A programação da nona edição do Festival de Cinema de Caruaru está prestes a começar. A abertura oficial do evento acontecerá no próximo domingo (21), às 18h, na Estação Ferroviária, onde serão exibidas as mostras Vídeo Clipe, Latino-americana e Fantásticos, que conta com filmes de terror, suspense e fantasia. Esta será a primeira vez que o festival realizará exibições em um espaço aberto.
“Pensamos na Estação por ser um espaço requalificado e que também é bastante frequentado pela população de Caruaru. Por que não convidar a população para conhecer mais o festival, em um local que seja de fácil acesso? Então, com essa ação, pretendemos chegar ainda mais próximo da população em geral. Por isso, que vamos começar, também, com uma mostra mais alto astral, que é a de videoclipes”, conta o realizador e idealizador do festival, Edvaldo Santos.
Ao todo, nesta edição, serão exibidas 74 produções audiovisuais, entre videoclipes e filmes de curta e longa-metragem. As outras exibições seguirão até o dia 27 de agosto, no Teatro João Lyra Filho, com uma programação diária e gratuita, a partir das 18h40. No dia do encerramento, além da premiação dos filmes que fazem mostras competitivas, será realizada uma homenagem à atriz Arary Marrocos.
Além da programação no teatro, o festival também conta com exibições realizadas nas escolas públicas da cidade, das mostras Infantil e Adolescine, e debates diários que acontecerão no Center Plaza Hotel, às 15h, com os realizadores dos filmes exibidos. Na segunda-feira (22), também será realizada uma atividade online: o debate da Mostra Latino-Americana, que terá início às 16h.
O festival também conta com ações educativas, com as oficinas ‘Roteiro para Cinema e Vídeo’ (de 22 a 26 de agosto) e ‘Introdução à Crítica Cinematográfica’ (realizada de 8 a 11 de agosto). A programação completa do evento está disponível no site: www.festivaldecaruaru.com.br.