A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), realizada há 13 anos no Agreste pernambucano, continua surpreendendo o mercado nacional a cada edição. A 26ª RNMP, em especial, tornou-se um case de sucesso não apenas pelos números, mas, também, pela inovação. O evento passou a contemplar todos os setores da cadeia produtiva da moda, desde os fornecedores de insumos têxteis, passando pelos processos criativos e as soluções tecnológicas até a comercialização das peças, impulsionando a competitividade do Polo de Confecções do Agreste. O resultado não poderia ser diferente: mais de um milhão de peças comercializadas e R$ 20 milhões gerados em negócios.
Setor têxtil em evidência
A principal novidade da 26ª edição foi a criação da ala InoveTex, espaço exclusivo para fornecedores têxteis com empresas dos segmentos de fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e soluções financeiras. O ambiente teve entrada independente para acesso do público espontâneo e de compradores ligados ao setor com o objetivo de potencializar parcerias e negócios com novos mercados.
Representante comercial de uma das nove empresas expositoras do InoveTex, Everaldo Gualberto aprovou a expansão do evento para incorporar o setor têxtil. “Foi uma oportunidade que a Rodada de Negócios nos deu de, enquanto fornecedores de matéria prima e de componentes têxteis, estar mais próximos dos nossos clientes e de participar de um evento consolidado a nível nacional”, afirmou.
Mais competividade para microempresas
Nesta edição, o Pernambuco que Cresce, iniciado na 25ª RNMP como projeto piloto, foi incorporado de forma definitiva ao evento, mostrando a força das microempresas da região. A iniciativa, que teve início com a participação de cinco empresas, passou a contar com 16 expositoras representantes dos segmentos de moda masculina, feminina, jeans e infantil. O fluxo de compradores, durante os três dias da Rodada de Negócios, foi intenso e os contatos firmados vão garantir a produção de muitas marcas até o final do ano.
Expositor de moda infantil dessa ala, Jackson Silva apostou na ideia e não se arrependeu. “Havíamos participado da edição piloto do Pernambuco que Cresce e achamos bem proveitosa para a nossa empresa. Desde o começo, já superou nossas expectativas e nos ajudou muito nas vendas do primeiro semestre. Por isso, continuamos e estamos satisfeitos”, disse.