Sete em cada dez brasileiros disseram, em pesquisa à Boa Vista SCPC, que irão acompanhar os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Realizada entre os dias 6 e 11 de junho, com cerca de mil respondentes em todo o Brasil, a pesquisa Hábitos de Consumo e de Comportamento do Brasileiro para a Copa do Mundo de 2018 constatou ainda que a maioria irá acompanhar pela TV aberta (48%), seguidos dos que assistirão em TV por assinatura (39%), Internet (9%) e Rádio (2%).
A pesquisa também identificou se os brasileiros que irão assistir aos jogos na TV pensaram em dar um upgrade, migrando de TV aberta para TV por assinatura, ou ampliando o pacote de canais. A maioria (97%) respondeu que não pretende fazer esse investimento por conta dos jogos da Copa.
Aos que irão assistir a cobertura da Copa pela TV, a maioria respondeu que fará em casa (54%), seguidos dos que farão na residência de amigos e familiares (21%), no trabalho (13%), em bares, restaurantes e padarias (8%) e em telões e locais públicos (2%).
O setor de alimentos e bebidas será o mais procurado pelos consumidores, superando o de artigos de festas, brindes ou esportivos. Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 70% dos consumidores irão comprar alimentos e bebidas para consumir durante os jogos da Copa do Mundo e 19% disseram que investirão em camisas e itens para animar a torcida (bandeiras, enfeites etc).
Dos entrevistados que vão gastar algum recurso por conta da Copa, 60% pretendem investir valores que não ultrapassam os R$ 200 com estas compras. Outros 22%, no entanto, estão dispostos gastar valores entre R$ 200 e R$ 400. Os que gastarão de R$ 400 a valores superiores a R$ 1000 são 18% dos entrevistados.
Já sobre o desempenho da Seleção Brasileira, 40% estão otimistas e acreditam que o Brasil vai ganhar esta Copa. Com a Seleção chegando à final, 70% responderam que irão festejar em casa ou na residência de amigos e familiares. 20% comemorarão em bares e restaurantes, e 10% nas ruas.
Metodologia
A pesquisa Hábitos de Consumo e Comportamento do Brasileiro para a Copa do Mundo de 2018, elaborada pela Boa Vista SCPC, teve por objetivo identificar os hábitos de compras dos consumidores para a comemoração da Copa do Mundo, suas preferências e a perspectiva de a Seleção Brasileira vencer o campeonato. Foi realizada de modo quantitativo, por meio de abordagem via internet, no período de 06 a 11 de junho de 2018. O universo é representado por consumidores de todo o Brasil, incluindo aqueles que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC (www.consumidorpositivo.com.br). A amostra é aleatória, não probabilística, alcançando aproximadamente 1.000 respondentes. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas, sendo 3% de margem de erro e confiabilidade de 95%.
SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.
Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.
Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.