No domingo de Carnaval, governadora Raquel Lyra acompanha de perto a alegria e tradição dos papangus de Bezerros

Seguindo a agenda pelos principais polos de folia do estado, a governadora Raquel Lyra acompanhou, neste domingo (15), o carnaval dos papangus, no município de Bezerros, no Agreste Central. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, da anfitriã Lucielle Laurentino, secretários estaduais, deputados e prefeitos da região, a chefe do Executivo foi recebida com alegria pelos foliões que acompanhavam o desfile de papangus, tradição que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Acompanhando todo o trajeto do Bloco dos Papangus, a gestora percorreu as ruas da cidade até chegar ao palco, em frente à prefeitura de Bezerros. “Estamos celebrando o Carnaval de Pernambuco em cada recanto do nosso Estado. Hoje, estou muito feliz em estar aqui ao lado da prefeita Lucielle. O Governo do Estado está presente com a segurança pública, além de contratações artísticas e culturais. Essa é a nossa forma de contemplar, respeitar e perpetuar a força das nossas tradições. Hotéis e restaurantes lotados, tudo isso movimenta a nossa economia e permite que o nosso povo possa ser feliz no seu chão”, ressaltou Raquel Lyra.

Com o tema “História, Movimento e Encanto”, a edição deste ano do carnaval da cidade homenageia a professora e arte-educadora bezerrense Mileide Santos, profissional fundadora do Grupo Cultural Folcpopular. As festividades têm o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, celebrou o primeiro carnaval sem o rodízio de água no município. “Estamos muito felizes. Todo o período carnavalesco era uma angústia. Passamos mais de quatro décadas sem receber água no Carnaval, mas agora a Adutora do Agreste chegou. Podemos celebrar a folia dos papangus com água na torneira. Estamos realizados com as ações que o Governo de Pernambuco tem realizado no município”, frisou a gestora.

Tradicionalmente, o Carnaval do Papangu reúne mais de 500 atrações artísticas e culturais e mais de 50 troças e blocos carnavalescos que saem pelas ruas e avenidas da cidade. A secretaria de Cultura, Cacau de Paula, destacou a importância da folia. “É uma alegria muito grande a gente ver o carnaval tomar as ruas de Bezerros. Os papangus fazem parte da tradição pernambucana. Temos aqui a presença do palco Pernambuco Meu País, consolidando ainda mais a cultura do interior pernambucano”, afirmou a titular da pasta.

Os festejos movimentam aproximadamente R$ 20 milhões na economia local e regional e atraem, todos os anos, mais de 550 mil foliões. “A gente tem Carnaval do Litoral ao Sertão em diversos polos com identidades diferentes, que mostram toda a cultura, a diversidade cultural do nosso Estado”, comentou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Na segurança, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, garante até a próxima quarta-feira (18), quase 2 mil homens e mulheres que atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação.

AEROPORTO DE CARUARU – Antes de chegar ao município de Bezerros, a governadora Raquel Lyra anunciou a assinatura do contrato para a reforma e ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Estão previstas diversas melhorias de infraestrutura a partir do investimento de R$ 96 milhões.

“O aeroporto de Caruaru é uma das obras que a governadora Raquel Lyra se comprometeu a tirar do papel. Um equipamento importante para o desenvolvimento de toda a região do Agreste, como o Polo de Confecções, por exemplo”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Acompanharam a governadora os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Ana Maraíza (Administração), Eduardo Vieira (Gabinete), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Hercílio Mamede (Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Medeiros; o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Ivanildo Torres. Também compareceram os deputados estaduais Joãozinho Tenório, João Paulo e Joaquim Lira; o deputado federal Mendonça Filho; assim como os prefeitos Fátima Borba (Côrtes), Padre Joselito (Gravatá), Juliana de Chaparral (Casinhas) e Chaparral (Surubim); além de vereadores e lideranças locais.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Polo Praias do Carnaval da Gente 2026 constrói relação com as famílias de Jaboatão

A programação do Carnaval 2026 no Polo Candeias, neste sábado de Zé Pereira, foi dedicada ao frevo. A festa começou com a apresentação especial de um dos homenageados do Jaboatão dos Guararapes no Carnaval de 2026, o Bloco Lírico Flabelo de Amor, que evoluiu mostrando a beleza das canções dos carnavais do passado. Muitas famílias estavam nas areias da praia para acompanhar as apresentações.

Quem abriu os shows foi a Banda Praêra com Jeanny Cris, que desfilou um repertório bem alegre para o público. Na sequência, subiu ao palco o também artista da terra Walace Sales, apresentando uma grande celebração ao frevo e ao Carnaval na totalidade

E quem não deixou as famílias na orla de Candeias perderem o ritmo foi a pernambucana Cristina Amaral. A artista apresentou uma série de canções de Carnaval para agitar geral. Já se encaminhando para o encerramento, entre as muitas canções de sucesso, Cristina fez uma interação com o público, convidando alguns jovens que estavam acompanhando o show para subirem ao palco e dançarem ao som de Frevo Mulher, uma das mais clássicas da festa de Momo em Pernambuco.

Fechando o palco do Polo Praias, o cantor Geraldinho Lins animou os foliões com a sua irreverência. “Viva o Carnaval de Jaboatão e parabéns por esta estrutura para que a população possa desfrutar da festa aqui. Para aqueles que não me conhecem, sou Geraldonho Lins e há 30 anos toco essa mistura entre o frevo e o forró. Só agradecer a oportunidade que a Prefeitura nos dá de tocar aqui e parabenizar esse festival do Pernambuco Meu País”, falou o artista.

Marcando presença no Polo Praias, o prefeito Mano Medeiros falou sobre o evento, realizado pela primeira vez no Carnaval em Candeias. “Estamos estruturando um novo destino para que a população aqui nas áreas próximas também tenha a possibilidade de brincar e se divertir em uma festa segura e organizada e fortalecer a economia local. Muitas famílias vêm para cá porque se sentem mais confortáveis com uma área aberta bem localizada na nossa praia e que já se mostrou um ponto de muita animação nas viradas de ano”, disse o gestor.

Como gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do Jaboatão, Andréa Medeiros lembrou a natureza inclusiva e as muitas ações mobilizadas pela gestão municipal. “Em todos os polos, priorizamos o cuidado com a população. Aqueles que têm alguma necessidade podem brincar com conforto no espaço acessibilidade. Também estamos com a Assistência Social identificando as crianças, para que as famílias brinquem com mais tranquilidade, e equipes de saúde orientando sobre infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros serviços. As cooperativas de coleta seletiva também estão trabalhando, para preservar o meio ambiente e dar destino adequado ao material descartado”, detalhou Andréa Medeiros.

Entre as que aproveitaram o espaço acessível estava Lúcia Soares, acompanhada do filho autista Pedro Lucas, de 7 anos. “Ele ama Carnaval e toca nos batuques que eu faço parte e é ele que pede pra vim brincar. Poder ficar num espaço assim com toda a tranquilidade e seguro para que ele possa se divertir e pular é ótimo”, disse a mãe.

Segunda noite do Pernambuco Meu País no Carnaval é marcada por estreia de novo projeto de Carlinhos de Jesus

Além do espetáculo “Frevo a Dois”, o sábado reuniu atrações de cultura popular, pop e rock tradicional pernambucano no jardim do Cais do Sertão

O palco do Festival Pernambuco Meu País foi cenário, neste sábado (14), da estreia do espetáculo Frevo a Dois, proposta que amplia as possibilidades de dança de um dos maiores patrimônios culturais do Estado. Idealizado pela bailarina e produtora cultural Andrea Carvalho, com participação do coreógrafo e bailarino Carlinhos de Jesus, o trabalho promove o encontro entre a energia do frevo e a condução da dança de salão, unindo tradição e contemporaneidade em cena.

“Sempre me questionei por que o frevo, tão presente no final de toda festa, não podia ser dançado a dois. O que a gente propõe é uma forma a mais de dançá-lo, sem alterar sua essência e com a nomenclatura do frevo cem por cento consagrada e preservada”, explica Andrea. A artista destaca que o espetáculo não modifica a base histórica do ritmo, mas incorpora a condução do cavaleiro e da dama como mais uma possibilidade de vivência da dança.
Para ela, estrear no festival representa um marco. “Ter o suporte do Governo do Estado, por meio de editais e de um palco como o Festival Pernambuco Meu País, é fundamental para que artistas pernambucanos possam criar, experimentar e apresentar seus trabalhos”, afirma, agradecendo à governadora Raquel Lyra pela oportunidade.

Carlinhos de Jesus também reforçou o significado simbólico de lançar o espetáculo em Pernambuco, estado que marcou sua trajetória artística. “Pernambuco ocupa um lugar muito importante na minha história. Foi aqui que vivi momentos fundamentais da minha formação artística e do meu entendimento sobre a dança brasileira”, destacou o coreógrafo, celebrando o apoio institucional que possibilitou a realização do projeto.

Noite marcada por diversidade cultural — O sábado de Zé Pereira no Festival Pernambuco Meu País também foi marcado pela presença de expressões tradicionais da cultura pernambucana. O público acompanhou as apresentações do Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro, do Afoxé Tela Oko Ara Ejibó e do Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, que levaram ao palco a força das manifestações populares e suas trajetórias ligadas à identidade cultural do Estado.

Na sequência, Briê apresentou ao público o álbum Insana, trabalho que evidencia sua arte multifacetada ao unir música, dança e performance em um show de forte presença cênica. A apresentação contou com a participação de Siba Puri, que transitou por sonoridades que misturam reggae e mangue beat, incorporando ainda referências do brega funk recifense.

Encerrando o dia, a Ave Sangria levou ao palco um show marcado pela experimentação e o rock psicodélico do Udigrudi pernambucano. Banda que fez história nos anos 70 no Recife continua atraindo um público jovem e promoveu nesta noite um verdadeiro encontro de gerações em torno da música. No repertório, clássicos como Dois Navegantes, Seu Waldir e Hei Man.

A diretora de Cultura da Fundarpe, Carla Pereira, destacou a diversidade cultural do Festival. “Esse palco é da cultura popular e representa a força da nossa ancestralidade. O Carnaval está só começando e tem muita coisa ainda para viver aqui”, ressaltou a gestora. 

Sobre o Pernambuco Meu País
Promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o evento consolida-se como uma política pública de valorização cultural e desenvolvimento regional.

Com edições no Carnaval, no Verão e no Inverno, o projeto leva programação gratuita e de grande porte a diferentes municípios do Estado, descentralizando ações culturais e ampliando o acesso da população a shows e manifestações artísticas.

Presente em cidades do Litoral ao Sertão, o festival fortalece a cadeia produtiva da cultura, movimenta setores como turismo, comércio e serviços e reafirma seu papel como motor de geração de renda, emprego e transformação social em Pernambuco.

Sábado animado por diversidade de ritmos no Carnaval do Jaboatão

O segundo dia do Carnaval da Gente 2026 transformou Jaboatão dos Guararapes em um grande palco de cores, ritmos e celebração da diversidade cultural. Neste sábado (14), a festa, que conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio do projeto Pernambuco Meu País, reuniu foliões nos polos Jaboatão Centro, Candeias, Curados e Itinerantes, com programação pensada para todas as idades.

No Polo Jaboatão Centro, a mistura de maracatu, reggae, brega, axé e frevo garantiu uma noite vibrante. O público acompanhou apresentações de Kelps Pankadão e MC Leozinho, que levou os foliões ao delírio com sucessos que marcaram época. O reggae também marcou presença com shows das bandas Tribo de Jah e Maneva, colocando todo mundo para dançar ao som do reggae nacional.

O estímulo a todas as manifestações culturais do Jaboatão é uma política pública do prefeito Mano Medeiros. “O Carnaval é uma festa de música, dança e oportunidades para todos conhecerem a produção local e aproveitarem esses dias da forma que quiser, com paz e segurança em família”, disse Mano Medeiros.

A primeira-dama Andréa Medeiros acompanhou o prefeito em todas as agendas. Gestora do programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros deu ao Carnaval do Jaboatão uma característica de solidariedade, criando uma oportunidade para doações na participação em blocos e troca de ingressos do Baile Popular Municipal. “A festa é da gente e beneficia a todos. Jaboatão é uma cidade de gente solidária, que brinca o Carnaval, mas não esquece de ajudar os que mais precisam”, contou Andréa.

Um dos momentos mais emocionantes da noite em Jaboatão Centro foi a apresentação do maracatu Xangô Alafim, que desceu do palco e tocou junto ao público, reforçando a conexão entre artistas e foliões e celebrando as raízes culturais pernambucanas.

Para o cantor Kelps, a participação na festa teve um significado especial. “Um momento lindo e de muita alegria com esse povo maravilhoso. Tenho só que agradecer”, afirmou o artista, destacando a energia do público no Centro.

Com 40 anos de estrada, a banda Tribo de Jah também celebrou a estreia no Carnaval da Gente. “Gratidão ao prefeito Mano Medeiros pelo convite. Para a gente é muito importante ver nossa música por aqui e fazer parte desse carnaval cultural e de tantos ritmos”, declarou Fauzi Beydoun, vocalista do grupo.

Nos polos descentralizados, a animação também foi intensa. No Curado I, os shows de Conde Só Brega, Batida Black, Banda Santa Dose e Taike levaram o público da região à euforia, com muita gente cantando e dançando do início ao fim das apresentações.

Moradora do bairro, a auxiliar administrativa Maria das Dores, 38 anos, fez questão de elogiar a estrutura e a valorização da comunidade. “É muito bom ver o Carnaval acontecendo aqui perto da gente, com segurança e atrações que a gente gosta. O Curado merece uma festa assim, organizada e animada”, afirmou.

A criançada também teve espaço garantido na programação. O Polo Itinerante levou música, brincadeiras e interação para toda a família com as atrações Alegria de Brincar e Tio Dody, garantindo sorrisos e muita diversão para os pequenos foliões.

Com polos descentralizados e uma programação plural, o Carnaval da Gente 2026 reafirma a proposta de democratizar o acesso à cultura, valorizar artistas locais e nacionais e levar alegria a todos os cantos do município. A festa segue com mais atrações e promete manter o clima de celebração e diversidade até o encerramento da programação.

Homem com mandado de prisão por homicídio é detido pela Guarda Municipal no Centro de Caruaru

Uma ação da Guarda Municipal de Caruaru resultou no cumprimento de um mandado de prisão em aberto por homicídio, na tarde do sábado (14), na Rua 15 de Novembro, área central da cidade. A abordagem ocorreu por volta das 17h30, durante rondas de rotina realizadas pelas equipes.

De acordo com a corporação, o homem apresentou informações inconsistentes ao ser abordado, levantando suspeitas quanto à sua verdadeira identidade. Diante da situação, ele foi conduzido à unidade policial para procedimentos de identificação. Após a coleta de impressões digitais e consulta aos sistemas oficiais, foi confirmada a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça.

Após a confirmação, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Plantão, onde ficou à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis. A ocorrência foi registrada pela Guarda Municipal de Caruaru, que reforça a atuação preventiva e integrada em apoio à segurança pública no município.

No Sertão, governadora Raquel Lyra acompanha o Carnaval de Salgueiro e destaca investimentos estaduais para a descentralização da folia

A governadora Raquel Lyra prestigiou, no sábado de Zé Pereira (14), o Carnaval de Salgueiro, no Sertão Central, reforçando o apoio do Governo de Pernambuco às manifestações culturais do interior. A chefe do Executivo estadual, que iniciou o dia acompanhando o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, destacou os investimentos para descentralização da folia no Estado. Em Salgueiro, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, apoiou as contratações artísticas da festa.

“É impressionante ver em cada lugar que vamos a força e a tradição do nosso Carnaval. Pernambuco faz agora o maior e melhor Carnaval da sua história, e o mais seguro de todos. Os ‘laranjinhas’ estão nas ruas garantindo a segurança e, além disso, cada lugar conta com o apoio do Estado para garantir não só a segurança, mas a contratação de artistas. São mais de 1.300 contratações, sendo mais de 90% delas de nomes do nosso Estado, gerando emprego e renda. Até o final do Carnaval, vamos estar nas ruas apoiando as cidades”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

No município sertanejo, a governadora foi recebida por um cortejo de frevo com passistas e orquestra, e um desfile dos bonecos gigantes em homenagem aos 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime, símbolo da cultura popular do município.

O prefeito Fabinho Lisandro destacou o simbolismo da homenagem à Bicharada do Mestre Jaime e a importância do apoio institucional do Governo de Pernambuco para a realização do Carnaval. “A Bicharada do Mestre Jaime é um patrimônio cultural, preparamos tudo com muito carinho, porque são 80 anos dessa tradição e nada disso seria possível sem a parceria com o Governo do Estado. Essa é a coroação de todo esse trabalho da cultura”, afirmou o gestor municipal.

Segundo a prefeitura, o impacto positivo do Carnaval já é sentido na economia local, com ocupação de 95% da rede hoteleira, imóveis locados para turistas e intenso movimento no comércio formal e informal. A programação no município conta com quatro polos de animação, além de trio elétrico e mais de 50 troças espalhadas pela cidade, fortalecendo a participação popular e ampliando a circulação de foliões.

O deputado estadual Joãozinho Tenório acompanhou a festa no município. “Prestigiar o Carnaval de Salgueiro é presenciar a festa de Pernambuco em toda sua multiculturalidade. Junto com o Governo do Estado e a prefeitura, a festa está acontecendo de forma muito alegre”, disse.

SEGURANÇA – Para garantir a tranquilidade dos foliões, o Governo de Pernambuco reforçou as ações integradas da Secretaria de Defesa Social, com a atuação de 467 profissionais da segurança pública durante o Carnaval de Salgueiro. O efetivo inclui reforço da Polícia Civil na Delegacia de Plantão, policiamento ostensivo do 8º Batalhão da Polícia Militar, com apoio do BEPI, além de um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar, com equipes e viaturas voltadas ao atendimento pré-hospitalar, salvamento e ações preventivas no polo da folia.

Também acompanharam a festa os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil); e os prefeitos Chicão (Verdejante), Teto Teixeira (Moreilândia), George (Granito), Dinha Mororó (Terra Nova) e Helbinha (Trindade).

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

No Galo da Madrugada, governadora Raquel Lyra recebe o presidente Lula e destaca força do Carnaval de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra iniciou o Sábado de Zé Pereira (14) de 2026 no maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, onde recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou a importância do Carnaval para a cultura pernambucana. Na ocasião, a gestora também detalhou o reforço de serviços que o Governo do Estado tem prestado durante os dias de momo. Antes da festa, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, Raquel realizou revista à tropa no 16° Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro de São José. Somente no Galo, a Secretaria de Defesa Social realizou mais de 4,8 mil lançamentos de forças policiais para garantir a segurança dos foliões.

A governadora acompanhou parte do desfile do Galo em camarote reservado para o presidente. O restante da festa ela prestigiou ao lado da comitiva que a acompanhou, formada por lideranças políticas de todas as regiões do Estado, além de representantes do secretariado estadual. “O Galo da Madrugada é emblemático, perpetua nossa identidade cultural. Começamos o dia lançando os efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, que já estão nas ruas para garantir o Carnaval mais seguro da nossa história. Este ano estamos tendo a alegria de receber o presidente Lula, que tem nos ajudado e sido muito generoso com Pernambuco, em obras e ações estruturadoras, e veio aqui para ver, sentir e presenciar o melhor Carnaval do planeta”, ressaltou Raquel Lyra. À noite, a governadora prestigia a folia na cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado.

“Este é mais um Carnaval que o Governo de Pernambuco planeja e organiza pensando no acolhimento e segurança dos turistas e foliões. Hoje, aqui no Galo da Madrugada, temos mais de 4 mil policiais para cuidar da segurança e integridade da nossa gente, para que brinquem com muito amor e tranquilidade no coração”, observou Priscila Krause.

A festa reverencia o Galo Gigante, erguido na Ponte Duarte Coelho. Com 32 metros de altura, oito toneladas e o tema “Galo Folião Fraterno”, a alegoria homenageia o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Nos trios elétricos que animaram o bloco passaram nomes consagrados como Almir Rouche, Nena Queiroga — homenageada do Carnaval de Pernambuco 2026 —, André Rio, Geraldinho Lins, Gustavo Travassos, Michelle Melo, Nonô Germano e os maestros Spok e Forró.

Presente na festa, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou as ações da pasta para o Carnaval deste ano. “Pernambuco está preparado para receber os turistas, com toda estrutura e conforto necessários. Nossa infraestrutura está revitalizada, temos programações com artistas de renome e da cena local, rede hoteleira lotada, além da malha aérea ampliada com novas rotas e voos. Tudo isso foi feito com muito investimento do Governo do Estado”, disse.

SEGURANÇA – Com uma das maiores operações de segurança já realizadas no evento, o Governo de Pernambuco empregou 4.841 postos extras de trabalho das forças ligadas à Secretaria de Defesa Social (SDS) no Galo da Madrugada. A ação integrou policiamento terrestre, aéreo e aquático, além do uso de tecnologia de ponta, como reconhecimento facial, câmeras corporais, drones e aeronaves do Grupamento Tático Aéreo.

Fotos: Miva Filho/Secom e Ricardo Stuckert/PR

Líder nas pesquisas para o Senado, Marília Arraes marca presença no Galo ao lado de Lula

Unindo duas de suas paixões, Carnaval e Política, a presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, marcou presença neste sábado, ao lado do presidente Lula e do prefeito do Recife, João Campos, no desfile do Galo da Madrugada. Vestindo um figurino autoral, a líder das pesquisas de intenção de voto para a disputa ao Senado, chamou a atenção dos foliões. O modelo, em algodão cru e pintado à mão, trazia uma gravura de Dom Helder Câmara (tema central do Galo), desenhos em alusão à cultura pernambucana, inclusive a bandeira, e frases de apoio à reeleição de Lula e a presença das mulheres na política. Muito além das homenagens, relembrando as clássicas palavras de Dom Helder, o look de Marília mandou um recado: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminha certa. Mas graças das graças é não desistir nunca”.

Recebida com aplausos e gritos de “senadora de Pernambuco” por onda passava, Marília retribuiu com acenos e beijos. Durante toda a sua permanência no camarote destinado à comitiva presidencial ela fez questão de atender a todos os pedidos de atenção dos foliões que desfilavam no corredor do frevo, nos trios e até em outros camarotes. “É muito gratificante receber tanto carinho e essa confiança dos pernambucanos. A alegria é imensa, e a responsabilidade é proporcional. E estar aqui, na maior festa popular de nosso estado, ao lado do presidente Lula e do prefeito João Campos, tem um significado muito forte. O time de Lula em Pernambuco está unido e vai resgatar nosso estado”, destacou Marília.

Café da manhã – Antes de se integrar à comitiva presidencial, Marília esteve no tradicional “Café da Manhã do Galo”, no Forte do Brum. Animada e com frevo no pé, atendeu a dezenas de pedidos de fotos, abraços e conversas. A agenda carnavalesca de Marília segue intensa até a quarta-feira de cinzas, no Recife, Olinda e no interior. Hoje à noite ela irá se dividir entre o Carnaval do Marco Zero e o desfile do Homem da Meia Noite, em Olinda.

Sotaques do Mundo no Agreste: Garanhuns Jazz Festival promove intercâmbio rítmico no Carnaval

Unindo nomes como Ana Cañas, Izzy Gordon e o mestre Pepeu Gomes, o festival aposta na pluralidade de estilos para atrair turistas que buscam boa música e conforto na “Cidade das Flores”.

GARANHUNS – A Prefeitura de Garanhuns, através da secretária de cultura Sandra Albino, e os produtores Giovanni Papaléo e Jackson Rocha Jr., acabam de divulgar a programação oficial da edição 2026 do Garanhuns Jazz Festival (GJF). O evento, que nasceu em 2008 sob a gestão de Luiz Carlos de Oliveira e foi resgatado em 2023 pelo prefeito Sivaldo Albino, reafirma-se como um patrimônio cultural e econômico da “Cidade das Flores”.

Para a secretária Sandra Albino, o festival, realizado na Praça Mestre Dominguinhos, é o motor de um turismo diferenciado: “Nossa missão é consolidar Garanhuns como o principal destino de quem busca cultura e tranquilidade no Carnaval. Investimos em uma estrutura de excelência para acolher o turista com o padrão de conforto que nossa cidade oferece”, afirmou.

Uma Receita de Sucesso e Impacto Econômico

A história do GJF é marcada por prêmios e números expressivos. Já em seu segundo ano, o evento conquistou o primeiro lugar no prêmio de turismo de Pernambuco. Segundo a secretária, o festival foi responsável por uma transformação histórica: antes da sua criação, a ocupação hoteleira no Carnaval era bastante modesta e hoje aquece toda a cadeia de serviços, do comércio à rede hoteleira. Já no seu quarto ano de realização( 2011), o Festival conseguiu que os hotéis tivessem uma ocupação recorde de 98% durante o período carnavalesco.

“O Garanhuns Jazz Festival é um evento consolidado e respeitado no Brasil todo. Criamos uma proposta ousada que une jazz, soul, blues, bossa nova e toda música de qualidade. A receita deu certo e hoje somos um refúgio para quem quer fugir do agito, mas com programação de alto nível”, destaca Giovanni Papaléo.

A Força da Grade: Um Raio-X das Atrações

A abertura do festival, no sábado (14/02), fica por conta do projeto Nosso Jazz (PE), que valoriza o talento instrumental pernambucano, seguido pela sofisticação de Izzy Gordon (SP), cantora que carrega o DNA de Dolores Duran em um show que funde jazz e MPB. O ápice da noite será o encontro de Gui Schwab (RJ) — vencedor do Grammy Latino pela banda Suricato — com a lenda Pepeu Gomes (BA), em um duelo de guitarras inédito.

No domingo (15/02), o palco recebe a regionalidade de Revoredo (PE), multiartista do interior de Pernambuco, com repertório autoral. A noite segue com o encontro do guitarrista Bruno Marques (MG) e a revelação Marcelo Dai (MG), baterista e cantor que é a nova promessa da Soul Music nacional. O encerramento do dia será uma “super jam” com a Prado Brothers Band (SP), o rock-blues de Wilson Sideral (MG), que tem um trabalho sólido no Blues e e se notabiliza por ser coautor , junto com seu irmão Rogério Flausino, de grandes hits do Jota Quest –  e a gaita virtuosa de Jefferson Gonçalves (RJ).

A segunda-feira (16/02) traz o projeto “Vozes Negras” de Guilber Lucena (PE), exaltando a ancestralidade e a aguardada atração internacional: o “showman” de Chicago Lorenzo Thompson, acompanhado por Bruno Marques. A noite encerra com o líder do Teatro Mágico, Fernando Anitelli (MG), apresentando pela primeira vez no Nordeste suas canções em roupagem instrumental jazzística.

Na terça-feira (17/02), o GJF apresenta o Trio Corrente (SP), grupo vencedor do Grammy Latino e referência mundial em piano-trio, em parceria com o trombonista Joabe Reis (ES), expoente da nova cena jazzística brasileira. O festival segue com o vocal potente de Ana Cañas (SP) ao lado dos guitarristas baianos Igor Gnomo e Eric Assmar, culminando no show visceral de Chico Chico (RJ), que apresenta o blues autoral “Two Mothers Blues”. Durante todos os dias, a Móbile Jazz Band, de Garanhuns, garante a animação nos intervalos.

Experiência na Cidade: Circuito Off e Gastronomia

Garanhuns se transforma em um grande circuito musical. Pela manhã e tarde, o público poderá realizar visitas às vinícolas, como a Vale das Sete Colinas, ou aproveitar os pockets shows no Lago São Francisco e na Vila de Sete Colinas (próximo ao Relógio de Flores).

O produtor executivo Jackson Rocha Jr. destaca que a infraestrutura foi planejada para oferecer conforto total. O polo principal contará com uma coberta gigante para evitar imprevistos com a chuva, além de mesas e cadeiras para o público assistir aos shows com tranquilidade. “Trabalhamos para que o GJF seja uma experiência completa. Os shows começam às 19h e terminam às 23h, tempo ideal para que o turista circule pela rica gastronomia de Garanhuns antes das tradicionais jam sessions no Cantinho da Macaxeira”, explica o produtor.

Com histórico de zero ocorrências de violência, o festival reforça sua imagem de evento familiar, seguro e rigorosamente pontual, consolidando-se como o refúgio ideal no Agreste pernambucano.

Resumo das Atrações (Grade Oficial 2026)

Sábado (14/02)

 * Nosso Jazz (PE): Abertura com o talento instrumental de Pernambuco.

 * Izzy Gordon (SP): Sofisticação vocal que transita entre o jazz e a MPB.

 * Gui Schwab (RJ) convida Pepeu Gomes (BA): O encontro de gerações de mestres da guitarra.

 * Móbile Jazz Band: Intervenções musicais itinerantes nos intervalos.

Domingo (15/02)

 *  Revoredo (PE): Multiartista do interior de Pernambuco, exaltando a sonoridade do Agreste.

* Bruno Marques (MG) convida Marcelo Dai (MG): Soul Music e Blues com a grande revelação da bateria e voz nacional.

 * Prado Brothers Band (SP) e Wilson Sideral (MG) convidam Jefferson Gonçalves (RJ): Um “supergrupo” de Blues e Rock com gaita virtuosa.

Segunda (16/02)

 * Guilber Lucena (PE): Show “Vozes Negras”, trazendo a força da música afro-brasileira.

 * Bruno Marques (MG) convida Lorenzo Thompson (USA): O autêntico Blues de Chicago no palco do GJF.

 * Fernando Anitelli toca o Teatro Mágico (MG): Releituras instrumentais e jazzísticas do repertório do Teatro Mágico.

Terça (17/02)

 * Trio Corrente (SP) e Joabe Reis (ES): Jazz de nível mundial com o trio ganhador do Grammy.

 * Igor Gnomo (BA) & Ana Cañas (SP) convidam Eric Assmar (BA): Jazz-Rock potente com guitarras da Bahia.

 * Chico Chico (RJ): Blues e MPB visceral encerrando a edição de 2026.

Mais informações: @garanhunsjazzfestival