64% dos jornalistas latino-americanos desaprovam Michel Temer, mostra pesquisa Ipsos

Em pesquisa da Ipsos, formadores de opinião da América Latina foram questionados sobre como enxergam a atuação de 11 chefes de Estado da região. Os líderes com maior aprovação entre os entrevistados são Juan Manuel Santos, da Colômbia, com 74%; seguido pelo uruguaio Tabaré Vázquez com 70%, e em terceiro lugar Mauricio Macri, da Argentina, com 64%. O presidente brasileiro ficou em nono lugar com aprovação de somente 30%.

Do outro lado, os nomes com maior desaprovação são Nicolás Maduro, da Venezuela (91%); Enrique Peña Nieto, do México (67%); Michel Temer, do Brasil (64%), e o cubano Raúl Castro (64%).

A maior aprovação de Temer está entre os participantes brasileiros, com 41%, enquanto os jornalistas argentinos são os que mais o desaprovam (72%). Já os entrevistados brasileiros acreditam que a chilena Michelle Bachelet é a melhor presidente, com 73% de aprovação, e o pior líder é  Nicolás Maduro, da Venezuela, com 94% de desaprovação.

A pesquisa também comparou os resultados desta edição com a de 2015, levando em conta apenas os países que continuam com o mesmo presidente nesse intervalo de tempo.  Enquanto o colombiano Juan Manuel Santos lidera nesse ano com 74% de aprovação, há dois anos ele era o vice-líder, com 62% de acordo com seu governo. Em 2015, Tabaré Vázquez do Uruguai tinha o maior índice de aprovação (63%).

Já, Venezuela e México continuaram no fim da lista, apesar de o presidente mexicano ter crescido na avaliação, de 20 para 25%, não alterou sua posição com a de 2015. O líder venezuelano caiu de 12 para 6 % e continua com um índice alto de reprovação.

Realizada entre 11 novembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017, a pesquisa aconteceu em em 14 países da América Latina e entrevistou 295 formadores de opinião e jornalistas de destaque.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.ipsos.com.brwww.ipsos.comhttps://youtu.be/QpajPPwN4oEhttps://youtu.be/EWda5jAElZ0 e   https://youtu.be/2KgINZxhTAU.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *