2ª etapa da Via Parque será entregue em fevereiro

Wagner Gil

As obras de construção da segunda etapa da Via Parque estão bastante avançadas e de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o cronograma será mantido. Esse trecho que se encontra sendo construído, segue o mesmo modelo da fase um e vai oferecer uma nova opção de mobilidade urbana. Já estão sendo implantadas ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas, praças de convivência, ecopontos e nova iluminação.

O segundo trecho oeste compreende a intersecção com a BR-104 até o Bairro Vila do Aeroporto. Neste espaço, a população poderá desfrutar ainda de diversos parques infantis integrando a uma paisagem que já tem bastante árvores e praças. “Um sonho está sendo realizado”, disse a estudante Maria de Fátima Melo e Silva. “Não precisaremos mais sair de nosso bairro, para praticar caminhada aos domingos na avenida. Agora, teremos nossa pista de cooper”, comemorou a estudante.

Para o comerciante Amaro Lins, é uma excelente oportunidade para geração de novos empreendimentos. “A Via Parque além de valorizar os imóveis que já existem, vai fomentar a construção civil e o comércio formal, pois muitas empresas abrirão nesse novo trecho. Já notamos uma grande procura por pontos comerciais”, disse seu Amaro.

A segunda etapa está orçada em mais de R$ 4 milhões, com previsão de conclusão para o mês de fevereiro de 2020. “Nós vamos cumprir esse cronograma”, confirmou o secretário de Governo, Rubens Júnior. Ele lembrou que o dinheiro para obra vem através de uma parceria entre a PMC e a Caixa Econômica, através do Finisa.

O projeto

Dividido em três etapas, a Via Parque é uma promessa de campanha da prefeita Raquel Lyra, que observou no trecho da linha férrea que corta Caruaru, uma oportunidade de lazer e qualidade de vida para os caruaruenses.

O projeto contempla um total de sete mil metros de intervenção, dividido em três eixos: Centro (já concluído), Leste (em fase de conclusão) e Oeste (com obras já iniciadas). “Nós idealizamos a Via Parque desde 2016 e como o único município do Estado a conseguir recursos do Finisa, colocamos esse projeto em prática. Ele conecta os territórios da Zona Oeste com os territórios do Centro e do Leste, trazendo mais qualidade de vida e mobilidade para a população de Caruaru”, afirmou a prefeita Raquel Lyra.

A primeira etapa é denominada de eixo Centro e vai do início da Avenida Rui Barbosa até o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Tem 2,2 quilômetros de extensão e teve custo de R$ 4,8 milhões. “Com esse primeiro trecho, a vida das pessoas mudaram. Mais de 150 mil já estão sendo beneficiadas de forma direta. Vamos usar este tipo de mobilidade para fazer esta integração entre pontos simbólicos da cidade, utilizando a Estação Ferroviária como elemento âncora deste projeto, fazendo sua ligação com a Zona Oeste e a Zona Leste de Caruaru”, concluiu o arquiteto Swami Lima.

Além de conter diversos espaços de lazer tanto para crianças como para as pessoas da terceira idade, o projeto irá contemplar aproximadamente 14 bairros da cidade, com uma estimativa de 150 mil pessoas beneficiadas.

Elogios

Para o vereador Heleno Oscar (Patriotas), além de qualidade de vida, a Via Parque está deixando a Capital do Agreste, com aspecto de cidade grande e organizada. “Quando você caminha pela Via Parque, principalmente no final da tarde, observa a grande quantidade de pessoas utilizando o equipamento. Teremos caruaruenses mais saudáveis”, disse Heleno Oscar.

Já o líder do Governo, Bruno Lambreta, destacou a quantidade de pessoas que são beneficiadas com a primeira etapa. “Milhares de pessoas já são beneficiadas. Com a segunda etapa sendo entregue no mês que vem, ganharemos ainda mais em mobilidade e qualidade de vida”, avaliou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *