Caruaru inicia ação de arborização que prevê o plantio de 160 árvores em áreas verdes do município

Foto: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru

Teve início, nesta segunda-feira (25), a ação de arborização urbana e compensação ambiental da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB). O pontapé inicial aconteceu com o plantio simbólico de uma muda de chichá no canteiro da Avenida Agamenon Magalhães.

A iniciativa prevê o plantio de 160 árvores ao longo dos próximos dois meses, contemplando a Via Parque, parques ambientais, praças e demais áreas verdes do município. Entre as espécies escolhidas para a arborização, estão árvores típicas da região, como Aroeira-pimenteira, Ipê branco, Ipê roxo, Pata de vaca, Pau-Brasil, Pau-ferro, Craibeira, Umbuzeiro e Ipezinho.

“Estamos focados no projeto de arborização urbana de Caruaru e, com essa ação, reforçamos o nosso compromisso de ampliar as áreas verdes do município. O plantio do chichá simboliza a continuidade desse processo, com ganho para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população”, destacou o secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra.

Governadora Raquel Lyra comanda escutas do Ouvir para Mudar em Santa Cruz do Capibaribe e cumpre extensa agenda no interior do Estado

Nesta quarta-feira (27), às 15h, a governadora Raquel Lyra chega com o Ouvir para Mudar em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional. Além de fazer um balanço com as ações da gestão, o Ouvir para Mudar é um espaço de escuta no qual a população direciona projetos e ações que serão prioritários dentro da região.

Pela manhã, às 9h, em Rio Formoso, Mata Sul, Raquel Lyra visita as obras da PE-060. Com previsão de conclusão para setembro de 2026, a rodovia tem papel estratégico para o turismo e o escoamento da produção no Litoral Sul. Ainda em Rio Formoso, às 10h, a chefe do Executivo estadual inaugura a Cozinha Comunitária de número 215 em funcionamento no Estado. O equipamento oferece 200 refeições gratuitas por dia à população em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, será dada ordem de serviço para restauração de dois trechos estratégicos da PE-073. Ao todo, serão requalificados 37 km da rodovia com investimento superior a R$ 71,8 milhões.

À noite, em Gravatá, Agreste Central, a gestora participa da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento busca debater propostas e definir prioridades para a política de enfrentamento às desigualdades de gênero.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

9h – Visita às obras da PE-60

Local: PE-60 – Rodovia Armínio Guilherme, 320, São José da Coroa Grande

10h – Inauguração da Cozinha Comunitária Erina Fontes da Silva e assinatura para obras de restauração da PE-073

Local: Praça Agamenon Magalhães, s/n, Rio Formoso

15h – Ouvir para Mudar em Santa Cruz do Capibaribe

Local: Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos – Avenida Miguel Arraes de Alencar, s/n, Cruz Alfa, Santa Cruz do Capibaribe

19h – Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Local: Hotel Carariu’s – Rodovia BR-232, km 87, s/n, Novo Gravatá, Gravatá

UFPE disponibiliza 7.452 vagas em 109 cursos de graduação no Processo Seletivo Sisu 2026

As oportunidades abrangem os quatro campi da Universidade, localizados no Recife, na Vitória de Santo Antão, em Caruaru e em Sertânia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai disponibilizar 7.452 vagas em 109 cursos de graduação presenciais no Processo Seletivo UFPE | Sisu 2026, que é baseado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas serão distribuídas entre as unidades acadêmicas do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia. A quantidade de vagas, assim como as notas mínimas e os pesos das notas obtidas nas provas, foram definidas na terça-feira (19), após deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPE. A resolução do Cepe sobre a definição das vagas, notas mínimas e pesos foi publicada no Boletim Oficial n° 150.

Os cursos com maior número de vagas disponíveis de cada unidade acadêmica são: no Campus Recife, Pedagogia (licenciatura), com 250 vagas; no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Administração (bacharelado) e Design (bacharelado), com 160 vagas cada; no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Ciências Biológicas (licenciatura) e Educação Física (licenciatura), com 90 vagas cada; e no Centro Acadêmico do Sertão (CAS), Engenharia de Recursos Hídricos do Meio Ambiente (licenciatura) e Engenharia de Energias Renováveis (bacharelado), com 100 vagas cada.

Mais informações em: https://www.ufpe.br/ascom/noticias/-/asset_publisher/O3Odar12gQTr/content/ufpe-disponibiliza-mais-de-7-mil-vagas-em-cursos-de-graduacao-no-processo-seletivo-sisu-2026/40615

Outras notícias da UFPE em: www.ufpe.br/ascom/noticias

Vereador Jorge Quintino propõe criação de Carteira Nacional para pessoas com Fibromialgia

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou nesta terça-feira (26), uma indicação a Câmara de vereadores de Caruaru pedindo que o Governo Federal e o Ministério da Saúde possam criar a *Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF),* com emissão válida em todo o Brasil.

A proposta usou como base uma recente lei que foi aprovada e reconhece a fibromialgia e outras doenças de dor crônica como condições que podem ser equiparadas à deficiência. Vale lembrar que essa lei já assegura aos pacientes os direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como proteção integral e acesso a políticas públicas.

Segundo Jorge Quintino, a criação de uma carteira nacional é fundamental para evitar desigualdades:

“Alguns estados e cidades já têm a carteira da pessoa com fibromialgia, mas a falta de um modelo nacional cria diferenças no acesso aos direitos. Queremos garantir que todos os pacientes tenham os mesmos benefícios, em qualquer lugar do país”, afirmou o vereador.

Atualmente, locais como Garanhuns, Santa Catarina, Sergipe e Petrópolis (RJ) já adotaram a carteira, mas sem uma padronização nacional, o acesso fica limitado.

Com validade em todo o território brasileiro, a Carteira da Pessoa com Fibromialgia vai permitir acesso facilitado a atendimentos de saúde, benefícios previdenciários, cotas em concursos, serviços prioritários e programas de inclusão social e no trabalho.

A proposta agora segue para análise.

Shows e apresentações culturais animam programação do Rolê REC’n’Play em Caruaru

A contagem regressiva começou para a chegada do *Rolê REC’n’Play*, o maior festival gratuito de tecnologia e inovação de Pernambuco – e do Brasil –, que será realizado em Caruaru nos dias *28, 29 e 30 de agosto*. Além de oficinas, palestras, arenas temáticas e bate-papos especiais, a programação também inclui *shows e apresentações culturais* de grandes nomes da música pernambucana e de artistas locais.

Com o tema *“O Futuro Nos Conecta”* e mais de *150 horas de atividades*, o evento é uma realização da Ampla e do Porto Digital, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. Esta primeira edição em Caruaru marca também um momento histórico para a cidade: a inauguração da nova sede do *Armazém da Criatividade – Porto Digital Caruaru*, instalada no prédio da antiga Fábrica Caroá. A iniciativa busca promover conexões inspiradoras, valorizar talentos locais e estimular o potencial criativo do interior pernambucano.

A programação musical começa na *sexta-feira (29), às 20h*, com o cantor e multiartista *Almério*. Natural de Altinho e com fortes vínculos com Caruaru, onde iniciou a carreira em bares, Almério leva ao palco sua mistura de performance, poesia e intensidade. Já se apresentou no Rock in Rio, foi indicado ao Grammy Latino, realizou turnê em Portugal e lançou parcerias de destaque, como a canção *“Quero Você”*, em colaboração com Maria Bethânia, parte da trilha sonora da novela Renascer (TV Globo, 2024). Seus lançamentos mais recentes estão disponíveis nas plataformas digitais.

Na sequência, às *21h30*, é a vez da cantora e compositora *Joyce Alane*. Natural do Recife, ela ganhou projeção com o projeto criativo *“Me dá uma luz”*, publicado em seu Instagram, que já soma mais de 9 milhões de visualizações. Com dois álbuns lançados (Tudo é minha culpa e Casa Coração), a artista acumula parcerias com diversos nomes da música, entre eles João Gomes, no feat *“Idiota Raiz (Deixa Ir)”*, que lhe rendeu indicação ao *Prêmio Multishow 2023.*

Encerrando a noite, às *23h*, o palco do SESC recebe o multiartista *Gabriel Sá* e a cantora *Chris Mendes*. Além da carreira musical, Gabriel é pedagogo e traz do teatro uma bagagem que imprime provocação, reflexão e resistência à sua arte, marcada pela luta enquanto homem negro e queer. Desde 2015, participa do São João de Caruaru no Polo Azulão. Já Chris Mendes, educadora antirracista e intérprete de samba e música negra, carrega influências de Alcione e Beth Carvalho. Juntos, prometem um espetáculo potente, guiado pelas raízes da ancestralidade.

A programação infantil também terá destaque no sábado *(30/08)*, às *16h*, com o espetáculo *“Show do Bita – Crescer e Aprender”*. Gratuito, o show traz a temática da educação em 20 músicas que estimulam as crianças a se conectarem com o mundo e a natureza. Clássicos como *“Fazendinha”* e *“Viajar pelo Safari”* estão garantidos no repertório.

Ainda no sábado, às *17h50*, o público poderá prestigiar *Vitória do Pife e Banda Camaleão*, em mais uma atração cultural do SESC. Professora, musicista e compositora, Vitória é um dos nomes de referência na cena musical de Caruaru e região. Lidera a Banda de Pífanos Camaleão, integra a Orquestra de Pífanos de Caruaru e já levou sua arte a eventos como o São João de Caruaru, a Fenearte, o Paço do Frevo e o REC’n’Play em Recife. Além de se apresentar, também ministra aulas de música, levando as raízes do pífano e da cultura nordestina para dentro e fora do Brasil.

*INSCRIÇÕES*

Os interessados em vivenciar essa experiência já podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://role.recnplay.pe. Com um único cadastro, os participantes terão acesso à programação completa de educação, negócios, experiências e entretenimento. A inscrição é válida para todo o evento. No entanto, a participação em cada atividade estará sujeita à lotação das salas, respeitando o critério de ordem de chegada. A programação completa, com datas e horários, além do mapa do festival, estão disponíveis no aplicativo *“Rolê REC’n’Play”*. O app já está disponível para download em dispositivos Android e iOS, via Google Play ou Apple Store.

*O REC’N’PLAY*

Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.

*SERVIÇO*

*Rolê REC’n’Play Caruaru*

Quando: 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Porto Digital Caruaru (Armazém da Criatividade)

Endereço: R. Jorn. Aníbal Fernandes, Centro, Caruaru – PE

Mais informações, programação e inscrições: http://role.recnplay.pe

A busca por conversas nos chatbots com IA

Para buscar informações na internet, até há pouco digitávamos o assunto na barra de pesquisas. Diante dos links oferecidos, escolhíamos aqueles nos quais entrávamos. Isso gerava tráfego de audiência e potencial monetização para os veículos produtores da informação. Embora plataformas como a Goggle nem sempre remunerassem corretamente os veículos de comunicação e outros produtores de conteúdos. Agora, cada vez mais, as pessoas vão direto aos chats de inteligência artificial e formulam a pergunta. A resposta vem organizada por ferramentas de IA como ChaGPT, DeepSeek ou Gemini. Recebem um texto pronto com uma visão geral sobre o assunto. Texto que é compilado pelo chatbot a partir do material que existe na internet. Muita gente se satisfaz com esse “resumo”. Deixam de clicar nos links que a outra modalidade de busca oferece. A navegação deixa de ser feita por cliques. Torna-se uma sucessão de perguntas e respostas.

A principal consequência para o usuário é que ele deixa de fazer a seleção das informações apresentadas pelos links que aparecem nas buscas tradicionais. Nesse novo modelo de buscas por conversas nos chatbotos, quem escolhe e hierarquisa as informações é a ferramenta de IA. O mais das vezes, o usuário não clica nos links das fontes das informações. Essa curadoria deixa de ser humana. Passa a ser feita pelo chatbot. O usuário torna-se passivo. “É como se tivesse alguém na frente de uma loja contando para quem está fora tudo o que tem lá dentro. A pessoa não precisa entrar”, como explica Gustavo Franco, diretor da agência Graphite (O Globo, 24.8.25). Mesmo antes já tendo perdido autonomia porque a hierarquização e seleção desses links era feita pelos algoritmos programados pelas plataformas. A autonomia e a criatividade, que já erammanietadas, tornam-se ainda mais reduzidas e superficiais.

Outra consequência relevante atinge os produtores de conteúdos. Veículos de comuicação, universidades, think tanks e outras instituições passam a ter seus conteúdos usados sem que o receptor ao menos entre em seus sites. Os chatbots recolhem as informações e as repassam ao internauta. Ficam desprotegidas a propriedade intelectual e a audiência desses produtores de conteúdos. Sem receberem contraprestação pelo uso de seus conteúdos, como poderão continuar gerando as informações que depois serão organizadas e usadas pelas plataformas de IA? No modelo tradicional de buscas, Goggle e outros conectavam a pesquisa do usuário com os sites produtores da informação buscada. Possibilitava-se a monetização dos cliques, remunerando os sites clicados que haviam gerado o conteúdo. Mesmo com imperfeições. No novo modelo, os sites deixam de ser clicados. E, portanto, não têm como auferir receitas pelos cliques. Cria-se um modelo de “free rider”, o velho e conhecido caroneiro. Os modelos de IA apropriam-se  dos conteúdos que buscam nos sites produtores do conteúdo jornalístico e acadêmico e faturam com eles. Mas não os remuneram por isso. E impedem que o modelo de receita por cliques continue viabilizando os jornais e demais produtores de matérias de qualidade. 

Já estão ocorrendo negociações e ações judiciais envolvendo veículos jornalísticos e as big techs sobre essa remuneração de conteúdos. O New York Times e a Folha de São Paulo já entraram com açções judiciais contra a OpenAi cobrando remuneração por seus conteúdos usados pelo ChatGPT. Outras saídas aventadas são os bloqueadores de acesso a conteúdos protegidos. O problema está só começando. Mas como já dizia um certo filósofo nascido em Trier, a humanidade não se propõe problemas para cuja solução não existam as condições.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera nesta terça-feira (26) a segunda reunião ministerial de 2025. Ao citar a atual política dos Estados Unidos, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, ele afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Lula orientou seus ministros a defenderem a soberania do país em seus discursos públicos.

Para ele, as decisões do presidente estadunidense, Donald Trump, são descabidas. Ainda assim, o governo brasileiro segue à disposição para negociar as questões comerciais.

“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fossemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém. É importante saber que o nosso compromisso é com o povo brasileiro”, disse Lula.

“É importante que cada ministro, nas falas que fizerem daqui para frente, façam questão de retratar a soberania desse país. Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo e ofensas, petulância de ninguém. Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. A gente não quer mais. A gente quer esse país democrático e soberano, republicano”, acrescentou.

A fala inicial do presidente foi transmitida ao vivo pelo Canal Gov e pelas redes sociais, seguida de um balanço das ações do governo, apresentado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Exportações
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações sobre o tarifaço, também apresentou números atualizados sobre o impacto das medidas no comércio brasileiro. Segundo ele, 35,6% de tudo que é exportado pelo Brasil ao país norte-americano estão sob uma tarifa de 50%.

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, em 6 de agosto, Trump aplicou uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Além disso, Alckmin explicou que 23,2% das exportações ao país norte-americano são taxados de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, que é aplicada a todos os países, com exceção do Reino Unido. Para aço, alumínio e cobre, por exemplo, a tarifa é de 50%; automóveis e autopeças são taxados em 25%.

O restante dos 41,3% de produtos exportados aos EUA tem uma tarifa de 10%.

PRF apreende 62KG de maconha em Caruaru

Três homens e uma mulher suspeitos de traficar 62 Kg de maconha foram detidos, na madrugada desta terça-feira (26), após se envolverem em uma colisão traseira, na BR 232, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O flagrante foi realizado em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 1⁰ Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (BIEsp-PM).

Policiais realizavam uma fiscalização na rodovia, quando abordaram um carro amassado na parte de trás. No veículo estavam dois homens e uma mulher, que entraram em contradição sobre o motivo da viagem e sobre a colisão.

A equipe desconfiou das informações e realizou buscas na região, até encontrar outro carro em cima de um guinho e com a frente amassada. No veículo havia um homem que admitiu estar transportando maconha com os outros três suspeitos.

Dentro das portas do veículo, foram encontrados 59 tabletes da droga. O homem disse que um colega estava realizando o serviço de batedor, seguindo na frente do outro carro para informar sobre a presença de alguma fiscalização policial, quando ocorreu a colisão.

O grupo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru e pode responder por tráfico de drogas, que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão.

CPMI do INSS começa com disputa política e possível convocação de Lupi

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS inicia seus trabalhos nesta terça-feira (26) no Congresso Nacional. A primeira reunião será dedicada à votação de requerimentos, com foco no pedido de apoio de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal e do próprio INSS, que deverão auxiliar nas investigações de fraudes em aposentadorias e pensões. A estimativa é que os desvios passem de R$ 6,3 bilhões. As informações são do Congresso em Foco

Na quinta-feira (28), os parlamentares devem analisar e votar o plano de trabalho que será apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), além de começar a discutir convites e convocações.

Convocação de ex-ministros e ex-presidentes do INSS

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o colegiado ouvirá todos os ex-ministros da Previdência desde o governo Dilma Rousseff, além de ex-presidentes do INSS. Entre os nomes que aparecem em dezenas de requerimentos está o do ex-ministro Carlos Lupi, que deixou a pasta após denúncias da Polícia Federal sobre descontos indevidos em aposentadorias.

Também estão na lista o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, além de outros ex-gestores do órgão. Parlamentares ainda pedem a convocação de autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.

Outro ponto polêmico é a possibilidade de convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula, dirigente de uma das entidades de aposentados investigadas. Viana, no entanto, disse que ainda é cedo para confirmar nomes ligados diretamente à disputa política.

Governo tenta reagir após derrotas

A instalação da CPMI, na semana passada, representou uma derrota significativa para o governo. O Palácio do Planalto esperava garantir a presidência e a relatoria, mas acabou derrotado: Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente, e a relatoria ficou com Alfredo Gaspar (União-AL). O senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) já falavam como presidente e relator da CPMI do INSS.

Sem espaço nos principais postos, o Planalto agora se articula para garantir a vice-presidência da comissão, cuja definição deve ocorrer nas próximas semanas. A disputa deve ser acirrada, já que a oposição pretende ampliar seu espaço de poder dentro do colegiado.

Segundo aliados, o governo montou uma “tropa de choque” para atuar na CPMI, com a estratégia de vincular as fraudes a gestões anteriores, em especial ao governo Jair Bolsonaro, e evitar que a comissão se transforme em palanque oposicionista. Com 32 integrantes, a comissão tem hoje um equilíbrio delicado: o Planalto calcula contar com 16 ou 17 votos.

Fraudes e foco das investigações

A CPMI foi criada após denúncias de descontos ilegais em aposentadorias e pensões, supostamente praticados por associações de aposentados. Reportagens recentes também apontaram irregularidades em empréstimos consignados, que podem entrar na mira da comissão.

O senador Carlos Viana afirmou que o objetivo central é dar transparência às investigações e buscar responsabilizar os envolvidos. “Nós chegaremos a muito bom termo nas decisões que apresentaremos ao país e, principalmente, na responsabilização daqueles que roubaram o dinheiro dos aposentados e que hoje usufruem da impunidade”, declarou.

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para o Garantia-Safra 2025

O Garantia-Safra está com inscrições abertas em Caruaru. O programa do Governo Federal assegura apoio financeiro a agricultores e agricultoras familiares que tenham perdas de produção provocadas pela estiagem ou pelo excesso de chuvas. As inscrições estão sendo realizadas pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Podem participar produtores com Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) ativo, que residam em estados participantes do programa, tenham renda mensal de até um salário e meio mínimo (nos últimos 12 meses), cultivem entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, e não possuam área superior a quatro módulos fiscais (conforme o município).

As inscrições devem ser feitas presencialmente na SDR, de terça a sexta-feira, das 7h às 13h, mediante apresentação de documento oficial com foto, CPF e CAF atualizado. Também é necessário efetuar o pagamento de R$24, da taxa de adesão. A seleção dos beneficiários é realizada pelo sistema nacional e validada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

É importante destacar que o pagamento da taxa de adesão não garante automaticamente o recebimento do benefício, que será concedido apenas mediante comprovação de perdas no município.

“O Garantia-Safra é uma conquista importante para os nossos agricultores e agricultoras familiares, pois assegura uma proteção a mais em períodos de dificuldade. A gestão municipal tem o compromisso de apoiar quem vive da produção no campo, oferecendo condições para que continuem fortalecendo a economia e levando alimentos à mesa da população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.