Paulista registra 242,09 mm de chuvas em 48 horas e mantém ações de resposta e acolhimento

A Prefeitura do Paulista segue mobilizada para atender as demandas provocadas pelas chuvas intensas que atingem o município. Nas últimas 48 horas, o volume acumulado chegou a 242,09 mm, mantendo o cenário de atenção em diversas áreas da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 60 ocorrências, das quais 40 já foram atendidas pelas equipes. Entre as ações realizadas pelas equipes estão 8 colocações de lonas em áreas de risco realizadas durante a madrugada, além de 5 atendimentos por quedas de árvores e 3 resgates de animais.

No âmbito social, o município contabiliza 20 pessoas desalojadas, que estão temporariamente em casas de parentes ou amigos, e 45 pessoas desabrigadas, organizadas em 20 famílias. Essas famílias estão sendo acolhidas no abrigo estruturado pela Prefeitura, no Clube Municipal do Paulista, onde recebem alimentação, suporte social e acompanhamento das equipes.

A gestão municipal mantém equipes em campo atuando de forma integrada, com monitoramento constante das áreas de risco, atendimento às ocorrências e ações preventivas para reduzir danos e proteger a população.

A Prefeitura do Paulista orienta que, durante o período de chuvas, a população evite áreas de encostas, barreiras e locais com histórico de alagamento. Em caso de sinais de risco, como rachaduras em imóveis, inclinação de árvores ou postes e aumento do nível da água, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil. Moradores que precisarem sair de suas residências podem ser encaminhados, por meio da Defesa Civil, para o abrigo no Clube Municipal do Paulista.

Serviços e contatos:

Defesa Civil: 153
WhatsApp Defesa Civil: (81) 99784-0270
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Plataforma Monitora Paulista: monitora.paulista.pe.gov.br

Semobi e DER intensificam ações nas rodovias para garantir segurança durante chuvas

Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), segue com equipes em campo realizando o monitoramento contínuo das rodovias estaduais e federais sob sua circunscrição, em decorrência das chuvas registradas no Estado.

Durante este sábado, na BR-232, no município de Vitória de Santo Antão, foi identificada uma erosão ao lado da pista. Após vistoria técnica, constatou-se que o problema foi ocasionado pelo entupimento de uma tubulação de drenagem pertencente a uma empresa privada.

A empresa já foi notificada e informou que está adotando as providências necessárias para execução dos reparos e normalização da situação.

Em outro trecho da BR-232, foi registrado o deslizamento de uma rocha, que permanece no acostamento da rodovia. Equipes do DER-PE atuam na remoção do material. Não há necessidade de interdição da via no momento, porém o tráfego segue sendo orientado no local para garantir a segurança dos condutores.

Adicionalmente, no km 67 da BR-232, no município de Gravatá, no sentido Recife–Interior, equipes do DER-PE realizam o reforço da sinalização de segurança após desmoronamento de rochas que obstruíram parcialmente o acostamento da rodovia.

O DER-PE destaca que os demais trechos da BR-232 permanecem livres, com tráfego fluindo normalmente.

A Semobi e o DER-PE reforçam que seguem em alerta, com equipes mobilizadas para atender prontamente quaisquer ocorrências e g

Chuva causa interdição em rua do bairro do Salgado

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura de Caruaru informa que, por conta das chuvas das últimas horas, um trecho da Rua Cônego Júlio Cabral, no bairro Universitário, na altura da ponte próxima ao posto de combustíveis, necessitou de interdição para reparos.

A gestão municipal já acionou a empresa privada responsável e a COMPESA para que os reparos sejam iniciados imediatamente, buscando conter os transtornos e restabelecer a normalidade no local o mais rápido possível.

Equipes da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) também foram acionadas para realizar a interdição da área e organizar os desvios no trânsito.

Os condutores que chegarem à altura da intervenção (pelas Avenidas Brasil e Portugal) no sentido subúrbio/centro deverão acessar a Avenida Suécia e depois entrar à esquerda na Avenida Amazonas para seguir o trajeto habitual da via.

Já os condutores que estiverem no sentido centro/subúrbio, via Rua Tupy, deverão retornar no acesso próximo ao posto de combustíveis.

A AMC reforça que os condutores redobrem a atenção e que, logo após todas as medidas de segurança tomadas e a conclusão dos reparos, o trânsito retornará ao fluxo normal.

Elifas Júnior e Josildo Sá contagiam público com shows eletrizantes no São João na Roça de Cachoeira Seca, em Caruaru

O clima do Maior e Melhor São João do Mundo tomou conta de Cachoeira Seca, na zona rural de Caruaru, nesta quinta-feira (30). O São João na Roça levou ao público uma programação com nomes marcantes da música regional, que mantêm viva a identidade nordestina.

Logo no começo da noite, o público já entrou no clima junino com as apresentações itinerantes do Batalhão de Bacamarteiros 56 e da Quadrilha Brincantes do Sertão. No palco, o Forró Vumbora abriu a programação musical, seguido por Josildo Sá, que colocou todo mundo para dançar ao som do autêntico forró pé de serra.

Encerrando a programação, Elifas Jr. garantiu a energia até o fim, animando o público com um repertório contagiante. Moradora de Cachoeira Seca, Janne Firmino comemorou a oportunidade de ver de perto um artista que admira. “Eu amo Elifas Jr., já fui pra show dele em várias cidades e, agora, poder ver aqui, praticamente na porta de casa, foi bom demais”, contou.

Em encontro com Defesa Civil Nacional, governadora Raquel Lyra confirma reunião com prefeitos

Dando continuidade às ações do Governo de Pernambuco em consequências das chuvas que atingem o estado, a governadora Raquel Lyra comandou, neste sábado (02), mais uma reunião de acompanhamento da situação, ao lado de secretários estaduais, representantes de órgãos do Governo de Pernambuco e do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão. O monitoramento hoje teve início no começo da manhã coordenado pela vice-governadora Priscila Krause.

Durante o encontro, em conjunto com a Defesa Civil Nacional, a gestora anunciou que o Governo de Pernambuco realizará, ainda na tarde deste sábado, uma reunião virtual com os prefeitos dos municípios atingidos. O objetivo é fazer um levantamento detalhado dos danos causados pelas chuvas, fortalecer a assistência humanitária às famílias afetadas e acelerar a execução de ações emergenciais realizadas pelo Estado.

O Corpo de Bombeiros fez o resgate de 525 pessoas. Cinco mortes foram registradas. Neste sábado foi confirmada a morte de uma criança de um ano e seis meses, resgatada do desabamento de barreira em Dois Unidos, Zona Norte do Recife. A governadora expressou sua solidariedade às famílias das vítimas. “Como mãe, mulher, cidadã e governadora, manifesto minha solidariedade às famílias das cinco vítimas fatais das fortes chuvas de ontem, na Região Metropolitana. Que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

INVESTIMENTOS – “Estamos fazendo ações conjuntas com as prefeituras desde ontem e nosso governo está nos territórios trabalhando. Os investimentos são permanentes: estruturamos a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Hoje são 26 botes de salvamento, quando no passado eram quatro. Em três anos, o Governo de Pernambuco ampliou investimento em obras de encostas de R$ 1 milhão para R$ 444 milhões”, completou a governadora.

“Estamos aqui para auxiliar o Governo de Pernambuco e os municípios atingidos. Vamos identificar os danos, alinhar e orientar os pleitos que forem necessários juntamente com a Defesa Civil Nacional. Vamos manter aqui a nossa equipe o tempo que for necessário, para auxiliar no que for preciso”, disse Paulo Falcão.

Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam

29.04.2026 - Oruam, mãe e irmão são alvo de operação contra lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. Foto: Oruam/Instagram
© oruam/Instagram

Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça o traficante Márcio Santos Nepumuceno, o Marcinho VP, sua mulher, Marcia Gama Nepomuceno, o filho Mauro Nepomuceno, o Oruam, e mais nove pessoas.

Eles vão responder por crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra os denunciados esta semana.

A 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada descreve a atuação do grupo no lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas em comunidades cariocas.
Também demonstra que Marcinho VP ainda exerce influência hierárquica na facção criminosa Comando Vermelho, mesmo estando preso há mais de 20 anos. Ele está no presídio federal de segurança máxima em Campo Grande (MS).

De acordo com a denúncia, a gestora financeira do grupo é Marcia Nepomuceno. As investigações apontam que ela recebia regularmente dinheiro em espécie de outros traficantes do Comando Vermelho. Para ocultar o patrimônio, Marcia Nepomuceno adquiriu e administrava estabelecimentos comerciais, imóveis e fazendas.

O Ministério Público ressalta que Oruam era beneficiário direto, uma vez que recebia dinheiro ilícito e usava a carreira musical para camuflar a origem do dinheiro obtido nas atividades criminosas da organização.

A denúncia estruturou a organização criminosa em quatro núcleos:

  • o de liderança encarcerada (Marcinho VP), que exerce controle direto sobre a movimentação de recursos e toma decisões estratégicas;
  • o núcleo familiar (Marcia e Oruam), responsável por intermediar a execução das ordens e a gestão de ativos;
  • o núcleo de suporte operacional, que presta suporte à lavagem de dinheiro e atua para camuflar o cresceimento patrimonial;
  • e o núcleo de liderança operacional, atuante nas comunidades na execução das práticas criminosas, como tráfico de drogas, sendo responsáveis por receber valores dessas atividades e repassar parte ao núcleo familiar.

Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça

Rio de Janeiro (RJ), 05/10/2025 – Candidatos chegam ao local de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Os aprovados para o cargo de analista técnico-administrativo da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem manifestar a preferência pelo local de lotação até as 23 horas e 59 minutos da próxima terça-feira (5), no horário de Brasília.

Esta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o edital de convocação de mais de mil candidatos no Diário Oficial da União.

O participante também foi convocado por e-mail no endereço eletrônico informado ao se inscrever no certame.

A pasta explica que a manifestação da preferência pelo local de trabalho se aplica somente aos candidatos convocados para o cargo de analista técnico-administrativo do CNU 2025. O procedimento não se estende aos demais cargos do concurso público realizado em outubro e dezembro do ano passado.

O candidato não é obrigado a preencher a lista de preferência de município. Se não o fizer, o Ministério da Gestão definirá a lotação, conforme interesse da administração pública federal.

Manifestação de preferência

A manifestação de preferência do local de exercício do serviço público deve ser feita pelo candidato nomeado exclusivamente no site SouGov.br do poder Executivo Federal ou por meio do aplicativo SouGov.br. O acesso deve ser feito com login e senha da conta da plataforma Gov.br, do governo federal.

Durante a manifestação de preferência no sistema, os candidatos poderão indicar suas opções de local de exercício entre as localidades disponíveis, em ordem de preferência.

O edital estabelece que a escolha feita será considerada como manifestação formal de aceitação, inclusive quando envolver cidades fora das capitais. Saiba mais aqui.

Prioridades na manifestação

Os servidores convocados poderão ser lotados em até 36 órgãos federais, com presença em diversas regiões do país, incluindo capitais e outros municípios considerados estratégicos.

Na distribuição dos candidatos, o MGI estabeleceu regras com base nos seguintes critérios de prioridade:

  • aprovados em vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD), independentemente da modalidade de concorrência em que tenham sido classificadas;
  • respeito à ordem de classificação no concurso público;
  • alternância entre listas de ampla concorrência e vagas reservadas, conforme previsto na legislação do processo seletivo.

Distribuição nacional

A definição final do local de exercício considera tanto as preferências indicadas pelos candidatos convocados quanto as demandas apresentadas pelos órgãos públicos, incluindo Brasília, capitais e outros municípios estratégicos.

A administração federal considera três fatores para organizar e decidir a lotação de cada candidato aprovado:

  • disponibilidade de vagas existentes nos órgãos públicos de cada localidade;
  • interesse dos candidatos;
  • ordem de classificação no certame.

O edital também estabelece que, nos casos de nomeação para Brasília ou capitais dos estados, não haverá possibilidade de recusa da vaga. Nessas situações, a não aceitação será considerada desistência, conforme a legislação aplicável.

Mas, para localidades fora de Brasília e das capitais, a administração não poderá designar o candidato para município que não tenha sido previamente escolhido por ele. Na prática, a medida assegura que a pessoa não trabalhará em um lugar que não tenha indicado, se esse for fora de Brasília e de capitais.

Carreira transversal

O cargo de analista técnico-administrativo, do bloco temático número 5 do CNU 2025, integra a carreira de analista técnico do poder Executivo (ATE), criada recentemente pelo MGI.

Essa carreira tem caráter transversal, o que permite a atuação profissional em diferentes órgãos da administração pública federal, de acordo com as necessidades institucionais.

O objetivo é fortalecer a atuação técnica do Estado brasileiro.

Tempestades em PE deixam quatro mortos e mais de mil desalojados

Brasília (DF), 02/05/2026 - O Governo do Estado segue atuando sem pausa nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem boa parte de Pernambuco.
Foto: Defesa Civil-PE

Quatro pessoas morreram em decorrência das tempestades que atingem o estado de Pernambuco. De acordo com o governo do estado, uma mulher e o filho, de 6 anos, foram soterrados na região metropolitana do Recife. Em Olinda, uma mãe e seu bebê também vieram a óbito em um deslizamento de barreira.

Até o momento, a Defesa Civil de Pernambuco registra um total de 422 pessoas desabrigadas e 1.068 pessoas desalojadas. Além disso, 342 vítimas foram resgatadas.

O órgão também informa que tem oferecido serviços emergenciais e já entregou materiais de ajuda humanitária: 150 colchões, 300 lençóis e 38 kits de limpeza, ao município de Goiana.

Brasília (DF), 02/05/2026 - O Governo do Estado segue atuando sem pausa nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem boa parte de Pernambuco.
Foto: Defesa Civil-PE
No total, 342 vítimas foram resgatadas em Pernambuco Defesa Civil-PE

O governo federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), já reconheceu a situação de emergência e mobilizou equipes da Defesa Civil Nacional para dar suporte técnico à região atingidas pelos temporais.

A pasta informou que, além de Pernambuco, o governo vai apoiar o estado da Paraíba, que também tem sofrido com os temporais nas últimas 48 horas.

Como agir

Em períodos de chuva forte, os órgãos de defesa civil orientam a evitar áreas de risco como encostas, barreiras, margens de rios ou locais com histórico de deslizamentos. Assim como regiões alagadas, que não devem ser atravessadas a pé ou de carro.

Em situações de risco, deve-se procurar abrigo seguro fora das áreas comprometidas ou buscar abrigo indicado pela Defesa Civil do município.

Durante as tempestades com relâmpagos, áreas abertas devem ser evitadas.

A população também pode solicitar ajuda por meio dos seguintes telefones úteis:

  • Defesa Civil: 199
  • Bombeiro Militar: 193
  • SAMU: 192
  • Polícia Militar: 190
  • Alertas

O cidadão pode se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil local, sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco.

Por meio do WhatsApp (61) 2034-4611 ou pelo link, o acesso ao serviço é gratuito e ocorre imediatamente, após o cadastro do telefone. Em seguida, é preciso interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. O usuário poderá compartilhar a localização atual para receber as mensagens direcionadas à região.

As informações podem ajudar tomar decisões com antecedência.

Regiões Nordeste e Sul têm alertas de temporais e ventos intensos

Fachada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Brasília.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de grau laranja, neste sábado (2), que sinalizam perigo devido às chuvas intensas para áreas de riscos nos seguintes estados:

  • Ceará: regiões Norte, Noroeste, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e Sertões cearenses;
  • Maranhão: regiões Leste, Norte e Oeste maranhense;
  • Paraíba: regiões Agreste Paraibano, Mata Paraibana e Borborema;
  • Pernambuco: regiões Metropolitana de Recife, da Mata Pernambucana e Agreste pernambucano;
  • Piauí: região Norte piauiense;
  • Rio Grande do Norte: regiões Oeste, Central, Leste e Agreste potiguar;
  • Rio Grande do Sul: regiões Serrana, Nordeste, Noroeste rio-grandense;
  • Santa Catarina: Vale do Itajaí e regiões Serrana, Oeste e Norte catarinense;
  • Paraná: regiões Serrana, Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro-Sul paranaense.

aviso para as áreas afetadas do Nordeste é valido para todo o sábado e indica chuvas que podem atingir 100 milímetros (mm) por dia, com ventos intensos – de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

Já o alerta para os estados da região Sul teve início às 10h deste sábado e tem vigência de 24 horas.

Ventos costeiros

terceiro aviso laranja deste sábado está relacionado a ventos costeiros na Região Sul e no estado de São Paulo (litoral Sul).

No Rio Grande do Sul, o alerta abrange as regiões Noroeste, Nordeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental rio-grandense e região metropolitana de Porto Alegre.

 

Em Santa Catarina, atenção para os moradores das regiões Norte e Sul do estado, além do Vale do Itajaí. Por fim, no Paraná, a área de atenção é a região metropolitana da capital, Curitiba.

Este alerta de ventos costeiros para os estados da região Sul teve início às 10h de hoje e terminará em 24 horas.

Previsão do tempo

Para o fim de semana, o Inmet prevê temporais na Região Sul do Brasil; chuvas intensas no Norte e Nordeste; e tempo seco no Centro-Oeste.

No Sul, a atuação de uma frente fria provoca temporais com ventos fortes e possibilidade de granizo até este sábado, no Rio Grande do Sul.

No domingo (3), com o avanço da frente fria, é prevista a entrada de uma massa de ar seco pelo Rio Grande do Sul, diminuindo as temperaturas mínimas para valores entre 0 e 4 graus Celsius (°C).

A partir de amanhã, as chuvas intensas avançam em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os acumulados de chuvas podem chegar a 60mm por dia e, pontualmente, podem ultrapassar os 100mm no Rio Grande do Sul.

A umidade relativa mínima do ar deverá ficar em torno de 35% na região.

Nas regiões Norte e Nordeste do país, ainda há previsão de chuvas intensas. São previstos acumulados expressivos, em torno de 70 mm/dia, principalmente entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco e entre os estados do Amapá e Pará.

Para hoje, há previsão de volumes expressivos de chuvas no litoral da Paraíba, que avançará para o interior do estado, com destaque para as cidades de Campina Grande, Sapé e Areia, com volumes que podem alcançar até 80 mm/dia.

O governador da Paraíba, já decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas no estado.

No restante do litoral do Nordeste, a previsão é de chuvas fracas, que não devem acumular 10 mm.

Para o fim de semana, nas áreas centrais do Brasil, o que inclui as regiões Centro-Oeste e Sudeste, não há previsão de chuva ao longo dos próximos dias, diz o Inmet.

São esperadas baixa umidade relativa do ar – variando entre 30% e 40% no período vespertino – e altas temperaturas. As máximas podem chegar 34°C e 36°C, especialmente nos estados do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Temporal no RS deixa desalojados e provoca danos em 19 cidades

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul da tarde de sexta-feira (1º) à madrugada deste sábado (2) provocaram uma série de transtornos em ao menos 19 municípios, com alagamentos, bloqueios de rodovias, quedas de árvores e centenas de pessoas desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o cenário ainda exige atenção devido ao risco de deslizamentos em diversas regiões.

A situação mais grave foi registrada em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, onde o volume de chuva chegou a 324 milímetros em apenas sete horas. O impacto foi imediato, com 225 residências foram atingidas por alagamentos e 512 pessoas desalojadas, buscando abrigo com familiares e amigos.

As autoridades investigam duas mortes que podem estar relacionadas ao temporal. Uma delas envolve um homem de 24 anos, que teria sido atingido por uma descarga elétrica em Canguçu.

O outro caso é o de uma mulher de 25 anos, atingida pela queda de um eucalipto na zona rural de Bom Retiro do Sul.

Há também busca por três pescadores desaparecidos na região de Pelotas.

Apesar da gravidade, não houve necessidade de disponibilizar abrigos públicos até o momento. Equipes da Defesa Civil foram enviadas ao município para avaliar a possibilidade de decretação de situação de emergência.

Principais números do temporal:

19 municípios afetados em diferentes regiões do estado;
Mais de 500 desalojados, principalmente em Rosário do Sul;
Até 324 mm de chuva em poucas horas;
225 casas alagadas em uma única cidade;
Rajadas de vento acima de 80 km/h em alguns municípios.
Outras cidades também registraram impactos significativos. Pelo menos três cidades, São Gabriel, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, registraram mais de 200 mm de chuva.

Em São Gabriel, 21 famílias deixaram as casas. Houve alagamentos em Santa Maria, Uruguaiana, Encruzilhada do Sul e Alegrete. Em Nova Palma e Júlio de Castilhos, houve registro de granizo.

Na capital Porto Alegre, o volume de chuva superou 100 mm em 24 horas em bairros como Guarujá e Lami. A Defesa Civil municipal contabilizou ao menos 14 ocorrências, incluindo alagamentos em vias, danos em telhados e a queda de uma árvore sobre uma residência no bairro Vila Nova. Não houve registro de feridos.

Rodovias afetadas
O temporal também comprometeu a mobilidade em rodovias estaduais e federais. A RS-348 foi totalmente bloqueada entre Faxinal do Soturno e Ivorá, após a elevação do Arroio Guarda-Mor destruir um desvio provisório.

Em outro trecho da mesma rodovia, entre Faxinal do Soturno e Dona Francisca, o asfalto cedeu, exigindo operação de trânsito em sistema de pare e siga.

Já a BR-290 chegou a ser completamente interditada no km 353, entre Vila Nova do Sul e São Gabriel, devido à elevação do Arroio Bossoroca. O trecho foi liberado durante a madrugada deste sábado.

Alertas e riscos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul mantém alerta para risco moderado de deslizamentos, especialmente em áreas de encosta. Em Caxias do Sul, Muçum, Parobé e Três Coroas, o aviso se estende até a madrugada de domingo (3).

Na sexta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho de “grande perigo” para tempestades em quase todo o estado, com previsão de chuvas superiores a 100 mm por dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo.

O órgão alerta para risco elevado de alagamentos, danos estruturais, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Orientações à população
Diante da continuidade do risco climático, autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas ou de encosta, desligue aparelhos elétricos em caso de instabilidade e busque abrigo seguro durante tempestades.

Em situações de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Embora a chuva tenha perdido intensidade na manhã deste sábado, a previsão indica possibilidade de novos temporais isolados ao longo do fim de semana, mantendo o estado em alerta.