Governadora Raquel Lyra destaca diversidade e força do Carnaval de Pernambuco em Jaboatão

Dando continuidade às festividades do Carnaval de Pernambuco 2026, a governadora Raquel Lyra participou do “Carnaval da Gente 2026”, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na festividade, acompanhada pelo prefeito Mano Medeiros, a chefe do Executivo estadual destacou a importância da diversidade de programações na RMR, com atividades para todos os públicos, apoiadas pelo Governo de Pernambuco.

“Estamos trazendo para Jaboatão as maiores tradições de blocos líricos, maracatu, apresentações de samba. É assim que a gente faz o Carnaval de Pernambuco, o maior e melhor do planeta. Estive no Recife, em Olinda e nós vamos andar até a quarta-feira de cinzas e vamos continuar andando, porque o Carnaval ele tem começo, mas em Pernambuco não tem fim”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade. A cidade recebe palco do Pernambuco Meu País em Jaboatão Centro e na Orla de Candeias e conta com shows também nos bairros dos Curados (I, II e IV) e em polos itinerantes que circulam pelo município.

Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o Carnaval em Jaboatão mostra a diversidade das festividades de Pernambuco. “O Governo enxerga o Carnaval em diversos polos do nosso Estado, e Jaboatão também como um polo aqui na Região Metropolitana do Recife. Aqui a gente começa com apresentações da cultura, diversos grupos de Jaboatão, isso valoriza a nossa cultura popular, que é a grande protagonista do nosso Carnaval, também com o palco Pernambuco Meu País”, disse a secretária.

Nesta sexta, um cortejo com vários blocos e agremiações saiu da Rua Santo Amaro e seguiu até a Praça Nossa Senhora do Rosário, no bairro Vista Alegre, onde o prefeito Mano Medeiros entregou a chave da cidade ao personagem Zé Pereira.

“Jaboatão faz parte dos ciclos carnavalescos, também tem carnaval, fazendo parte também do projeto Pernambuco Meu País, temos dois palcos aqui em Jaboatão Centro e na praia em Candeias. Esse é o incentivo da cultura pernambucana para nossa população”, afirmou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); além da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, e do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Ceaca vai funcionar todos os dias do Carnaval

Durante o período de Carnaval, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) manterá seu funcionamento normal, sem interrupções. A medida assegura que comerciantes e consumidores possam realizar suas compras com tranquilidade ao longo de todos os dias da festa.

A Ceaca comercializa no atacado e no varejo uma grande variedade de produtos, como frutas, verduras, legumes, temperos e outros itens essenciais para o abastecimento de feirantes, mercadinhos, restaurantes e famílias caruaruenses.

Com a abertura mantida durante o Carnaval, a Ceaca reforça seu compromisso com o abastecimento regular da cidade, contribuindo para a organização do comércio e garantindo produtos frescos e de qualidade para a população.

A Ceaca está localizada na Avenida José Pinheiro dos Santos (BR 104), bairro Cidade Alta. Contato: 81 98945-4151.

Prefeitura de Caruaru informa funcionamento dos serviços públicos municipais durante o Carnaval


Repartições terão horários especiais e alterações nesse período.

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa quais repartições públicas municipais funcionarão e os respectivos horários de atendimento durante o Carnaval, período em que será decretado ponto facultativo. Na quinta-feira (19), os serviços voltam à normalidade, exceto a Feira da Moda de Caruaru.

Secretaria de Saúde: UPA, Samu, Maternidade Municipal de Caruaru – Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente.

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal: os parques municipais funcionarão das 6h às 18h. A Via Parque funcionará das 6h às 22h. O AME Animal terá plantão inédito de Carnaval.

Secretaria da Mulher: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma funcionará em regime de plantão 24h, pelo telefone (81) 98384-4310, todos os dias. Os demais prédios estarão fechados.

Fundação de Cultura: todos os equipamentos estarão fechados de 14 a 18 de fevereiro (incluindo museus e biblioteca), com reabertura na quinta-feira (19). A Casa Rosa está em manutenção e reabre em 6 de março.

Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio: a Feira da Moda de Caruaru não funcionará nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome: será mantido o plantão do auxílio-funeral, pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O atendimento de pernoite para a população em situação de rua funcionará normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, bairro Nossa Senhora das Dores (rua paralela à Rua Saldanha da Gama). A equipe de abordagem social também estará em atividade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa: o Centro de Atendimento ao Turista, no Monte Bom Jesus, funcionará das 8h às 20h.

Ceaca: o setor administrativo estará fechado, e o mercado funcionará normalmente.

Escola da zona rural de Caruaru recebe prêmio da 1º Olimpíada de Empreendedorismo

Após a conclusão da primeira edição da Olimpíada de Empreendedorismo na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, a instituição que obteve o primeiro lugar na classificação geral, a Escola Municipal Capitão João Velho, recebeu, nesta quinta-feira (12), a premiação de forma oficial.

Para a escola campeã da temporada, foi entregue uma impressora 3D, que ficará disponível em um dos laboratórios da unidade para uso dos estudantes. “Participar desta olimpíada, além de ter sido algo enriquecedor, foi também uma experiência única vivida. Muitos desafios enfrentamos, porém o resultado foi muito gratificante”, pontuou a estudante Maisa Kaline.

Na ocasião, ainda foram entregues os laboratórios de matemática e ciências requalificados, além da inauguração oficial da Sala Maker. “A premiação é fruto do resultado e trabalho conjunto de todos vocês que fazem a Escola Capitão João Velho, vocês são protagonistas da própria história”, afirmou o secretário de Educação, Kaio Colaço.

A Escola Capitão João Velho está localizada na zona rural do município, na comunidade de Serra Velha. Atualmente, a unidade contempla quase 250 estudantes, do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Governadora Raquel Lyra e presidente Lula visitam expansão da fábrica da Aché no Cabo de Santo Agostinho

Unidade pernambucana da farmacêutica é responsável pela produção de anti-hipertensivos, antidepressivos, medicamentos cardiovasculares e para asma

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (13), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a expansão de uma das fábricas do Aché Laboratórios Farmacêuticos, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Após a agenda, a chefe do Executivo estadual destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsiona a inovação, gera empregos e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A presença da Aché em Pernambuco reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico aliado à inovação e à geração de empregos. São investimentos que fortalecem o SUS, ampliam o acesso da população a medicamentos essenciais e consolidam o nosso Estado como um polo estratégico da indústria farmacêutica no Brasil”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Durante a visita, foram apresentados os investimentos realizados pela farmacêutica no Estado, que somam R$ 1,6 bilhão desde o início da operação da unidade, em 2019, consolidando Pernambuco como polo estratégico da indústria farmacêutica nacional. As novas etapas, lançadas em 2026, receberam R$ 267 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contarão com a produção de até 40 milhões de medicamentos por ano.

Na ocasião, o presidente Lula ressaltou a importância da fábrica para o crescimento do mercado farmacêutico no Brasil. “No que depender da governadora, do presidente da República e do Ministério da Saúde, a Aché vai seguir produzindo mais medicamentos, pois eu quero o Brasil soberano na questão da saúde”, pontuou o presidente.

A unidade pernambucana da Aché é responsável pela produção de medicamentos essenciais para milhões de brasileiros, como anti-hipertensivos, antidepressivos, medicamentos cardiovasculares e para asma, muitos deles distribuídos por meio do Programa Farmácia Popular. “Essa fábrica representa oportunidade para os jovens de Pernambuco. Para o SUS, a Aché significa segurança. É uma empresa nacional que produz no país e constrói parcerias com o poder público”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com a expansão da fábrica de estéreis, o complexo passará a produzir, em Pernambuco, corticoides de uso nasal, que atendem cerca de 8,5 milhões de pacientes por mês. “A nossa fábrica escolheu Pernambuco porque queremos expandir no Estado. Somos a primeira farmacêutica do Brasil carbono neutro. Qualidade, para nós, é inegociável. Escolhemos sempre a melhor matéria-prima e a melhor tecnologia”, frisou José Vicente Marino, presidente da Aché.

Acompanharam a governadora na visita os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); além do presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto. A agenda também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; do prefeito do Recife, João Campos; de ministros, senadores e deputados, além de representantes da empresa farmacêutica.

Fagner dos Animais resgata cães abandonados após denúncia de maus-tratos

Está semana, o vereador Fagner dos Animais (PDT) recebeu uma denúncia sobre dois cachorros que estariam abandonados em uma residência há mais de sete dias. Segundo as informações, ninguém mais frequentava o imóvel e os antigos moradores teriam ido embora, deixando os animais sem água, sem comida e em um ambiente insalubre.

Diante da situação, na tarde desta sexta-feira (13), Fagner foi até o local acompanhado por representantes da AME Animal, da Guarda Municipal e do secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, para realizar o resgate. Ao chegarem na casa, que estava fechada, a equipe solicitou à vizinha autorização para acessar o quintal da residência dela, que facilitava o acesso até o local onde os cães estavam. A moradora atendeu prontamente ao pedido, possibilitando a entrada da equipe.

No interior do imóvel, tudo o que havia sido relatado na denúncia foi confirmado. Os animais estavam em situação de abandono e sem os cuidados básicos necessários.

“Abandonar animais é crime. Maus-tratos é crime e nós não vamos fechar os olhos para esse tipo de situação. E através da união do poder Legislativo e do Executivo, podemos salvar mais vidas”, destacou Fagner.

Renato Lyra destacou a relevância da atuação integrada entre os poderes públicos nas ações de proteção animal. “Quando trabalhamos de forma conjunta, conseguimos chegar com mais eficiência aos locais denunciados, verificar a situação de perto e agir”, ressaltou.

Após o resgate, os cães foram encaminhados para a AME Animal, onde receberão cuidados e, posteriormente, serão disponibilizados para adoção responsável. A ação reforça a importância da união entre o poder legislativo e o poder executivo em prol da causa animal, garantindo proteção e novas oportunidades de vida para os animais resgatados.

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal vive um de seus momentos mais sólidos e simbólicos na atual gestão

Reconhecido em Caruaru por sua responsabilidade, dedicação e atuação constante em defesa dos animais, Renato Lyra — estudante de Medicina Veterinária, vereador licenciado e atual secretário da pasta — consolida mais um marco histórico na gestão municipal. A iniciativa reforça aquilo que se espera de um gestor que conhece a realidade do território, escuta a sociedade e transforma compromisso em ação concreta.

Pela primeira vez na história do município, a AME Animal contará com plantão emergencial durante o período carnavalesco, nos dias 16, 17 e 18, funcionando das 8h ao meio-dia, garantindo assistência veterinária mesmo em um dos feriados mais tradicionais do calendário brasileiro. Já na quinta e sexta-feira subsequentes, a unidade retoma seu horário regular, das 8h às 16h, assegurando continuidade e organização no atendimento à população.

A medida representa mais do que uma ampliação de horário: simboliza respeito à vida animal, sensibilidade social e planejamento responsável. Em um período em que muitos serviços públicos reduzem suas atividades, a Secretaria opta por avançar, demonstrando prioridade absoluta ao bem-estar animal e à tranquilidade dos tutores.

O plantão carnavalesco da AME Animal reafirma o protagonismo da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal e evidencia o compromisso do vereador licenciado Renato Lyra com a transformação real da causa animal em Caruaru. Um passo histórico que fortalece políticas públicas, valoriza a proteção animal e consolida uma gestão marcada por ação, empatia e resultados.

Polícia e Receita Federal apreendem maconha liquida em refis de vape

A Polícia Federal numa ação conjunta com a Receita Federal apreendeu na última terça feira à noite (10/02), 47 (quarenta e sete) caixas, contendo cada uma 10 Refis de Vapes-(Cigarros eletrônicos), cujo líquido interno resultou positivo para THC (maconha líquida), totalizando 470 (quatrocentos e setenta) refis que estavam escondidos em um aparelho de gelágua, no espaço onde normalmente fica o motor.

Na ocasião foi presa em flagrante uma mulher de 22 anos, moradora de Camaragibe/PE quando recebeu a encomenda suspeita em sua residência (Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão!

As caixas com os refis, foram produzidos na Califórnia, tendo sido enviadas por um remetente do sul do país. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.

Pesquisa avalia Transporte Público em Caruaru

Setor é de suma importância para a mobilidade urbana

O transporte público integra um conjunto importante de alternativas voltadas para a mobilidade urbana. Por isso, a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) realiza, até o fim do mês de fevereiro, uma pesquisa sobre o tema no município com o objetivo de avaliar este serviço.

O formulário propõe avaliar a opinião dos usuários que utilizam as linhas de ônibus na cidade. Os interessados poderão acessar a pesquisa por meio de QR Code ou link, no site oficial da Prefeitura de Caruaru ou no site da AMC.

Também é possível participar da pesquisa através deste link:

https://bit.ly/4bXl1a6

Condomínios residenciais de acesso controlado têm até 28 de fevereiro para se adequarem à Lei dos Grandes Geradores em Caruaru

A partir de 1º de março eles vão assumir o armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos gerados

A Prefeitura de Caruaru reforça que os condomínios residenciais com entrada controlada têm até o dia 28 de fevereiro para se adequarem à Lei dos Grandes Geradores de Resíduos, realizando o cadastro obrigatório na plataforma 1Doc, por meio do endereço https://caruaru.1doc.com.br/.

Para concluir o cadastro, é necessário preencher o formulário e anexar a documentação: CNPJ, CPF do representante legal, alvará de funcionamento, licenças ambientais (quando cabíveis), declaração da quantidade de resíduos gerados mensalmente e cópia do contrato com a empresa responsável pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

A partir de 1º de março, os condomínios residenciais de acesso controlado passam a ser responsáveis pelos resíduos sólidos gerados. As residências comuns e os condomínios do Minha Casa Minha Vida sem acesso controlado, continuarão com a coleta regular realizada pelo município. Para garantir o cumprimento da lei, será realizada fiscalização com aferição do quantitativo de resíduos gerados, em três dias alternados no mês.

É importante destacar que a medida visa otimizar o sistema de coleta do município, reduzir o impacto ambiental do descarte inadequado, promover a economia circular e a reciclagem. O descumprimento da legislação poderá resultar em autuação, aplicação de multas e medidas administrativas.