Governadora Raquel Lyra autoriza construção da Barragem Engenho Pereira e assina pacote de R$ 3 bilhões em obras hídricas para a RMR

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (21), um pacote de ordens de serviço e autorizações de licitação somando R$ 3 bilhões de investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR) dentro do programa Águas de Pernambuco. O principal destaque foi a autorização para o início das obras da Barragem Engenho Pereira, intervenção aguardada há décadas pela população de Jaboatão dos Guararapes e Moreno e considerada estratégica para auxiliar na contenção de enchentes e abastecimento de água na região.

“Temos aqui um investimento que é divisor de águas na história de Pernambuco. Além das ordens de serviço de hoje, também já entregamos obras, entre Região Metropolitana e Fernando Noronha, de R$ 270 milhões. Estamos em andamento com R$ 1,3 bilhão para esgotamento sanitário e ampliação do acesso à água. Autorizamos hoje novas obras, como a Barragem Engenho Pereira e perfuração de novos poços. Esses recursos só são possíveis porque colocamos a questão da água e do esgotamento sanitário como prioridade no nosso governo. Deixamos o discurso fácil de lado, arrumamos a casa, enfrentamos desafios importantes, para que esses investimentos virassem realidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Barragem Engenho Pereira será construída no Rio Jaboatão, com investimento de R$ 140 milhões. O reservatório terá capacidade para armazenar 25,67 milhões de metros cúbicos de água em uma área de 242 hectares. A estrutura terá uso múltiplo, servindo tanto para a contenção de cheias quanto para o abastecimento humano, com vazão projetada de até 750 litros por segundo. A previsão é de que as obras sejam concluídas até agosto de 2027.

A vice-governadora Priscila Krause ressaltou o ritmo de entregas da gestão. “Essa obra do Engenho Pereira já começou, e ela terá meio e fim, porque nesse governo só se começa algo com os recursos e a certeza de que tudo será entregue”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

O pacote também contempla a entrega de sete obras, assinatura de 12 ordens de serviço e publicação de 13 editais de licitação na RMR até junho deste ano. O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que o conjunto de ações representa um avanço importante para a infraestrutura hídrica da Região Metropolitana. “Não consigo contar quantas vezes recebemos comunidades, prefeitos e movimentos sociais pedindo pela Barragem Engenho Pereira. Nós dizíamos com sinceridade que o Governo estava em uma luta grande para levantar recursos. Essa luta continuou, o dinheiro não faltou e hoje chega o grande momento de deflagrar a construção dessa obra tão ansiada pela população de Moreno e de Jaboatão”, afirmou o titular da pasta.

O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, ressaltou que os investimentos fortalecem a capacidade operacional do sistema hídrico e ampliam a segurança no abastecimento da Região Metropolitana. “Só na Região Metropolitana mais de 1,5 milhão de pessoas vão ser beneficiadas. São mais de 40 obras, R$ 3 bilhões de investimentos, tanto em água quanto esgotamento sanitário. Todas as obras são importantes para cada região, mas a Barragem Engenho Pereira é uma obra emblemática, porque estava paralisada há muito tempo e vai ajudar no abastecimento e na segurança hídrica”, explicou.