O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimam que 15,3 milhões de pessoas compraram passagens pela internet em 2014 – incluindo bilhetes aéreos, de trem e de ônibus. A projeção foi feita com base em uma pesquisa encomendada pelas duas instituições para analisar o mercado de turismo na internet Além disso, o estudo mostra que o índice de satisfação com a compra de passagens pela web chega a 94%. O valor médio por compra é de R$ 1.079,00 (incluindo trechos nacionais e internacionais). A pesquisa foi realizada junto a 676 internautas de todas as capitas brasileiras entre os dias 5 e 8 de janeiro. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.
O estudo aponta que o consumidor dos serviços turísticos online é formado por homens e mulheres, de todas as idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Mas quando são analisadas apenas as especificidades das categorias de passagens e de reservas em hotéis, nota-se uma predominância de pessoas das classes A e B e com pós-graduação. De modo geral, o estudo indica que o número de consumidores virtuais deste mercado (passagens, reserva de pousadas e hotéis e pacotes turísticos) em 2014 foi de 18,6 milhões.
Sites nacionais lideram as compras de passagens
A pesquisa mostra que três em cada dez internautas (35%) brasileiros compraram passagens aéreas, de trem e de ônibus pela internet em 2014. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti, em geral os dados da pesquisa concluem que o consumidor brasileiro é bastante satisfeito com as compras de passagens pela internet (94%). “O alto grau de satisfação com as compras de passagens pela internet também pode ser confirmado pelo baixo índice de problemas relacionados às compras neste segmento, que é de apenas 5%, de acordo com os entrevistados do estudo”, disse.
Os sites nacionais concentram 81% das compras de passagens pela internet (os de compras coletivas concentram 14% das transações). De acordo com os internautas ouvidos pelo estudo, os fatores que mais motivaram a compra pela internet têm a ver com a necessidade da compra (51%) e o surgimento de uma oferta imperdível (20%). A rejeição às compras de passagens pela internet, ou seja, pessoas que não comprariam este tipo de serviço em hipótese alguma é muito baixa: de apenas 3%.