaruense Cida Mendes.

A noite do sextou ainda contou com muito forró no Polo Camarão, com os show de Carlinhos Pompom, Roberto Cruz, Kaka Kantarelli, Banda de Pífanos Zé do Estado e Bruguelo e Banda Matutos do Forró. No Polo do Bacamarte, o pipoco da emoção ficou com a responsabilidade dos batalhões 33, São João, 333 e 56. “Sou de Manaus, estou hospedada em Porto de Galinhas, vim conhecer Caruaru e próximo ano vou me organizar para passar mais dias, amei a recepção da cidade e da festa junina”, comentou a psicóloga Andréia Amorim.

*Segue a programação deste sábado (21)*

*Polo Infantil – 16h*

Turma da Kika

Oficina de Circo

*Polo Camarão 14h*

Intervenção LGBTQIAPN+: Rosberg Adonay

*Polo Camarão 18h30*

Forrozão Pé de Molek

Seu Januário

Família Salustiano

Banda Pingo D’água

*Polo Juarez Santiago 19h*

Trio Elian do Acordeon

Trio Remelexo

Trio Respeita Januário

Trio Santa Rosa

*Polo dos Pífanos 19h*

Banda de Pífanos Vitoriano Jovem

Banda de Pífanos Princesa do Agreste

Banda de Pífanos Arrasta Pife

*Polo Bacamarteiro 19h*

Batalhão 74

Batalhão 20

Batalhão 95

Batalhão 07

*Polo do Repente 18h*

Costa Júnior e Forró Dimensão

Esquete teatral: Tortura de um coração

Declamador: Jenérson Alves

Emboladores de Coco: Barra Mansa e Curió de Bela Rosa

Repentistas: Helânio Moreira e Severino Feitosa

Show: Bita Dantas

Show: Sanfoneiro João Filho

DJ Astley

Rodrigo Pinheiro reúne ministros e parlamentares no São João e mostra força política em Caruaru

Na noite dessa sexta-feira (20), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, demonstrou força política ao reunir importantes lideranças do cenário nacional e estadual durante os festejos do São João. O encontro contou com a presença dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), além de parlamentares que atuam em Brasília e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Estiveram em Caruaru os deputados federais Fernando Monteiro, Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Eriberto Medeiros, além dos deputados estaduais Abimael Santos e Joãozinho Tenório. A presença de representantes de diferentes níveis de governo mostra o reconhecimento da gestão municipal e o alinhamento institucional que Rodrigo Pinheiro tem construído, com foco em parcerias que impulsionem o desenvolvimento da cidade.

“É uma alegria receber todos que vêm prestigiar o maior e melhor São João do mundo. Uma festa linda, feita com muito trabalho, que movimenta nossa economia e enche a cidade de orgulho. Com parcerias como essas, Caruaru só tem a ganhar ainda mais”, afirmou Rodrigo Pinheiro.

Em comemoração aos 65 anos da CDL Recife, governadora Raquel Lyra destaca crescimento econômico do Estado

“Pernambuco é terra de mascates, o comércio sempre foi um serviço muito forte na nossa região. Apesar de todas as adversidades, nosso setor de serviço e de comércio cresce, acompanhando aquilo que vem acontecendo no nosso estado ao longo dos últimos tempos”, afirmou a governadora Raquel Lyra, ao participar, nesta quinta-feira (19), da celebração dos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. O evento, que aconteceu em um hotel no Recife, marcou as mais de seis décadas de atuação da entidade como referência na defesa e no fortalecimento do comércio da capital e do Estado.

A chefe do Executivo destacou as iniciativas do Governo do Estado para dinamizar a economia estadual. “Temos buscado fazer a nossa parte garantindo a recuperação do centro histórico do Recife, com equipamentos como o Cinema São Luiz, o Liceu de Artes de Ofício, que será uma escola técnica, o Palácio Frei Caneca, na Cruz Cabugá, que virará três edifícios residenciais sociais. Estamos buscando fortalecer os investimentos aqui no Recife e em Pernambuco, e o resultado do PIB em 2024 demonstrou um caminho de crescimento”, complementou a gestora.

A CDL Recife envolve mais de 8 mil estabelecimentos. O presidente da entidade, Fred Leal, destacou a importância histórica da CDL e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Os 65 anos chegam com muita representatividade. Nós trabalhamos com o lojista, que é o nosso principal foco. Agradecemos as parcerias do Governo do Estado, principalmente a Polícia Militar, por meio da segurança, parceiro em todos os momentos”, afirmou o presidente Fred Leal, que entregou um quadro à governadora em celebração aos 65 anos da entidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o Governo de Pernambuco investe em estratégias de parceria com o setor privado. “Estamos mudando o ambiente de negócio em Pernambuco, mudando o regramento, mudando o diálogo com o setor privado. O Governo do Estado abriu vários canais de escuta para que a gente pudesse alterar o regramento tanto fiscal quanto de licenciamento, de tudo que a gente pode fazer para melhorar a forma de fazer negócio”, frisou o secretário, acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

*INVESTIMENTOS ESTADUAIS* – O Governo de Pernambuco tem promovido um novo ciclo de desenvolvimento econômico no estado. Apenas em 2024, foram investidos mais de R$ 2,8 bilhões, impulsionando um crescimento de 4,7% no PIB — o maior dos últimos 15 anos.

Caruaru Shopping realiza o Arrasta-pé da Boa Idade com muito forró e animação

O Caruaru Shopping estará realizando, no dia 20 de junho, o Arrasta-pé da Boa Idade. A festa, preparada com muito carinho para celebrar a época junina, acontecerá na nova Praça de Eventos, a partir das 15h.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, o Arrasta-pé reunirá idosos de cidades vizinhas ao som de trio pé de serra e quadrilha junina.

“Vamos fortalecer os laços comunitários e valorizar a cultura popular nordestina. Todos estão convidados a participar dessa festa repleta de tradição, alegria e muito forró!”, convidou Walace Carvalho, lembrando que o evento é gratuito.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Festival Rock Azulado promove última noite de apresentações

As três bandas que se apresentaram nessa quinta (19), na última noite de shows do Festival Rock Azulado, carregaram consigo uma grande responsabilidade: fazer shows à altura do evento, que busca evidenciar o cenário musical do rock caruaruense. E, claro, superar as apresentações anteriores – em busca do título.

O que não é necessariamente simples, considerando a qualidade apresentada pelas bandas participantes. Visão Noturna levou para o palco do Polo Azulão um repertório com muitas músicas autorais e alguns sucessos do rock nacional. O que, de acordo com o vocalista Luciano Santos, é uma das marcas do grupo que existe há duas décadas.

“O Festival [Rock Azulado] foi uma oportunidade muito grande, tanto para bandas como a nossa, com 20 anos de carreira, como também para as que estão com pouco tempo de formação. É um espaço que a gente não tinha em Caruaru. Então, trouxemos um mix de músicas autorais, algumas lançadas e outras que ainda serão”, destacou o vocalista da Visão Noturna, Luciano Santos.

Quem deu continuidade à sequência de apresentações foi a banda Rolê Alternativo. O grupo levou para o palco grande sucessos do rock nacional, consagrados por nomes como Pitty e O Rappa e que agitaram o público presente na noite fria da quinta-feira – a última das três dedicadas para as apresentações.

E o heavy metal da banda Dreameld também invadiu o palco do Polo Azulão. Esse foi o primeiro show dos seis anos de carreira do grupo no polo multicultural do São João de Caruaru, com a responsabilidade de encerrar essa edição do festival. A banda, liderada pelo vocalista Anderson Häns, acabou o show sob aplausos do público.

A noite ainda reservou espaço para a apresentação da cantora Nanny Mello. Ela levou para o palco um repertório regado ao empoderamento e à força feminina, explorando ora a delicadeza, ora a intensidade de vocais elétricos em sintonia a melodias marcantes. Resultado: o público permaneceu no Azulão até o show acabar.

*HOMENAGEM AO PRÓPRIO ROCK -* O presidente vitalício do Motoclube Leões do Norte, Sérgio Pires, idealizador do Caruaru Moto Fest (evento o qual também organizou por 16 anos) foi homenageado pela Fundação de Cultura de Caruaru, no palco do Polo Azulão, por toda a contribuição ao cenário musical do rock caruaruense.

“É muito gratificante receber uma homenagem, ainda mais da Fundação de Cultura de Caruaru e no Polo Azulão. Nós, do Motoclube Leão do Norte, estamos entre os idealizadores do que hoje é o Polo Azulão. Caruaru é uma cidade multicultural. E o rock and roll se firmou na nossa cidade”, destacou Sérgio Pires, pouco depois da homenagem.

*E OS SHOWS DESTA SEXTA? -* Os shows no Polo Azulão continuam nesta sexta (20), a partir das 20h, com uma mistura de ritmos. Ritmos caribenhos estarão presentes na programação, com a banda Los Cubanos, que voltará ao palco multicultural do São João de Caruaru. A noite também será marcada por muito brega, com Carla Alves e Roginho.

*AGENDA:*

*SEXTA (20)*

Los Cubanos – 20h

Carla Alves – 22h

Roginho – 0h

Casa Rosa recebe programação especial para a semana do São João

Os dias mais animados de junho estão prestes a começar — e o Mercado Cultural Casa Rosa, no coração da Feira de Caruaru, será palco de uma explosão de forró, tradição e alegria! De 20 a 24 de junho, o espaço mais charmoso do Parque 18 de Maio recebe o ápice do Maior e Melhor São João do Mundo com uma programação imperdível!

Prepare-se para muito forró, xote e os ritmos que embalam o Nordeste, com artistas da terra que prometem colocar todo mundo pra dançar! A festa começa sempre ao meio-dia, mas a Casa Rosa abre as portas às 11h com entrada gratuita.

Além dos shows, o público poderá aproveitar quiosques com petiscos, guloseimas e bebidas variadas. Para os pequenos, o Espaço Kids garante diversão com recreadores e delícias especiais para a criançada.

*Confira as atrações:*

*Sexta (20):*

12h – Paula Santana

14h – Barthô e Banda

16h – Derso Luiz e Banda

*Sábado (21):*

12h – Trio Os Vitalinos

14h – Edilene Lyra

16h – Lula Viegas

*Domingo (22):*

12h – Leonora Moreno

14h – Elias Guinho

16h – Banda Topázil

*Segunda (23):*

12h – Trio Forró da Gota

14h – Casca e Nó

16h – Jailson Rosset

*Terça (24):*

12h – Léo Domingos

14h – Gilsinho Costa

16h – Fábio Duarte

Noite católica reúne milhares de fiéis no Pátio de Eventos na volta do feriado de Corpus Christi em Caruaru

A quinta-feira, 19 de junho, data em que os católicos celebram o dia de Corpus Christi, foi marcada por um Pátio de Eventos lotado de fiéis. Em um momento de fé e adoração, milhares de cristãos católicos lotaram o maior polo do São João de Caruaru para assistirem aos shows de Eliana Ribeiro e Anjos de Resgate.

Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo”, é a celebração da institucionalização da Eucaristia, uma data muito importante para os católicos e que voltou a ser feriado em Caruaru neste ano, a partir de um projeto de lei do prefeito Rodrigo Pinheiro.

“O feriado de Corpus Christi já não acontecia em Caruaru há mais de 20 anos. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e agora temos o feriado de volta. É um dia de consagração para a comunidade católica, que tem essa devoção. E eu, como católico também, fico muito feliz”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

O bispo diocesano de Caruaru, dom José Ruy, explicou que, para toda a Igreja, a quinta-feira de Corpus Christi é uma renovação da quinta-feira Santa. “Mas vem com o acréscimo de que, publicamente, nós reconhecemos a presença real de Cristo na Eucaristia”, explicou.

No Pátio, a primeira atração da noite foi a cantora Eliana Ribeiro: “Além desta festa cultural, nesta data, também queremos celebrar Jesus Cristo. Esta é uma grande oportunidade de proclamá-Lo como o nosso Senhor”. Durante o show, ela deu seu testemunho de vida, emocionando o público, e falou às pessoas sobre a importância de entregar a vida a Deus.

A noite católica encerrou com a banda Anjos de Resgate, que falou sobre o desafio da missão de evangelizar por meio da música. “É uma vocação, porque viver na estrada, ficar longe da família é algo que precisa da vocação. E nós amamos essa missão”, ressaltaram os integrantes da banda.

Casa do Cinema é destaque no São João de Caruaru

Instalada na Estação Ferroviária, a Casa do Cinema surge como uma experiência coletiva de valorização do cinema independente, com foco em produções locais e regionais, oficinas formativas e ações voltadas à memória, identidade e criatividade popular.

A Casa do Cinema é mais um passo no fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual em Caruaru, conectando arte, tradição e acesso democrático à cultura. Este é um projeto piloto, resultado da articulação entre a Fundação de Cultura de Caruaru (FCC) e o Conselho Municipal de Política Cultural, por meio do Setorial de Audiovisual e Produção Cultural.

A programação reúne exibições de curtas-metragens, oficinas e mostras especiais. Confira a programação da Casa do Cinema neste fim de semana, a partir das 19h.

*Sexta-feira (20)*

A arte que muda vidas;

Severino Biu & Tonha de Cora;

Documentário Mulheres por Mulheres;

Açude.

*Sábado (21)*

Açude;

Zé dos Bonecos;

Fermento;

Folia de vírus.

*Domingo (22)*

O Alto dos Mouras das Loucuras dos Mestres do Barro;

Açude;

Flor do Barro.

Polo Infantil terá mágica, circo, contação de histórias e apresentações de teatro

A criançada forrozeira tem um espaço de diversão garantido no São João de Caruaru. O Polo Infantil, que funciona na Estação Ferroviária, tem uma programação especial nos próximos dias, com muita música, mágica, circo, contação de histórias e apresentações de teatro, sempre a partir das 16h.

Neste sábado (21), a turma da Kika e a Oficina de Circo prometem animar as crianças e os pais em um passeio com grandes sucessos infantis em ritmo de forró, além de ensinar truques de mágica à garotada.

No domingo (22), o palco será ocupado pela Trupe Histórias e Contos, que mistura música, teatro e literatura. O espetáculo atrai a atenção dos pequenos utilizando elementos lúdicos que fascinam os espectadores. Na Véspera de São João, 23 de junho, a criançada estará de olhos bem atentos no mágico Hugo Henrik, que promete encantar a todos com truques de cartas, pássaros e tecidos.

Já na terça-feira (24), dia de São João, a festa será com o cantor e compositor Tony Maciel, que estará apresentando um repertório mais que especial, com músicas quem marcaram várias gerações, e promete animar e emocionar as famílias que estarão visitando o Polo Infantil.