Economia cresce e põe fim à recessão histórica

Depois de dois anos da maior recessão da história, a economia brasileira ganhou fôlego diante das reformas econômicas e o País voltou a crescer. No primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% em comparação com o trimestre imediatamente anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira (1°).

No primeiro trimestre de 2017, o resultado para o PIB foi influenciado, principalmente, pelo expressivo resultado do setor agrícola. De janeiro a março, a agricultura cresceu 13,4% sobre o trimestre imediatamente anterior, em função da supersafra deste ano.

O desempenho veio acima do esperado tanto pela equipe econômica quanto pelos analistas do mercado financeiro, em uma demonstração da melhora dos indicadores econômicos em meio a um cenário de queda nos juros e na inflação. Para este ano, a projeção aponta para o primeiro crescimento do PIB desde 2014, a uma taxa de 0,5%.

Nesse contexto, a aprovação das reformas econômicas é importante para consolidar esse quadro positivo da economia e impedir o recuo de investimentos e crescimentos no País nos próximos anos. Com o teto dos gastos, a reforma da Previdência Social e a modernização trabalhista devem ampliar a confiança e impulsionar a geração de empregos.

Investimentos

No trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), como é conhecido o indicador de investimentos, ficou em 15,6% do PIB no trimestre.

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, os investimentos ficaram estáveis em queda de 1,6%, enquanto atenuaram o resultado negativo em relação ao acumulado dos quatro trimestres anteriores. Nessa base comparação, houve um recuo de 6,2% contra retração de 10,2%.

Consumo

Com a queda de juros e da inflação, o consumo das famílias continuou em queda, mas apresentou melhora ao sair de um recuo de 0,5% no último trimestre de 2016 para um resultado negativo de 0,1% no primeiro trimestre deste ano.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, o consumo das famílias também apresentou recuperação. As despesas das famílias saíram de um resultado negativo de 4,2% para um recuo de 3,3% de janeiro a março de 2017.

Terminam hoje (02) as inscrições para o 9º Festival de Quadrilhas de Agrestina

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Termina nesta sexta-feira (02) o prazo para se inscrever no 9º Festival de Quadrilhas de Agrestina. As inscrições podem ser feitas por e-mail até as 19h.

Na segunda-feira (05) será feito o sorteio da ordem de apresentação das juninas nas eliminatórias e posteriormente todas serão comunicadas. Para mais informações, como solicitação do regulamento e da lista de documentos necessários, entre em contato através do telefone: (81) 3744-1103 (Ramal 230) ou pelo e-mail: sctjagrestina@gmail.com.

Alberes Lopes pede ampliação do terreno do Aeroporto de Caruaru

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O terreno que abriga o Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste pernambucano, deverá ser ampliado em breve. A proposta é do vereador Alberes Lopes (PRP), que apresentou requerimento, aprovado na Câmara Municipal, solicitando à Prefeitura de Caruaru a doação de uma área nas proximidades da cabeceira da pista de pouso e decolagem do aeródromo para receber voos comerciais.

De acordo com Alberes Lopes, que vem tomando providências para requalificar o aeroporto, a melhoria do local passa pela ampliação da pista de pouso e decolagem, para anteder exigências da Anac. “Caruaru é um polo comercial para todo o interior do Estado e necessita de um aeroporto funcionando para importar e exportar as mercadorias para todo o país. Para que haja a melhoria no aeroporto, é necessário também a ampliação da sua pista e nós já estamos nos antecipando para esse problema” explica Alberes.

Atualmente, o Aeroporto de Caruaru recebe apenas voos executivos, mas as companhias aéreas Azul, Gol, Passaredo e Avianca já demonstraram interesse em operar voos comerciais na cidade e vêm conversando com o Governo do Estado, que deverá privatizar a administração, através de processo licitatório. “A economia de Caruaru e da região Agreste está perdendo com o não funcionamento do aeroporto”, afirma Alberes Lopes.

DeVry/Unifavip recebe evento de moda com parceria do Sebrae e Senai.

O Sebrae e Senai em parceria com a DeVry|Unifavip realiza o Inova Moda – Inverno 2018, o evento tem como proposta aproximar o mercado acadêmico com público-alvo de alunos, profissionais e empresários do setor. Com o tema Utopias, o evento conta com palestra do designer e gestor do Inova Moda em Pernambuco, Cleber Lima. O Inova acontece na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 19h na DeVry|Unifavip.

O encontro pretende discutir soluções estratégicas e inteligentes, sobre o posicionamento do mercado da moda, desenvolvimento de produtos com relação a todo o momento atual do consumo com temas relevantes sobre tecnologia, comportamento, negócios e design. Será colocado em pauta também como as empresas podem se tornar competitivas, e principalmente levar em conta o ponto de vista de vista do designer e do mercado de criação, pois é necessário não só vender o produto, mas agregar a percepção criativa, a expressão, o ponto de vista do proprietário e do seu público e não só vender o produto por produto.

Com o foco em apresentar as tendências de moda para os micro e pequenos empresários da região, o palestrante Cléber Lima, afirma que é de fundamental juntar o mercado com os universitários, pois há uma demanda crescente sobre a profissionalização das ações e do ambiente de trabalho, que podem ser desenvolvidas com uma visão mais racional e profissional. O designer ainda complementou que encontros como esses formam uma rede de interessados, possíveis trocas de informações e experiências que todos saem ganhando, “Uma oportunidade que todos os interessados possam pensar juntos o que é melhor para o cenário local da moda com base no futuro próximo”, finaliza.

O Inova Moda Inverno 2018 é gratuito e acontece na biblioteca da Devry|Unifavip, localizada na Rua Adjar da Silva Casé, 800 – Indianópolis, Caruaru no dia 07 de Junho das 19h às 21h. As inscrições são feitas através do link: http://bit.ly/2se3vpY. Mais informações: 3705 1767.

Alta taxa do desemprego em Pernambuco vem atraindo a procura pelo próprio negócio

De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de desemprego no Nordeste saltou de 12,8% para 16,3%, no primeiro trimestre de 2017. No país a taxa de desocupação foi de 13,7%, correspondendo a mais de 14 milhões de brasileiros.

Apesar dessa realidade, a região é vista como promissora para o setor de franchising nos próximos anos. De acordo com o levantamento da ABF, o número de unidades franqueadas no Nordeste é de 5.119, o que representa 15%3 do mercado nacional. Em 2016 cresceu 23,2% no faturamento, atingindo um patamar de mais de R$ 3 bilhões.

Isso se deve ao fato de muitas pessoas enxergam as franquias como uma opção para voltar ao mercado de trabalho, mas que não deixa de ser uma bela oportunidade também para aqueles que desejam recomeçar a sua carreira profissional sem abrir mão de sua função atual.

Pensando em incentivar o empreendedorismo, a rede de franquias Ahoba Viagens busca pessoas que estejam fora do mercado (ou que desejem recomeçar profissionalmente independente de sua faixa etária), para atuar como franqueados da marca. A capacitação oferecida pela rede transforma uma pessoa comum em consultor de viagens e o torna apto para atuar no setor. Além da capacitação, a empresa presta todo o apoio para que o investidor se torne MEI (Micro Empreendedor Individual).

A Ahoba Viagens permite que você combine suas atividades como consultor de viagens com muitas ocupações, já que o franqueado poderá trabalhar em horários flexíveis. Para aqueles que já atuam como agente de viagens freelancers, é possível alavancar ainda mais os negócios devido à oportunidade de representar uma marca forte. Por conta disso, a rede oferece essa chance com um investimento a partir de R$ 3.900,00 (10 parcelas de R$ 390,00) no modelo Premium.

NINASSAU assina convênio com Esmape para cursos de pós-graduação e qualificação

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) firmaram parceria no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça, com a presença do Presidente do TJPE, Dr. Leopoldo Raposo, do Direitor da Esmape, Dr. Eurico Barros, e do Reitor da UNINASSAU, Dr. Janguiê Diniz, para oferecer cursos de extensão, qualificação profissional e pós-graduação na área de Direito. Os cursos serão destinados aos magistrados e servidores do TJPE lotados na capital e no interior do Estado.

Inicialmente, serão ofertados os cursos Direito das Famílias e Sucessões, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, Conciliação, Mediação e Arbitragem, Direito Penal e Processual Penal, Direito Civil e Processual Civil, Administração Pública, Gestão Pública, Licitação, Contratos Administrativos e Responsabilidade Fiscal e Psicologia Jurídica, com carga horária de 360h cada. As aulas serão ministradas em toda região metropolitana do Recife, bem como nas unidades da UNINASSAU nos municípios de Caruaru, Petrolina e Garanhuns.

Para o reitor da UNINASSAU, Janguiê Diniz, parcerias como estas são a comprovação da qualidade do ensino e do curso oferecido pela Instituição. “Poder colaborar com a Esmape nesta ação é ter o reconhecimento dela e todo o setor jurídico da excelência dos profissionais e projeto acadêmico que a UNINASSAU desenvolve para o curso de Direito”, explica.

A coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU, Carolinne Vieira, avalia o ensino aplicado na Instituição e ressalta a importância da parceria. “O acordo tende a contribuir para expandir o conhecimento, garantindo aperfeiçoamento profissional. Vale considerar que a UNINASSAU cumpre sua missão com o preparo de profissionais competentes e atualizados, capazes de atender as necessidades do mundo do trabalho e satisfazer as demandas da sociedade”, afirma.

De acordo com o diretor da Esmape, o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, “a parceria entre a UNINASSAU e a Escola Judicial será de grande valia para os magistrados e servidores para promover a capacitação contínua dos seus associados”. Os cursos estão previstos para começar no 2º semestre deste ano.

Bodega do Zezo chega à 7ª edição no Alto do Moura

Bodega do Zezo

Pedro Augusto

Quando o polo se refere ao do Alto do Moura, no São João da Capital do Forró, um dos espaços mais disputados e que costuma atrair pessoas de todo o Estado se refere à Bodega do Zezo. Em seu sétimo ano presente nos festejos de Caruaru, a casa temática oferecerá em 2017 o que há de melhor em termos de eventos juninos: open bar, almoço e jantar regional, além de translado Recife-Caruaru. Em paralelo, os forrozeiros que tiverem a oportunidade de conferir os atrativos da Bodega poderão dançar ainda aquele forrozinho arrochado com as apresentações de artistas e bandas do cenário pernambucano.

Responsável pela casa, o empresário Zezo Equipadora, destacou a elevada demanda neste ano pelas programações confirmadas. “Graças a Deus e com muito trabalho, temos consolidado a cada ano, a Bodega do Zezo como um dos principais espaços de eventos do São João de Caruaru. E em 2017 não será diferente. Devido aos serviços, a comodidade e a segurança oferecida ao longo das nossas últimas edições, neste ano, a procura por ingressos para as cinco datas que serão disponibilizadas encontra-se muito grande. Faremos mais uma vez uma série de eventos maravilhosa”.

As cinco datas que farão parte da grade de programação da Bodega do Zezo 2017 corresponderão a 17, 18, 23, 24 e 25 deste mês. Nelas, se revezarão como as atrações musicais do espaço as bandas Luará, Xamegões do Forró, Toque Nordestino, Gel e Seus Manos, além do Forró do Pistolão, bem como os cantores Almir Rouche e Irah Caldeira. Ao longo de sua história, já passaram pelos palcos da Bodega os cantores Dominguinhos, Genival Lacerda, Bennil e Maestro Spok como também as bandas Fulô de Mandacaru e Santa Dose.

“Além de oferecer um espaço diferenciado, que atende a todas às exigências dos forrozeiros, a Bodega vem, ao longo de cada edição, contribuindo bastante para com o incremento do turismo caruaruense durante a realização do Maior e Melhor São João do Mundo. Para se ter ideia, em apenas oitos dias de divulgação na nossa página do Facebook, cerca de 40 mil pessoas estiveram visualizando a programação de 2017. Vale destacar que grande parte dessa gama de internautas que se mostrou interessada em nossos serviços desembarcará, com certeza, na Capital do Forró para festejar o São João na nossa casa gerando também receita para a economia da cidade”, complementou Zezo.

Ingressos com valores promocionais para a Bodega do Zezo 2017 estão sendo comercializados aos preços de R$ 160 (com ônibus de Recife-Caruaru e Caruaru-Recife) e R$ 100 (sem ônibus). As vendas estão sendo feitas através do site: www.ingressoprime.com.br, na fanpage da Bodega do Zezo (https://www.facebook.com/bodegadozezo/) , no Shopping Rio Mar, no Recife, e na Loja Zezo Equipadora, também na capital pernambucana. Mais informações pelo telefone: (81) 3974-6219.

Estrutura

Com capacidade para 500 pessoas por dia, numa extensão de 750 metros quadrados, a Bodega do Zezo conta com rampas de acessibilidade, equipe especializada de segurança, área coberta, três saídas de emergência, pronto-atendimento médico e bares descentralizados.

Como as empresas devem escolher benefícios para os colaboradores?

Um dos fatores que influencia diretamente no desempenho de um colaborador dentro de uma empresa é o benefício ofertado pela empresa. Pesquisas realizadas mostram que, além de manter o colaborador mais feliz e motivado, o que faz com que produza mais, a procura por um novo emprego ou a manutenção do atual dependem bastante das quantidades de benefício.

E como as empresas devem escolher os benefícios para seus colaboradores? Para o Gerente de Produto Benefício da ValeCard, Diego Battistella, alguns fatores devem ser levados em consideração. “O gestor deve partir sempre do princípio da retenção e atração aliado à valorização do colaborador”. Confira 6 dicas preparadas pelo especialista e que devem ser levadas em consideração para a escolha correta dos benefícios:

1. Pesquise a solidez do fornecedor

Essa etapa deve iniciar o processo. Pesquise fornecedores de confiança e que passem credibilidade. Caso contrário, a empresa pode ter problemas e gerar atritos com os colaboradores. “O que seria um benefício vira um problema e uma grande dor de cabeça para o gestor” – afirma Diego.

2. Avalie a rede credenciada

Esse é um outro fator que pode gerar desgaste. Não adianta oferecer um benefício que a rede de estabelecimentos não atende as necessidades dos colaboradores. Uma dica que ajuda é avaliar, por exemplo, se o benefício é aceito em uma rede de varejo que possui muitas filiais na cidade ou também uma rede para consumo local para compras próximo de casa.

3. Negocie as condições comerciais

É importante que o gestor avalie taxas e prazos e negocie com o fornecedor do benefício. Evidentemente, quantos mais colaboradores dentro de uma empresa, maior o poder de negociação para o gestor alcançar preços melhores.

4. Facilidade de comunicação com o fornecedor do benefício

A comunicação entre o fornecedor e o RH deve ser ágil e prática, assim como pelo usuário. Imagine o constrangimento de um colaborador se ele chegar no varejo e tiver algum problema para efetuar o pagamento por conta de alguma falha do fornecedor? Por isso os canais devem estar sempre a disposição. E o usuário deve ter a liberdade de fazer contato diretamente, via um 0800, por exemplo, com o fornecedor.

5. Existência de benefícios agregados para o empregador

E se os empregadores tiverem acesso a palestras e treinamentos que tenham ligação como os cartões selecionados? Além de um treinamento que explique as funcionalidades e melhor uso dos benefícios, é possível organizar ainda, por exemplo, uma palestra interna com um especialista convidado sobre vida saudável e os perigos da automedicação com relação ao cartão farmácia. O conhecimento pode ser compartilhado inclusive posteriormente com outros colaboradores.

6. Avalie benefícios para o usuário do cartão

Oferecer uma rede de descontos e brindes para os colaboradores é uma forma de agregar mais benefícios para eles. Investir em ações desse tipo vai ajudar os colaboradores a fazer melhor uso dos cartões. Imagine que durante, por exemplo, o outubro Rosa, todas as mulheres terão direito a um desconto na compra de medicamentos em uma drogaria credenciada?

SDSDH capacita técnicos e educadores para atuar em abordagens sociais

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A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru realizou na última quarta (31) um seminário voltado para os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do Município (CGD), para falar das ações que serão realizadas pela secretaria no período junino da cidade. O encontro aconteceu em um auditório da Asces, onde o secretário da pasta, Fernando Silva, apresentou o tema: Proteção Integral às Crianças e Adolescentes – o que fazer para além do São João?

O objetivo da capacitação foi o de buscar o integramento das ações estratégicas previstas para o enfrentamento às situações de violações dos direitos das crianças e adolescentes, durante o São João do município. Basicamente foram passadas as orientações de como serão realizados os trabalhos de abordagem com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, como trabalho infantil, exploração sexual, venda de bebidas alcóolicas à este público específico.

Outro ponto importante relatado no encontro foi sobre o Espaço de Proteção que a secretaria irá manter no Espaço Cultural Tancredo Neves, que será destinado aos filhos dos trabalhadores do evento. Nele, serão realizadas atividades lúdicas através do uso de televisão, filmes e também atividades artísticas como pintura, desenhos, oficina de leitura e espaço para repouso das crianças com lanche e água. Os menores serão direcionados para este local, em casos excepcionais, quando as famílias detectadas na festa não tiverem como realocar os menores para suas casas, por não terem com quem deixar os filhos.

Após o período da festa, o trabalho continua com as crianças, adolescentes e famílias identificadas, por cadastro, durante os festejos. Todos serão incluídos nos serviços previstos da Política de Assistência Social do município. “Este momento do seminário foi uma provocação para a gente trabalhar de forma integrada. Se cada entidade envolvida cumprir sua função, teremos, de fato, um trabalho de proteção às crianças e adolescentes. A importância desse seminário está nesse tom da integração, na divulgação das ações e no fortalecimento de proteção à este público nos grandes eventos”, pontuou o secretário Fernando Silva.

O seminário serviu de capacitação e reuniu técnicos e educadores da Assistência Social, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal da Criança (Condica), equipe do Capacita Suas (Sistema Único de Assistência Social). Além desses, participaram coordenadores do Serviço da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Serviço de Abordagem e também Centro Pop e a Casa de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua. No total estarão envolvidas 72 pessoas nas ações.

ARTIGO — Só a indústria pode diminuir o desemprego

Por João Marchesan

Pesquisas realizadas na indústria revelam que a cada R$ 10 milhões de demanda adicional em máquinas e equipamentos são gerados 280 novos empregos de forma direta, indireta e pelo efeito renda, concluindo-se que só a indústria pode diminuir o desemprego.

No entanto, não vemos nenhum esforço dos órgãos competentes para, por meio da retomada do crescimento da indústria, diminuir o desemprego no país. No momento o governo registra oficialmente 13 milhões de desempregados e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, acrescentando os sub-ocupados, fala em 24 milhões e 300 mil trabalhadores sem emprego, em um ambiente social que mostra sinais claros e perigosos de instabilidade.

Além do desemprego que assusta, as empresas não conseguem arcar com os seus compromissos e o temor assola o Brasil. Encomendamos, recentemente, uma pesquisa no Serasa e constatamos que mais de 70% do nosso universo de empresas registram algum problema fiscal e, não conseguem a tal da CND – Certidão Negativa de Débitos, indispensável para a empresa operar no mercado brasileiro, comprar, vender e conseguir financiamentos. Sem indústrias, sem emprego, a arrecadação cai e não há controle fiscal que dê conta.

Aí, perguntamo-nos por onde começar a reconstrução do nosso setor, ou melhor, por onde começar a reindustrialização do país, capaz de trazer o emprego de volta. Por onde começar o reemprego? Um programa do governo que pudesse fazer com que as empresas recuperassem a sua CND poderia ser um bom começo, porque, por meio de uma ficha limpa, as empresas poderiam voltar a vender, solicitar capital de giro e, consequentemente, reempregar.

Mas, infelizmente, o Programa de Regularização Tributária, instituído por meio da Medida Provisória 766/2017, não atende à maioria dos inadimplentes, especialmente no setor de máquinas, porque exige um pagamento inicial de 20% do débito total. Ora, se as empresas estão em situação de inadimplência junto à Receita Federal, afetadas pela crise e pelas restrições dos bancos na concessão de créditos, não é possível que as empresas tenham recursos para efetuar esse pagamento inicial.

Outra inadequação diz respeito à ausência de um pedido de carência para o pagamento das parcelas. Isso impede o pagamento do parcelamento juntamente com os recolhimentos dos impostos que estão vencendo. E, o pior, o PRT não permite redução do valor das multas e dos juros de mora, aumentando o montante dos débitos.

O problema dessa Medida Provisória é que permite o abatimento dos débitos tributários passados por meio da utilização dos prejuízos acumulados, contemplando apenas grandes empresas com lucro real. As que estão no regime de lucro presumido e simples nacional não têm necessidade de apurar os lucros e, com isso, não terão o benefício. Porém, o Brasil possui, em sua maioria, micro, pequenas e médias empresas, que não possuem lucro real e a Medida Provisória é destinada apenas às grandes empresas, alijando as de menor porte.

Uma forma de o governo voltar a efetivamente arrecadar, na medida em que faria um plano que permitisse às empresas voltarem a operar e empregar, seria por meio da extensão do prazo do parcelamento para até 240 meses; com um prazo de carência de até 24 meses; redução de 100% das multas e juros de mora; parcelamento dos débitos apurados até 31/12/2016; e cancelamento da cobrança do “sinal” de 20%.

Com essas medidas, talvez o setor tivesse como recomeçar e, acima de tudo, reempregar, gerando arrecadação de impostos ao governo, após o término da crise e quando houver a retomada da economia.