Polo Caruaru funciona em horário normal neste feriado de Tiradentes

Nesta terça, feriado nacional de Tiradentes (21), o Polo Caruaru estará aberto para atender o público da região. O centro de compras funcionará em horário integral, das 9h às 18h, oferecendo uma alternativa completa para quem deseja aproveitar a folga para fazer compras ou resolver pendências.

Com um mix de mais de 180 lojas de diversos segmentos, incluindo roupas, calçados, acessórios e brinquedos. Para o conforto dos visitantes, o centro de compras oferece ainda praça de alimentação diversificada e opções de lazer como a Arena Polo: um ponto de troca de figurinhas da Copa do Mundo, brinquedos infláveis, carrinho e triciclos elétricos para garantir a diversão da garotada, no feriado.

Serviço: Polo Caruaru vai funcionar durante o feriado de Tiradentes
Data: 21 de abril
Hora: 9h às 18h 9h às 18h

Lula diz que África do Sul não pode ser vetada do G20

20.04.2026 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Declaração conjunta à imprensa. Palácio de Herrenhause, Alemanha.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (20) a ameaça de veto, pelo governo dos Estados Unidos (EUA), à participação da África do Sul no G20, grupo das maiores economias do planeta mais a União Europeia (UE).

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que não convidaria o líder sul-africano, Cyril Ramaphosa, para o próximo encontro do G20, que ocorrerá em novembro, nos EUA, que este ano preside o fórum. Desde o ano passado, Trump promove falsas acusações contra o governo da África do Sul a respeito de uma lei sobre reforma agrária aprovada pelo país e chegou a determinar recentemente o fim de ajuda financeira ao país.

“Eu disse ao Ramaphosa [presidente da África do Sul], esta semana, que os Estados Unidos não têm o direito de proibir um membro fundador do G20 de participar do bloco. Eu disse ao Ramaphosa que ele deve comparecer ao G20. Ele não pode deixar de ir porque o Trump disse para ele não ir. Vamos lá ver o que vai acontecer, se vão deixar ele entrar ou não.”, afirmou Lula.

Em entrevista em Hannover, na Alemanha, após se reunir com o chanceler Friedrich Merz, o presidente disse que se fosse Ramaphosa, iria ao G20 não como convidado, mas como membro fundador”. Lula está em viagem oficial à Europa, onde já passou pela Espanha e, após a visita à Alemanha, irá a Portugal antes de retornar a Brasília.

Ao ser questionado por jornalistas, Lula reforçou que as acusações de Trump sobre um “genocídio branco” no país africano são inverídicas, e que ele não tem o direito nem o poder de vetar a participação de um país do G20, o que fragilizaria o grupo.

“Se vai tirar a África do Sul hoje, daqui a pouco vão tirar a Alemanha, depois vão tirar o Brasil. Se a gente não se juntar, dar as mãos, eles vão tirando um por um. Aqui não é o Conselho da Paz [criado e controlado por Donald Trump, presidente dos EUA].

Lula lembrou que o G20 é um fórum multilateral, que participou da criação dele, por ocasião da crise econômica de 2008. “Uma crise nascida no coração dos EUA. Aquilo foi criado para resolver problemas econômicas. Os 20 membros fundadores têm o direito de participar”, disse.

Cuba confirma encontro em Havana com delegação dos EUA

Solar panels are installed on the roof of a building housing the Board of Trustees of the House of the Hebrew Community of Cuba, as Cubans grapple with an ongoing energy crisis exacerbated by fuel shortages, Havana, Cuba February 19, 2026. REUTERS/Norlys Perez

Em declarações ao jornal Granma, Alejandro García, diretor-geral adjunto do Ministério das Relações Exteriores de Cuba para os Estados Unidos, confirmou nesta segunda-feira (20) o recente encontro em Havana, capital da ilha, entre delegações da nação caribenha e dos Estados Unidos.

Durante a sessão de trabalho, os diplomatas cubanos deram prioridade máxima à exigência de que a Casa Branca suspenda o embargo energético imposto ao país .

O diplomata especificou que o lado americano era composto por secretários-adjuntos do Departamento de Estado , enquanto do lado cubano participavam “no nível de vice-ministro das Relações Exteriores “.

Durante a conversa, que García del Toro descreveu como respeitosa e profissional, ficou esclarecido que “nenhuma das partes estabeleceu prazos ou fez declarações coercitivas, como foi mencionado pela mídia americana”.

O representante oficial enfatizou que essas reuniões são conduzidas com discrição devido à sensibilidade dos temas abordados na agenda bilateral.

A principal prioridade da delegação cubana nesta reunião foi a exigência do levantamento do embargo energético imposto ao país.

“Eliminar o bloqueio energético contra o país era uma prioridade máxima para nossa delegação. Esse ato de coerção econômica é uma punição injustificada para toda a população cubana. É também uma forma de chantagem em escala global contra Estados soberanos, que têm todo o direito de exportar combustível para Cuba, de acordo com os princípios do livre comércio”, enfatizou.

Bloqueio
Desde 29 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou o bloqueio de longa data contra Cuba com uma ordem executiva que declara estado de emergência nacional, considerando a maior das Antilhas uma ameaça incomum e extraordinária à segurança dos EUA.

Essa medida dá carta branca a Washington para sancionar países que tentam fornecer petróleo a Cuba direta ou indiretamente, resultando em escassez de combustível que afeta o cotidiano da população cubana.

O governo cubano reiterou sua disposição de dialogar com as autoridades dos Estados Unidos, mantendo uma postura aberta à comunicação, desde que as trocas sejam conduzidas com base no respeito e não na interferência.

Diálogo
Nessa mesma linha, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, em entrevista recente ao veículo de comunicação americano Newsweek, afirmou que é possível dialogar com os Estados Unidos para chegar a acordos em áreas como ciência, migração, combate ao narcotráfico, meio ambiente, comércio, educação, cultura e esportes.

Ele enfatizou que o diálogo deve sempre ocorrer “em termos de igualdade ” e com pleno respeito à soberania, ao sistema político, à autodeterminação e ao direito internacional.

Mais tarde, em entrevista ao programa Meet the Press da NBC News, o chefe de Estado enfatizou: “Podemos negociar, mas à mesa, sem pressão ou tentativas de intervenção dos EUA.”

EUA pedem saída de “funcionário brasileiro” por manipular imigração

Agente do ICE em aeroporto de Nova York
 27 de março de 2026   REUTERS/Shannon Stapleton
O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (20) que pediu a saída de um “funcionário brasileiro” do território dos Estados Unidos. Embora a postagem não cite nomes, o texto indica que se trata de um delegado da Polícia Federal envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.

A manifestação foi publicada na rede social X. Na mensagem, o órgão norte-americano afirmou que o servidor teria tentado contornar mecanismos formais de cooperação jurídica.

“Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição e estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos. Hoje, pedimos que o funcionário brasileiro envolvido deixe o nosso país por tentar fazer isso”, afirmou o escritório na postagem.

Até o momento, a Polícia Federal e o Itamaraty não divulgaram posicionamento oficial detalhado sobre o pedido feito pelo governo norte-americano.

Ramagem foi solto na última quarta-feira (15) após ficar dois dias preso na Flórida.

Foragido
O ex-deputado Alexandre Ramagem foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Ramagem a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista.

Após a condenação, ele perdeu o mandato e fugiu do país para evitar o cumprimento da pena e passou a residir nos Estados Unidos.

Em dezembro de 2025, o ministro Alexandre de Moraes determinou o envio de pedido formal de extradição de Ramagem aos Estados Unidos, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em abril, a Polícia Federal informou que a prisão de Ramagem pelo serviço de imigração norte-americano ocorreu como resultado de cooperação policial internacional entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo a corporação, o ex-deputado foi detido na cidade de Orlando e é considerado foragido da Justiça brasileira após condenação por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de direito.

Plataforma do BB reduz em 72% perda de comida em escolas públicas

Prefeitura de Goiânia/Merenda escolar

Uma plataforma digital criada pelo Banco do Brasil (BB) está ajudando prefeituras a reduzir o desperdício de alimentos em escolas públicas. Chamada de BB Alimentação Escolar, a solução usa tecnologia para melhorar o planejamento e o controle da merenda oferecida a estudantes da rede pública.

Desenvolvida em parceria com a Lemobs, empresa que integra o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plataforma reúne informações sobre consumo, aceitação das refeições e desperdício. Com base nesses dados, gestores conseguem ajustar cardápios, quantidades e compras, evitando excessos e melhorando a qualidade da alimentação.

O sistema também traz painéis de acompanhamento e ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, tornando a gestão mais eficiente e transparente.

Resultados iniciais

Os primeiros testes foram feitos em 15 municípios. Em Belém, onde a solução começou em cinco escolas, os resultados apareceram em poucos meses:

  • 72% menos desperdício de alimentos;
  • 7 toneladas de comida preservadas;
  • cerca de 25 mil refeições aproveitadas;
  • economia de aproximadamente R$ 200 mil;
  • redução de 10 toneladas de emissão de carbono;
  • 2,4 mil alunos beneficiados;
  • 88% de aprovação das refeições.
  • Impacto nas contas públicas

O planejamento mais preciso evita compras desnecessárias e reduz perdas, gerando economia. Dessa forma, os recursos públicos são utilizados de forma mais eficiente.

A expectativa é que, se adotada em toda a rede de ensino de Belém, a ferramenta possa evitar o desperdício de cerca de 220 toneladas de alimentos por ano e gerar economia superior a R$ 1,2 milhão, beneficiando milhares de estudantes.

Expansão e importância

A solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra o potencial de expansão para diferentes regiões do país.

Alinhada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, a iniciativa busca melhorar a qualidade da merenda, reduzir desperdícios e fortalecer a gestão pública, combinando tecnologia, economia e impacto social positivo.

Lemobs

A Lemobs é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve soluções digitais para ajudar governos, principalmente prefeituras, a melhorar a gestão pública. A empresa faz parte do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Criada com foco em desenvolver tecnologias para “cidades inteligentes”, a empresa atua para modernizar administrações locais, desde a coleta de lixo até a alimentação escolar.

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

O Tribunal do Júri de Planaltina condenou cinco réus denunciados pelo assassinato de dez pessoas da mesma família, no caso que ficou conhecido como “a maior chacina da história do Distrito Federal”. A decisão foi proferida na noite de sábado (18).

Os crimes ocorreram entre o final de dezembro de 2022 e meados de janeiro de 2023.

Conforme nota do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o conselho de sentença do tribunal do júri, formado por sete jurados sorteados, condenou os réus por homicídios qualificados, roubo, ocultação e destruição de cadáveres, sequestro, fraude processual, associação criminosa e corrupção de menor.

Os crimes foram motivados pela posse de uma chácara na região administrativa do Paranoá, à época avaliada em R$ 2 milhões. Os criminosos acreditavam que com a eliminação das vítimas poderiam assumir a propriedade e revendê-la.

Vítimas

Entre as vítimas estão a cabeleireira Elizamar Silva, de 39 anos; seu marido, Thiago Gabriel Belchior, de 30 anos; e os filhos do casal, Rafael da Silva, de 6 anos; Rafaela da Silva, também de 6 anos; e Gabriel da Silva, de 7 anos.

Além deles, foram assassinados Marcos Antônio Lopes de Oliveira, de 54 anos, pai de Thiago e sogro de Elizamar; Renata Juliene Belchior, de 52 anos, mãe de Thiago e sogra de Elizamar; e Gabriela Belchior, de 25 anos, irmã de Thiago e cunhada de Elizamar.

Também foram mortas Cláudia Regina Marques de Oliveira, de 54 anos, ex-mulher de Marcos Antônio; e Ana Beatriz Marques de Oliveira, 19 anos, filha de Cláudia e Marcos Antônio.

Penas dos réus

As condenações somam mais de 1.200 anos. Veja detalhes abaixo:

  • Gideon Batista de Menezes: condenado a 397 anos, oito meses e quatro dias de reclusão, além de um ano e cinco meses de detenção anterior ao julgamento. Crimes: extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e extorsão mediante sequestro qualificada pelo resultado morte, corrupção de menores, ocultação de cadáver, homicídio qualificado, cárcere privado, constrangimento ilegal, associação criminosa armada e roubo majorado.
  • Carlomam dos Santos Nogueira: sentenciado por 351 anos, um mês e quatro dias de reclusão, além de 11 meses de detenção. Crimes: extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e extorsão mediante sequestro qualificada pelo resultado morte, corrupção de menores, ocultação de cadáver, homicídio qualificado, cárcere privado, constrangimento ilegal, associação criminosa armada e roubo majorado.
  • Horácio Carlos Ferreira Barbosa: pena atribuída por 300 anos, seis meses e dois dias de reclusão, além de um ano de detenção. Crimes: extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e extorsão mediante sequestro qualificada pelo resultado morte, corrupção de menores, ocultação de cadáver, homicídio qualificado, cárcere privado, constrangimento ilegal, associação criminosa armada, roubo majorado e fraude processual.
  • Fabrício Silva Canhedo: condenado a 202 anos, seis meses e 28 dias de reclusão, além de um ano de detenção. Crimes: extorsão qualificada, corrupção de menores, ocultação e destruição de cadáver, homicídio qualificado, cárcere privado, constrangimento ilegal, associação criminosa armada, roubo majorado e fraude processual.
  • Carlos Henrique Alves da Silva: sentenciado por dois anos de reclusão pelo crime de cárcere privado. O único dos réus que deverá cumprir a pena em semiaberto – mesmo na condição de preso pode trabalhar ou estudar fora da unidade prisional, mediante autorização do juiz, sendo obrigado ao retorno à unidade de noite e a permanência em finais de semana e feriados.

Segundo nota do TJDFT, o juiz Taciano Vogado Rodrigues Junior, que presidiu o caso, disse aos familiares que “a Justiça entregou, nos limites constitucionais do processo penal, a resposta que lhe cabia, sem ignorar a dimensão irreparável da dor vivida pelas famílias.”

O julgamento dos cinco réus durou seis dias e teve a participação de 18 testemunhas. Os réus condenados e presos têm o direito de recorrer da sentença.

Hospedagens têm até amanhã para adotar check-in digital

Brasília - DF - 19/04/2026 - Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com o Ministério do Turismo. Foto: Foto: Roberto Castro/MTur

Estabelecimentos de hospedagem – hotéis, pousadas, hostels e outros – têm até esta segunda-feira (20) para aderi à Ficha Nacional de Hóspedes (FNRH) Digital, conhecido como check-in digital.

O novo modelo foi implementado gradativamente pelo Ministério do Turismo desde novembro de 2025 e elimina o uso de formulários em papel no processo de check-in, pretende agilizar a recepção de viajantes e reduzir os custos operacionais das empresas do ramo.

Segundo o governo federal, a utilização do formulário digital será obrigatória.

“A FNRH Digital permite que o turista realize o preenchimento antecipado e automático de dados por meio do sistema gov.br. O registro pode ser finalizado em segundos, a partir de um QR Code do hotel, de um link compartilhado ou de um dispositivo oferecido pelo estabelecimento”, destaca o Ministério do Turismo, em nota.

No caso de estrangeiros, a nova FNRH Digital não exigirá a necessidade de uma conta gov.br. Para menores de 18 anos de idade ou de pessoas incapazes, brasileiros ou estrangeiros, o registro será associado à FNRH do responsável legal.

Segundo o governo, o sistema está previsto na nova Lei Geral do Turismo (2025) e cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“O Ministério do Turismo reforça que a adesão à plataforma requer adaptações por parte de hotéis e pousadas, independentemente de utilizarem sistemas de gestão próprios. A fim de auxiliar na preparação, o órgão organizou várias ações de orientação, como a publicação de um vídeo com as etapas do processo”, destacou a pasta.

As orientações do ministério podem ser vistas aqui.

São João na Roça agita Sítio Juá em mais uma noite do Maior São João do Mundo com muito arrasta-pé

Seguindo o ritmo do Maior São João do Mundo, o São João na Roça chegou ao Sítio Juá, na zona rural de Caruaru, neste sábado (18). O evento reuniu moradores da comunidade e turistas em um ambiente de celebração e valorização das raízes nordestinas.

A animação começou com as apresentações do Batalhão de Bacamarteiros 25, da Banda de Pífano Cultural e do Trio Namorados da Lua. Em seguida, o forró tomou conta com a Banda Aquárius e o cantor Alex Junior, que não deixou ninguém parado.

A noite também reuniu forrozeiros de diferentes cidades. “Essa já é a terceira vez que venho pro São João na Roça com a família só neste ano. Hoje viemos em cinco pessoas, mas quero trazer ainda mais gente nas próximas. A ideia é fazer um roteiro passando também pela Casa Rosa”, contou a jornalista Rafaela Barros, que veio de Recife.

A programação do São João na Roça continua no próximo fim de semana, com chegada a Gonçalves Ferreira e Terra Vermelha.

AGENDA ATIVA: Débora Almeida vistoria novo IML de Garanhuns e reforça cobrança por rapidez na entrega

Mantendo uma agenda ativa e estratégica de fiscalização das obras estruturadoras do Governo de Pernambuco, a deputada estadual Débora Almeida (PSD), segue acompanhando de perto investimentos essenciais para o desenvolvimento do estado. Após vistoriar trechos da Adutora do Agreste, rodovias em recuperação, além de creches e unidades de saúde em construção nessa região, a parlamentar esteve, na manhã do último sábado (18), em Garanhuns, verificando o andamento das obras do novo Complexo da Polícia Científica (CPC).

A iniciativa, que contempla a instalação do IML e do Instituto de Criminalística (IC), representa um investimento de cerca de R$ 5 milhões e se consolida como um importante reforço para a segurança pública do Agreste Meridional. Situado na PE-177, nas proximidades da 5ª CIRETRAN, o equipamento está sendo estruturado para oferecer serviços modernos e especializados, com recursos tecnológicos voltados à necropsia e aos laboratórios de balística e biologia forense.

Durante a agenda, Débora Almeida acompanhou de forma detalhada o estágio das obras e manteve diálogo direto com os órgãos estaduais responsáveis, cobrando maior agilidade na execução do projeto, reafirmando seu compromisso com a entrega de ações concretas à população. Após a visita, a parlamentar — que consolida sua trajetória rumo à reeleição — registrou a fiscalização em vídeo e divulgou em suas redes sociais, destacando os avanços e a importância do equipamento para Garanhuns e toda a região.

Sertão e Agreste de Pernambuco recebem R$ 82,2 milhões para modernização de aeroportos regionais

O Sertão e o Agreste pernambucanos iniciam uma nova fase na conectividade aérea. Neste final de semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, realizou visitas técnicas aos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns para reafirmar e detalhar junto aos prefeitos os investimentos de modernização desses terminais. Ao todo, as três unidades receberão um aporte de R$ 82,2 milhões para melhorias em pistas, pátios e terminais de passageiros.

A iniciativa é viabilizada pelo programa federal AmpliAR, que integrou esses ativos ao contrato de concessão da GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em Araripina, onde o investimento será de R$ 19,6 milhões, o foco é o fortalecimento do polo gesseiro. O prefeito Evilásio Mateus (PDT) destacou o impacto da medida: “Este aeroporto é o sonho de uma gestão moderna para Araripina. Para nós, que temos uma gestão voltada para o crescimento, a modernização chega para resgatar a esperança e somar muito com esse projeto”, afirmou.

Já em Serra Talhada, cidade estratégica para o Sertão do Pajeú, o aporte previsto é de R$ 40,5 milhões para adequar o terminal ao recebimento de aeronaves de maior porte. Para a prefeita Márcia Conrado (PT), o ganho é regional. “A gente vai melhorar a forma de atender todas as pessoas que vêm para toda a região. Quando a gente encurta distâncias, a gente aumenta desenvolvimento e oportunidades. É isso que o aeroporto tem sido aqui”, celebrou a gestora.

No Agreste, o Aeroporto de Garanhuns contará com R$ 22,1 milhões para elevar os padrões de segurança e eficiência. O prefeito Sivaldo Albino (PSB) pontuou que o investimento abre portas para novos negócios: “Agora, vamos conseguir dar a oportunidade para grandes empreendimentos e trazer mais eventos. Vamos poder realmente avançar mais no crescimento e progresso da cidade e do Agreste”.

O ministro Tomé Franca reforçou que a interiorização do desenvolvimento é a prioridade da atual política de aviação tocada pelo governo do presidente Lula. “A aviação regional é fundamental para o turismo, a economia e o desenvolvimento da nação. Estamos levando mais infraestrutura para cidades estratégicas. Aeroportos modernos e bem geridos alavancam não só uma cidade: são vetores de desenvolvimento econômico e social para regiões importantes como o Sertão e o Agreste pernambucanos”, declarou Franca.

O que é o programa AmpliAR

O Programa de Investimento Privado em Aeroportos Regionais (AmpliAR) é uma estratégia inovadora do Ministério de Portos e Aeroportos para superar o déficit histórico de investimentos em terminais de cidades do interior do país. O modelo consiste em vincular aeroportos regionais a contratos de concessão de grandes hubs já consolidados.

Os aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns foram arrematados na primeira rodada do programa, em leilão ocorrido em novembro do ano passado. Ao serem incorporados à gestão da GRU Airport, esses terminais garantem escala e eficiência operacional, assegurando que o padrão de serviço de grandes aeroportos internacionais chegue às cidades pernambucanas, facilitando o escoamento da produção, a abertura de novos negócios e o acesso a destinos turísticos.