Maior evento do Polo de Confecções do Agreste, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana bateu recorde de faturamento em sua 32ª edição, realizada na última semana. A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sebrae, realizadores do evento, era de que fossem movimentados R$ 15 milhões, o dobro do faturamento da mesma edição primavera/verão do ano passado. Mas o resultado foi ainda mais expressivo, superando em 300% e alcançando a marca de R$ 20 milhões em negócios. O resultado é melhor do que a edição realizada antes da pandemia.
Nos três dias de evento, de 15 a 17 de setembro, no Polo Caruaru, mais de 160 expositores tiveram a oportunidade de comercializar para lojistas de todo País seus produtos e serviços para a cadeia têxtil e de confecções. Mais de 300 compradores convidados abasteceram suas empresas com roupas, calçados e acessórios da alta estação, em maior volume vieram os do Norte e Centro-Oeste. O evento também foi palco para nova campanha publicitária do Polo de Confecções do Agreste intitulada “Moda PE”, que tem como slogan “É pra vestir e investir”, incentivando o consumo próprio e o investimento de larga escala por meio da revenda e da exportação de produtos.
A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, fez questão de destacar que a relevância do evento para todo o Estado motivou a escolha para o lançamento da nova campanha publicitária do Polo de Confecções. “Estamos vivendo um momento muito especial de retomada das atividades sociais e econômicas em Pernambuco e a Rodada de Negócios é um marco para esse processo de valorização da produção local e de fomento aos negócios. Por isso, lançamos aqui essa campanha de valorização e promoção da produção têxtil e de confecções, mostrando a criatividade, inovação e qualidade da nossa moda para vestir e para investir”, disse.
A presidente da Acic, Ivania Porto, destacou a importância das parcerias para realização do evento ao longo de 16 anos. “Ninguém consegue realizar nada sozinho, ainda mais quando se trata de um projeto da proporção da Rodada de Negócios, que vem se reinventando sempre. Nossos parceiros têm sido fundamentais e temos assumido juntos, a cada edição, o compromisso de dar seguimento à iniciativa, que se tornou um espaço indispensável de comercialização, networking e qualificação para nossa cadeia produtiva da moda. Enquanto Associação, só temos a agradecer por esse trabalho em conjunto”, enfatizou.
Para a diretora técnica do Sebrae, Adriana Côrte Real, a Rodada de Negócios tem todos os quesitos para ser impulsionadora da retomada da economia. “O evento é de suma importância, principalmente neste momento pandêmico, com uma desmobilização grande dos postos de trabalhos, dos empregos e de impacto para economia. Vimos na 32ª edição algo diferente, com uma participação maior das pessoas pelos próprios protocolos sanitários e pela dinâmica que a economia começa a restabelecer. E o Sebrae, como correalizador dessa iniciativa, desde o início, segue apoiando a participação ativa desses empresários, com foco na ampliação de mercado”, finalizou.
A RNMP contou com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) foram parceiros da iniciativa.