Entre os dias 21 e 24 de junho, São Paulo sediará a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo. São centenas de marcas expositoras, em segmentos que vão dos mais tradicionais, como alimentação, cosméticos e vestuário, até os inusitados, como fábrica de asfalto, buffet infantil e locação de equipamentos para a construção civil, entre outros. O investidor, além de ficar encantado com tantas possibilidades, corre o risco de sair da feira ainda mais confuso do que entrou nela. “É preciso se preparar para buscar uma franquia realmente adequada para seu perfil. Visitar todos os stands, de marcas e segmentos muito variados, só cansará o visitante”, alerta Eládio Toledo, Diretor da US Franchising, consultoria especializada em Expansão de Redes, Varejo e Franchising.
Há mais de 20 anos, Eládio Toledo auxilia franqueadoras na expansão de suas redes pelo Brasil e, consequentemente, empreendedores a encontrar marcas e segmentos adequados aos seus perfis. “Pela experiência adquirida, acredito que somente quem se prepara para visitar a feira, com olhos atentos e foco, consegue realmente encontrar boas oportunidades”, diz o especialista.
Toledo dá dicas para quem pretende visitar a ABF Franchising Expo 2017:
1) Como se preparar – A ideia é que você faça uma auto-avaliação: mapeie seus interesses, verificando quais são os segmentos com os quais mais se identifica. Descarte aqueles que não lhe interessam e evite visitar marcas que os representem na feira, por mais bonitos e atraentes que sejam seus stands. Depois de mapear seus interesses, pesquise sobre as empresas na Internet, veja quais estão na feira e programe a visita ao evento – preferencialmente, dedique dois ou três dias para conhecer as marcas.
2) Como agir na feira – A ABF Franchising Expo reúne os maiores especialistas de Franchising do Brasil e até do mundo. Eles estarão em seus stands, prontos não só para atender candidatos, mas também para orientar quem está buscando uma franquia. Por isso, visitar os stands de consultorias também é um acerto, quando se procura por um negócio. “Nós, consultores, conseguimos avaliar o perfil do investidor e indicar boas marcas a ele. É como quando você procura uma casa para comprar ou alugar: um corretor de imóveis consegue mostrar oportunidades mais precisas, conforme seu perfil. Nas consultorias, temos ferramentas de geomarketing para indicar, inclusive, os segmentos mais adequados para determinadas localidades. Essa ajuda amplia os horizontes e não custa nada ao candidato”.
Outra ferramenta exclusiva da US Franchising, que ajuda tanto o franqueado quanto o franqueador, é a Full Solutions. “Na verdade, trata-se de uma série de ferramentas científicas e comportamentais que auxiliam o franqueado a buscar a melhor franquia para seu perfil e o franqueador a determinar como se dará toda a expansão de sua rede, desde a formatação. Temos condições de auxiliar ambas as partes em suas tomadas de decisão, de maneira a fazer os processos mais assertivos”, explica Toledo.
3) Procure participar de algum curso – Se você tiver tempo, participe de um curso ou palestra da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Eles são realizados gratuitamente durante a feira e esclarecem muitos pontos importantes do relacionamento entre o franqueador e seus franqueados. “É ali, também, que você conseguirá avaliar seu nível de conhecimento do sistema de Franchising, podendo optar, adiante, por fazer mais cursos, que certamente o ajudarão a ser um franqueado de sucesso”, orienta o consultor.
4) Dê oportunidade a marcas que você não conhece – As marcas do segmento que você escolheu devem ser visitadas para que se faça uma comparação sobre o que oferecem. A primeira atitude de quem visita a feira é procurar justamente as maiores e mais conhecidas. Não há nada de errado nisso, mas, provavelmente, essas marcas oferecerão menos oportunidades de investimento porque já estão em boa parte do Brasil – e você não deseja ser canibalizado, certo? “É importante conhecer as marcas maiores e bem posicionadas e verificar o que elas oferecem. Mas, também é imprescindível visitar as menores e de menor visibilidade, porque elas podem ser excelentes negócios, principalmente porque os shoppings precisam variar seus mixes e os clientes também estão em busca de produtos e serviços diferentes. O importante é saber qual é a estrutura que essa marca nova lhe oferecerá e a solidez dela”, ensina Toledo.
5) Adeque sua procura ao seu investimento – Quem realmente procura uma franquia para investir precisa ter os pés no chão. “Não adianta você ter R$ 200 mil para investir e se iludir com uma franquia de R$ 350 mil. Pode parecer uma pequena diferença, mas, não é: lembre-se que, até o ponto de equilíbrio do negócio, que geralmente leva seis meses para ser alcançado, você precisará ter capital de giro e manter sua vida pessoal com recursos que não são provenientes da franquia. Por isso, é melhor adquirir um negócio mais seguro, dentro de seu padrão de investimento, para que seus recursos não se esgotem no terceiro mês de operação e você precise recorrer a empréstimos. Uma franquia não se mantém sem capital de giro. Por isso, avalie realmente seu potencial de investimento: o sistema de Franchising possui muitas marcas e, certamente, uma delas se adequará às suas necessidades e à realidade de sua operação”, finaliza o Consultor.