Mercado Cultural Casa Rosa segue com programação semanal até o mês de dezembro

A programação do São João 2025 já foi encerrada, mas o Mercado Cultural Casa Rosa segue sendo um ponto de celebração do forró e da cultura popular durante o ano inteiro. Até o mês de dezembro, o espaço seguirá com funcionamento semanal, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Neste fim de semana, a programação conta com shows de Trio Forró da Gota e Wesley do Piseiro no sábado (12) e Forró Quentão e Lucas Silva no domingo (13). Além das atrações musicais, o Mercado, que está localizado no Parque 18 de Maio, possui espaço infantil e 12 estabelecimentos de serviços variados, como cachaçaria, botecos e petiscarias.

*Confira a programação:*

* *Sábado (12)*

13h – Trio Forró da Gota

15h – Wesley do Piseiro

* *Domingo (13)*

13h – Forró Quentão

15h – Lucas Silva

Torneio HB de Futsal chega à segunda edição em Caruaru com o dobro de participantes neste sábado (12)

Caruaru vai reviver os tempos de ouro das quadras escolares neste fim de semana com a realização da segunda edição do Torneio HB de Futsal, um evento que celebra a amizade, a paixão pelo esporte e a nostalgia dos jogos estudantis. A competição acontece neste sábado (12) e domingo (13), a partir das 8h, no Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, com entrada gratuita e aberta ao público.

Idealizado e organizado por Paulo Roberto, em parceria com a Secretaria Executiva de Esportes de Caruaru, o torneio tem uma proposta diferente: reunir ex-alunos de escolas de Caruaru para representar os colégios onde estudaram, em partidas cheias de memória afetiva e espírito esportivo. Este ano, o evento dobra de tamanho: dezesseis equipes vão disputar a taça, o dobro da edição anterior, que contou com a participação de oito colégios.

Cada time é formado por até 15 atletas, todos ex-estudantes das instituições representadas. O torneio promete movimentar o cenário esportivo local e fortalecer os laços entre amigos e antigos colegas de escola.

A expectativa é de um grande público prestigiando as partidas, que serão disputadas ao longo dos dois dias de evento. A entrada é livre e gratuita, e a torcida está mais do que convidada a vibrar por suas antigas escolas.

“Mais do que uma competição, o Torneio HB é um reencontro com o passado, uma homenagem a época em que o futsal fazia parte do nosso dia a dia nos colégios. É emocionante ver tantas pessoas voltando às quadras com o mesmo entusiasmo de antes”, disse o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel.

*Serviço:*

Torneio HB de Futsal – 2ª edição

📍 Ginásio Municipal de Caruaru

📅 11 e 12 de julho (sábado e domingo)

Prefeitura de Caruaru inicia campanha para regularização de postos de combustíveis

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), deu início a uma campanha de regularização para os postos de combustíveis do município. A medida visa garantir o cumprimento da Lei Complementar Nº 159, que determina os procedimentos de licenciamento, construção e instalação destes estabelecimentos, atualizando as normas que estavam em vigor desde 1977.

Uma das exigências é que os postos possuam autorização urbanística e ambiental para funcionar, garantindo mais segurança para o público e cuidado com o meio ambiente. Além disso, as normas determinam as medidas de organização e sinalização para as instalações, incluindo a necessidade de acessibilidade para pedestres e de pisos impermeabilizados para áreas de lavagem e lubrificação.

Para a instalação de gás natural, também são previstas medidas específicas, incluindo a área delimitada de funcionamento e os afastamentos mínimos previstos na legislação nacional para minimizar os riscos de acidentes. Também é proibida a instalação de novos postos que desrespeitem a distância mínima de 200 metros de pontes, viadutos, canais e lagoas.

Os estabelecimentos que já possuem licenciamento ambiental terão o prazo de 6 meses para dar início à regularização urbana junto à URB. Todas as determinações estão presentes no Diário Oficial de 18 de junho de 2025.

Hospital da Mulher do Agreste completa dois meses com 1 mil partos realizados

O Hospital da Mulher do Agreste (HMA), inaugurado pela governadora Raquel Lyra, em 09 de maio, na cidade de Caruaru, completa dois meses com 1 mil partos realizados e quase de 8 mil atendimentos. Desde o primeiro dia de atendimento à população, em 10 de maio, até 11 de julho, foram 1 mil nascidos vivos, sendo 581 (58,2%) por meio de partos normais e 418 (41,8%) cesarianas. Em julho, já são 145 nascidos vivos, sendo 83 (57,2%) por partos normais e 62 (42,8%) cesáreos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HMA, no mês de maio, houve 407 nascidos vivos, sendo 238 (58,6%) por partos normais e 169 (41,4%) por partos cesáreos. Já em junho, foram 448 nascidos vivos, sendo 261 (58,1%) partos normais e 187 (41,9%) cesáreos.

De Pesqueira, Maria Raniele Firmino dos Santos, de 17 anos, teve a primeira filha no HMA, marcando, assim, o milésimo parto da unidade. A pequena Laís Stéfany nasceu de parto normal, nesta sexta-feira (11/07). “Fui muito bem acolhida. Não tenho o que falar!”, expressou a puérpera Maria Raniele. “A gente vai espalhar [a notícia]!”, complementou a mãe dela, Maria Fernanda Firmino.

Aguardado há mais de uma década pela população, o Hospital da Mulher do Agreste Luísa Cavalcanti Maciel é a primeira das cinco maternidades que serão construídas pelo Governo de Pernambuco com foco na ampliação da assistência materno-infantil no Estado. A unidade atende mais de 50 municípios pertencentes a IV e V Regionais de Saúde, com a previsão de realizar cerca de 8 mil partos por ano (mais de 10% dos partos realizados em todo o Estado).

A diretora do HMA, Bárbara Florêncio, destaca a necessidade da regionalização dos serviços de saúde. “Oferecemos todos os serviços de assistência na linha de cuidado na saúde da mulher, de forma regionalizada, como indica o Sistema Único de Saúde (SUS): um trabalho em rede, com regulação. Além disso, prezamos pela humanização no partejar, com incentivo ao parto normal, com o mínimo de intervenções e ofertando a cesárea quando necessário. Ainda no dia 10 de maio, após o primeiro nascimento por cesárea, celebramos o segundo, por via de parto normal, ocorrendo de forma humanizada, enfatizando o protagonismo da mulher durante o trabalho de parto, onde a paciente pôde ter livre escolha, com o mínimo de intervenções possíveis e escolha do acompanhante”, afirmou.

Com um investimento total de R$ 84,8 milhões, a unidade conta com 190 leitos para garantir atendimento especializado e humanizado 24 horas por dia a urgências de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI neonatal e adulta, bloco cirúrgico com cinco salas e ambulatórios especializados com serviços de ginecologia, obstetrícia, mastologia, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia pélvica, odontologia, entre outras áreas. Também estão disponíveis no Centro de Imagem exames como ultrassonografia convencional e com doppler, tomografia computadorizada, mamografia, bem como histeroscopia, o que reduz a necessidade de posicionamento de pacientes para a capital.

A unidade conta ainda com um espaço equipado para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, às grávidas, às mulheres no pós-parto e aos bebês que necessitam de uma assistência contínua sem a necessidade de internação hospitalar: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (Casa de Maria), que tem 20 alojamentos com o suporte de profissionais especializados. Além disso, há ainda o Canguru, com 15 leitos, sendo 05 de fototerapia, onde as mães ficam responsáveis pelos cuidados com os recém-nascidos, sob auxílio e acompanhamento da equipe multiprofissional formada por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A enfermeira Thamires Orácio, supervisora da Casa de Maria e do Canguru, destaca as ações realizadas com a finalidade de criar vínculo entre equipe e mulheres. “É importante criar uma ambientação e dinâmica para que elas se sintam acolhidas, como se estivessem em casa. Por isso, realizamos atividades com jogos, bingos, pinturas, palestras, filmes, conversas, entre outras. Recentemente, realizamos cafés juninos, a fim de inserir essas mulheres nas tradições vivenciadas na época, em um momento em que estão vulneráveis e necessitando de suporte”.

A técnica em enfermagem Geane dos Santos, de 39 anos, moradora do município de Garanhuns, permanece há cerca de um mês no Canguru, desde o nascimento prematuro do filho. “Sou técnica em enfermagem, mas ainda não trabalhei na área. Hoje, tenho como espelho o acolhimento da equipe do Hospital da Mulher do Agreste e quero seguir o exemplo quando tiver a oportunidade de atuar, em um futuro breve”.

A mãe foi surpreendida pela equipe multiprofissional com a celebração do primeiro “mesversário” do pequeno José Lorenzo. “Ela havia perguntado se podíamos encomendar um bolo e comprar uma roupinha para a celebração de um mês do bebê. Afirmei que poderíamos providenciar para a semana seguinte, mas a surpreendemos na data na qual ele completou um mês. Foi emocionante!”, relembrou a supervisora do Canguru.

As outras quatro maternidades que serão entregues pela governadora Raquel Lyra serão construídas nos municípios de Igarassu, Garanhuns, Serra Talhada e Ouricuri.

Pernambuco Meu País 2025: Governo do Estado amplia festival, que chega a 10 cidades do Agreste e Sertão

Lançado no ano passado como uma das principais novidades culturais do Estado, o Festival Pernambuco Meu País retorna ainda mais forte em 2025. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (11), que a segunda edição do evento acontecerá entre 25 de julho e 7 de setembro, em 10 municípios do Agreste e Sertão, impulsionando a economia e o turismo locais. A programação contará com mais de 900 ações gratuitas, entre shows, espetáculos, filmes, mostras de fotografia, feiras de artesanato e cortejos. Para esta edição, o Governo de Pernambuco aportou mais de R$ 30 milhões. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente no lançamento.

“Este ano vamos realizar um festival ainda maior, alcançando 10 cidades e integrando essa política pública a eventos tradicionais, como a Festa dos Estudantes de Triunfo, o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte e o Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas. A programação começa em 25 de julho, com mais de 900 atrações, sendo 90% contratadas via editais. O objetivo é promover um festival descentralizado, chegando às comunidades mais distantes das sedes municipais, envolvendo toda uma região que será voltada, durante esse período, a fazer de Pernambuco o país da cultura”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Participam desta edição as cidades de Salgueiro e Triunfo, de 25 a 27 de julho; Buíque, de 1° a 03 de agosto; Bezerros/Serra Negra e Taquaritinga do Norte, de 8 a 10 de agosto; Pesqueira, de 15 a 17 de agosto; Gravatá, entre de 22 a 24 de agosto; Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto; e Caruaru, de 5 a 7 de setembro.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou como o festival será integrado às programações locais, respeitando e fortalecendo as tradições de cada cidade participante. “Três cidades receberão o palco Pernambuco Meu País dentro das suas festividades: Taquaritinga do Norte, com o Festival do Café; Triunfo, com a Festa dos Estudantes; e Riacho das Almas, no Festival do Frio do Vitorino. Os outros sete municípios receberão todo evento”, detalhou a titular da pasta.

Além do palco Pernambuco Meu País, haverá outros palcos espalhados pelas cidades abordando diversas linguagens, como artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, fotografia, gastronomia, literatura, moda, culturas populares, dança e teatro. “O Pernambuco Meu País trabalha todas as linguagens culturais. É feita uma curadoria multidisciplinar com especialistas em todas as áreas, não estamos falando apenas de música. É uma grande festa da cultura que tem desdobramentos muito importantes para a economia do estado de Pernambuco”, evidenciou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.

Este ano, o festival homenageia o ceramista caruaruense Mestre Manuel Eudócio (em memória), a mestra do coco de Arcoverde Severina Lopes e o rabequeiro e folclorista da Zona da Mata Mestre Salustiano (em memória). “Estou muito feliz porque fui homenageada aqui. É o nosso trabalho sendo valorizado. Para todo mundo que for ao festival em Arcoverde, em minha casa, procure assistir e valorizar o nosso Coco Raízes de Arcoverde”, comemorou a mestra Severina Lopes.

Estreado no festival, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou a chegada da iniciativa à cidade. “Estamos com uma expectativa imensa. Nossa cidade tem uma grande riqueza cultural. Salgueiro depende muito do turismo e da economia local, um evento como o Pernambuco Meu País traz um público grande para a nossa cidade”, disse o gestor municipal.

Em 2025, o festival começa sempre nas quintas-feiras, quando o grupo mambembe Trupe Pernambuco Meu País chega a cada cidade convidando o público para entrar no clima da festa, com muita brincadeira e diversão. Já o FormaPE movimenta as cidades-sede a partir das quartas-feiras com oficinas e workshops.

“Esse exemplo que o Governo do Estado está dando, de incentivar a cultura e espalhar ela por todo o Estado, é um momento muito significativo. A cultura é a alma do nosso povo”, celebrou o deputado estadual João Paulo.

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Joãozinho Tenório, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas), Lucielle Laurentino (Bezerros), Padre Joselito (Gravatá) e Marcos Cacique (Pesqueira); a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda; os presidentes da Empetur, Eduardo Loyo; do Porto do Recife, Paulo Nery; do DER, Rivaldo Melo; da Adepe, Ana Luiza Ferreira; e do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas.

*PROGRAMAÇÃO – PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS*

SALGUEIRO

25/07

Espetáculo Pernambuco Meu País

Kelvis Duran

Adílson Ramos

Juarez

Pablo

DJ Pedro Humberto (intervalos)

26/07

Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho

Douglas Leon

Ramon Schnayder

Xande de Pilares

Xanddy Harmonia

Murilo França DJ (intervalos)

27/07

Coral Aboios de Serrita

Joquinha Gonzaga

Anjo Azul

Mastruz com Leite

Limão com Mel

DJ Kaliu (intervalos)

BUÍQUE

01/08

Espetáculo Pernambuco Meu País

Antúlio Madureira

Banda de Pau e Corda

Mano Walter

Roberta Miranda

DJ Anunnak (intervalos)

02/08

Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda

Rogéria Dera

Sofia Freire

Silva

Luedji Luna

DJ Spider (intervalos)

03/08

Samba de Coco Raízes de Arcoverde

Barbarize

Jéssica Caetano

Hungria

Xamã

DJ Tiger (intervalos)

BEZERROS (SERRA NEGRA)

08/08

Espetáculo Pernambuco Meu País

Lia de Itamaracá

Banda Ave Sangria

Lobão

Jota Quest

DJ Salvador (intervalos)

09/08

Afoxé Alafin Oyó

Renata Rosa

Tássia Reis

Mago de Tarso

Baiana System

DJ Ari Falcão (intervalos)

10/08

Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda

Morganna Bernardo

Cátia de França

Frevo Mulher (Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Maria Gadú e Roberta Sá)

Teatro Mágico

DJ Renna (intervalos)

PESQUEIRA

15/08

Espetáculo Pernambuco Meu País

Doralyce

Teto

L7nnon

Matuê

DJ Baloo (intervalos)

16/08

Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte

Nando Cordel

Xangai

Juliana Linhares

Zeca Baleiro

DJ Big (intervalos)

17/08

Coco de Mulheres

Cascabulho

Clara Sobral

Michele Andrade

Vitor Fernandes

DJ Nuno (intervalos)

GRAVATÁ

22/08

Espetáculo Pernambuco Meu País

Fagner Chagas

Dorgival Dantas

Mara Pavanelly

Tarcísio do Acordeon

DJ Armandinho Reggae (intervalos)

23/08

Afoxé Omim Sabá

Lucas dos Prazeres

Gerlane Lopes

Diogo Nogueira

Alexandre Pires

DJ João Guerra (intervalos)

24/08

Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Chico Chico

Lenine

Biquini Cavadão

Falcão

DJ 440 (intervalos)

ARCOVERDE

29/08

Espetáculo Pernambuco Meu País

Lirinha

Nação Zumbi

Wiu

Maneva

Renato L (intervalos)

30/08

Samba de Coco Irmãs Lopes

Mestre Ambrósio

Viradouro

Mart´nália

Seu Jorge

Infa Vermelho (intervalos)

31/08

João do Pife e Banda Dois Irmãos

Quinteto Violado

Petrúcio Amorim

Batista Lima

Projeto Dominguinho (João Gomes, Mestrinho e Jota.pê)

Duart (intervalos)

CARUARU

05/09

Espetáculo Pernambuco Meu País

Junio Barreto

José Augusto

Fábio Jr

Alcione

DJ Vibra (intervalos)

06/09

Maracatu Piaba de Ouro

Lucas Mamede

Tiago Iorc

Criolo

Iza

DJ Nadejda (intervalos)

07/09

Meu Coração é Brega (Bandida, Ovelha Negra, Sedutora e Amigas do Brega)

Conde

Toque Dez

Tierry

DJ Kananda PX (intervalos)

Governo de Pernambuco entrega requalificação de via em Olinda e autoriza obras para 2ª Perimetral, Ponte Preta e outros corredores viários

Em mais ações para a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (11), a requalificação da Rua Lygia Gomes da Silva, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e autorizou a execução de novas obras em importantes corredores viários do município, que incluem a Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral), a Ponte Preta, Estrada da Mirueira e a Rua Pedro Álvares Cabral. Juntas, as intervenções somam mais de R$ 40 milhões em investimentos estaduais. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Entregamos a Rua Lygia Gomes, que era uma demanda muito grande da população, porque liga a cidade até a zona rural. Agora, as pessoas vão poder transitar aqui e viver com mais tranquilidade. Quem tinha que conviver com a lama para se locomover, agora tem um lugar decente para poder viver. Além disso, assinamos ordens de serviço importantes para o desenvolvimento urbano do município, que vão garantir muito mais qualidade no trânsito e na mobilidade de quem vive nessa região do nosso estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Principal via da zona rural de Olinda, a Rua Lygia Gomes da Silva recebeu melhorias que incluem 3,56 km de pavimentação, com sinalização, iluminação e outras ações. O trecho requalificado liga a Avenida Senador Nilo de Souza Coelho ao bairro Alto da Conquista, beneficiando diretamente moradores, pequenos produtores, comerciantes e o escoamento da produção local. O investimento total na obra foi de R$ 7,3 milhões.

Há 50 anos morando na rua, a dona de casa Josineide Epitácio de Lima contou que a pavimentação da via era uma demanda histórica da população. “Há 40 anos que nós ouvimos essa promessa e aguardávamos com muita ansiedade que essa rua fosse calçada, pois sofremos muito, andando na lama, tirando sapato para chegar na parada do ônibus da escola, mas o Governo de Pernambuco chegou e fez a diferença”, disse a moradora.

“Hoje choveu e ninguém está mais com o pé na lama. Chegamos aqui para entregar essa obra, mas também pra dar boas novas, com quatro ordens de serviço. Fora tudo o que está acontecendo, o Canal do Fragoso, que vai ser realidade na vida do povo de Olinda, a Pan Nordestina, e tantas outras que vêm pela frente”, disse a vice-governadora Priscila Krause.

A ordem de serviço para a restauração da Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral), uma das principais artérias viárias de Olinda, contempla a recuperação de placas de concreto, construção de 22 novas paradas de ônibus, nova sinalização viária, melhorias na iluminação pública com instalação de luminárias em LED e mais ações. O investimento é de R$ 15,6 milhões. Além disso, será realizado o recapeamento da Rua Pedro Álvares Cabral e a manutenção de um trecho da Estrada da Mirueira, as duas com orçamento de R$ 1,2 milhão.

“Quando os governos se juntam, se unem e dão as mãos, quem ganha é a população. E é isso que estamos fazendo hoje aqui, dando à população uma política pública de qualidade e o Governo do Estado tem sido um parceiro muito grande do nosso município. Olinda ainda só tem a crescer e a ganhar”, celebrou a prefeita do município, Mirella Almeida.

*PONTE PRETA* – Também foi dada a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Ponte Preta, na Avenida Pan Nordestina (PE-15), um dos principais gargalos de mobilidade na RMR. O investimento é de R$ 15,9 milhões e a intervenção vai beneficiar diretamente os mais de 26 mil veículos que circulam diariamente pelo local.

A obra prevê recuperação e reforço estrutural da ponte, alargamento para quatro faixas por sentido (como o restante da PE-15), calçadas acessíveis, ciclovia segregada, nova iluminação pública em LED, a continuidade da faixa exclusiva para o BRT, e mais.

“É muita obra, obra que melhora a vida das pessoas, e que gera emprego e renda. Podemos ver a rua Lygia Gomes pronta, que é a única rua de acesso para a zona rural de Olinda, e vamos ver todas as outras serem feitas”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “São obras importantíssimas, além do tapa-buracos que vamos fazer na Mirueira, que é uma estrada importante de grande fluxo e utilização”, explicou o diretor da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

Também prestigiaram o evento o secretário-executivo da Casa Civil, Igor Cadena; o diretor-presidente da Perpart, Francisco Amaral; o presidente de Cepe, João Baltar Freire; vereadores e outras lideranças políticas locais.

Governadora Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife, ao lado do ministro José Múcio

Em cerimônia realizada na Base Aérea do Recife, nesta sexta-feira (11), a governadora Raquel Lyra participou da inauguração da nova Torre de Controle de Aproximação do Tráfego Aéreo, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio. Durante o evento, que ainda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, houve a transferência de subordinação da Base Aérea do Recife para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Com a mudança, a unidade passa a coordenar o tráfego aéreo das capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Recife.

Durante seu discurso, a gestora comentou que a nova estrutura consolida Pernambuco como polo logístico e tecnológico da aviação. “É motivo de agradecimento e honra ver Pernambuco garantir um novo patamar do ponto de vista estratégico para o Brasil. A Base Aérea do Recife se torna um local estratégico para o Nordeste, alcançando um novo patamar de investimento da Aeronáutica. Além de ser importante para o Exército Brasileiro, torna o estado um HUB de todo o Nordeste, alavancando o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecendo a nossa segurança”, destacou Raquel Lyra.

A iniciativa representa uma mudança administrativa com efeitos diretos na gestão do tráfego aéreo da região. Com a incorporação da base ao DECEA, o Estado passa a sediar o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil. A estrutura concentra o controle de voos em rotas de aproximação de quatro capitais do Nordeste, ampliando a segurança, eficiência e capacidade de resposta operacional da Aeronáutica na região.

Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou os investimentos realizados pelas Forças Armadas no Estado. “A Base Aérea do Recife tem importância estratégica para o Brasil, e essa integração fortalece a Defesa nacional. As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado, sempre prontas para servir nos momentos mais desafiadores. Defesa e diplomacia caminham juntas, e precisamos investir mais nessa estrutura essencial. Pernambuco tem um passado glorioso e merece um futuro ainda melhor”, pontuou.

A centralização em Recife reduz custos operacionais, moderniza processos e melhora a comunicação entre controladores, contribuindo para a pontualidade dos voos e a economia de combustível. “A Torre de Controle de Aproximação amplia nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo com mais eficiência e segurança. Pernambuco ocupa posição central nesse novo modelo. Esta estrutura fortalece a atuação da Aeronáutica no Nordeste e no Brasil”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Estiveram presentes os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Infraestrutura e Mobilidade) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); os deputados federais Pastor Eurico e Pedro Campos; e os estaduais Renato Antunes e Mário Ricardo. Também compareceram os comandantes General Maurílio Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Marcello Lobão Schiavo, do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).

O “Camarim dos Sonhos”, no Caruaru Shopping, é garantia certa para a criançada

O Caruaru Shopping realizará, no dia 12 de julho, o “Camarim dos Sonhos”. O evento acontecerá no corredor do supermercado, das 15h às 18h, e, na ocasião, irá se transformar em um verdadeiro camarim para a criançada.

Nessa tarde superespecial, os pequenos poderão viajar na imaginação, com cabelo maluco, cabelo colorido, maquiagem divertida e outras surpresas típicas de um camarim infantil cheio de criatividade.

“Tudo será realizado por uma profissional com produtos hipoalergênicos e muita segurança”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O evento é gratuito e está disponível para crianças a partir dos três anos de idade.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Festival de Inverno de Garanhuns abre sua 33ª edição na Praça Mestre Dominguinhos

Começou oficialmente nesta quinta-feira, 10 de julho, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com o tema “Tradição viva, cultura em movimento”, em sua edição especial de 35 anos de história. Cerca de 80 mil pessoas se reuniram na Praça Mestre Dominguinhos para curtir a noite do brega, ritmo que emociona gerações e vem crescendo a cada ano.

Durante a programação, o prefeito Sivaldo Albino anunciou duas atrações para o próximo ano: Raphaella Santos na noite do Brega no FIG e Tarcísio do Acordeon na noite do Forró. Com esse início, Garanhuns reafirma seu título como terra dos grandes festivais, unindo tradição e diversidade em um evento que movimenta a cidade até o dia 27 de julho.

A noite teve início com a apresentação da Banda Kitara, que aproveitou a ocasião para gravar seu novo DVD no palco principal do Festival. Em seguida, Conde Só Brega, conhecido como o rei do brega, fez todo o público cantar junto e entrar no clima da festa com um show repleto de sucessos.

Na sequência, Priscila Senna levou o brega romântico ao palco, emocionando a multidão com um repertório que mesclou antigos sucessos e músicas novas. Durante a apresentação, ela chamou ao palco Carina Lins, Andrielly Souza e Luanny Vital, que participaram do show em momentos especiais, dividindo os vocais com a cantora. Encerrando a primeira noite, o cantor Tayrone levou seu arrocha romântico ao palco e fez o público cantar e dançar do início ao fim. Mesmo com a chuva que caiu durante toda a noite, a Praça Mestre Dominguinhos permaneceu cheia, com o público animado até a última atração.

O Festival segue nesta sexta-feira (11) na Praça Mestre Dominguinhos, com mais uma noite de grandes atrações: PV Calado, Neiff, Xamã e Matuê.

Campanha quer regularizar postos de combustíveis em Caruaru

Posto de combustível

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), deu início a uma campanha de regularização para os postos de combustíveis do município. A medida visa garantir o cumprimento da Lei Complementar Nº 159, que determina os procedimentos de licenciamento, construção e instalação destes estabelecimentos, atualizando as normas que estavam em vigor desde 1977.

Uma das exigências é que os postos possuam autorização urbanística e ambiental para funcionar, garantindo mais segurança para o público e cuidado com o meio ambiente. Além disso, as normas determinam as medidas de organização e sinalização para as instalações, incluindo a necessidade de acessibilidade para pedestres e de pisos impermeabilizados para áreas de lavagem e lubrificação.

Para a instalação de gás natural, também são previstas medidas específicas, incluindo a área delimitada de funcionamento e os afastamentos mínimos previstos na legislação nacional para minimizar os riscos de acidentes. Também é proibida a instalação de novos postos que desrespeitem a distância mínima de 200 metros de pontes, viadutos, canais e lagoas.

Os estabelecimentos que já possuem licenciamento ambiental terão o prazo de 6 meses para dar início à regularização urbana junto à URB. Todas as determinações estão presentes no Diário Oficial de 18 de junho de 2025.