Semana Estadual da Conciliação do TJPE divulga resultados e se consolida como iniciativa de êxito no estado

Com um índice de 58,2% de resolução consensual, a Segunda Semana Estadual da Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), realizou 7.480 sessões, conquistando 4.359 de acordos. O evento movimentou em homologação de acordos 31,5 milhões de reais. O resultado superou a marca do primeiro evento, ocorrido no ano passado, que conquistou 52% de acordos, e movimentou 29,2 milhões de reais, apontando para a consolidação da iniciativa entre os pernambucanos.

Na ocasião, as unidades judiciárias do Poder Judiciário pernambucano realizaram audiências de conciliação e mediação de processos judiciais e de reclamações pré-processuais (demandas espontâneas). Assim como em todos os eventos conciliatórios do TJPE, as audiências foram intermediadas por um profissional com curso de Mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tenta ajudar as partes a chegarem a um acordo. O resultado é encaminhado para análise de um magistrado que observa a legalidade e o homologa por sentença, pondo fim não apenas ao processo, mas resolvendo o conflito.

Da conciliação, participaram cidadãos com processos e conflitos de matérias relacionadas a varas cíveis (conflitos de vizinhança, acidente de veículo, cobrança de taxas de condomínio, dívidas de mensalidades escolares, débitos com planos de saúde; e de família (pedidos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, regulamentação de visita, dissolução de união estável, partilha de bens, etc. Assim também, demandas que envolvam direito do consumidor, sucessão, empresarial, e executivos fiscais.

Além das audiências, o Nupemec promoveu, por meio das Casas de Justiça e Cidadania, dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, do Proendividados, e do Ônibus da Justiça Itinerante, casamentos coletivos, orientação jurídica, além de serviços de cidadania como expedição de 2ª via de documentação como RG, CPF, certidões de nascimento e casamento, orientação financeira para evitar o superendividamento do cidadão, reconhecimento voluntário de paternidade, dentre outros, e orientações na área de saúde e odontologia em parceria com centros especializados.

Durante o evento, foi promovida ainda, pela primeira vez, em parceria com o Juizado Juizado do Torcedor (Jetep), a campanha “Conciliar é show de bola”. Durante a pauta promovida, na sede da Faculdade Uninassau, foram analisados 157 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) do Jetep. No local, foram conciliados conflitos oriundos de contravenções penais, crimes de menor potencial ofensivo cuja pena máxima não seja superior a dois anos, além daqueles surgidos durante as atividades desportivas de grande porte.

“Foi com imensa alegria que recebemos os extraordinários resultados da nossa segunda Semana Estadual da Conciliação. Percebemos que a população pernambucana tem se mostrado a cada ano mais envolvida pelos métodos consensuais de solução de conflitos, informada dos seus benefícios e conhecedora dos seus direitos. Todo esse movimento é fruto de um trabalho bem executado pelos magistrados, servidores, todos os colaboradores das unidades conveniadas ao TJPE e instituições parceiras. Em nome do Tribunal de Justiça, parabenizo e agradeço a todos que participam da construção de um Pernambuco amigo da Conciliação”, observou o coordenador geral do Núcleo de Conciliação do TJPE, desembargador Erik Simões.

Parabéns, Caruaru, pelos seus 167 anos!

Parabéns, Caruaru, pelos 167 anos. A Princesa do Agreste continua linda

Presto aqui minha homenagem à Terra dos Condés, de Álvaro Lins, de Prazeres Barbosa, dos Mestres Azulão e Vitalino.
No País de Caruaru, temos também uma grande pesperctiva de futuro melhor, com mais Mobilidade e Segurança.

Alex Monteiro

Parabéns, Caruaru!

A Princesinha do Agreste está de idade nova, e é muito bom fazer parte disso, com nosso trabalho incansável todos os dias, buscando o progresso dessa cidade que me acolheu e adotou como filho. Obrigado por tudo, Capital do Agreste, Terra que fomenta cultura e é celeiro de grandes artistas.

Parabéns, Caruaru, pelos 167 anos.

São os votos do vereador Anderson Correia.

Caruaru: “faz gosto a gente ver”

Por: deputado estadual Coronel Alberto Feitosa

Quando eu visitei Onildo Almeida, entendi ainda mais a essência de Caruaru. O autor da música “A Feira de Caruaru”, cujo título deste artigo menciona parte da composição dele, me recebeu em sua casa com a hospitalidade que muito bem representa o caruaruense, povo de uma cidade que cresceu e conseguiu manter os bons hábitos do interior.

De Caruaru também carrego a arte com obras dos artesãos Mestre Vitalino e Manuel Eudócio, grandes representantes do artesanato, de quem tenho peças que fazem parte da minha casa. É de Caruaru também a melhor buchada e bolo de milho que já comi, lá na casa do amigo Kennedy, uma liderança do distrito Rafael.

Também tenho uma grande responsabilidade com os caruaruenses. Tive 5.944 votos na última eleição para deputado estadual, que me levaram a ser o segundo parlamentar mais bem votado em Pernambuco, e ao meu quinto mandato na Assembleia Legislativa (Alepe).

Honro cada um desses votos procurando sempre representar a cidade na Alepe. Destinei, para este ano de 2024, emendas parlamentares no valor de 500 mil reais para aquisição de equipamentos e melhorias nos hospitais Mestre Vitalino e Memorial Pernambuco e para obras da nova Câmara de Vereadores de Caruaru.

Quando fui secretário de Turismo de Pernambuco (2011-2013), nossa equipe lançou o Guia Rota 232, que valorizou os atrativos turísticos como bares, restaurantes, artesanato, rede de hospedagem tanto na zona rural de Caruaru como na cidade. O Guia Rota 232, inclusive, ganhou uma versão em braile e uma versão digital.

Levamos o forró e o São João de Caruaru para todo Brasil e para o mundo. Fizemos uma reforma no Alto do Moura (2013) e deixamos pronto para execução o Projeto Fonicular, vagão que levaria a um passeio ao Morro Bom Jesus.

Caruaru sempre trouxe bons amigos que se tornaram parceiros importantes, a exemplo do empresário Lenilson Torres e do vereador Val Lima, caruaruense que luta pelas melhorias da sua cidade e tem em meu gabinete parlamentar um espaço garantido para essas reivindicações.

Parabéns, Princesa do Agreste, pelos 167 anos!

Na foto, o deputado Alberto Feitosa ao lado de Val Lima

Parabéns, Caruaru!

A Terra do Mestre Vitalino e de tanta gente famosa completa 167 anos. Deixo meus parabéns à cidade mãe de tantos filhos ilustres, como Prazeres Barbosa, Sebá, Álvaro Lins, Austregésilo de Athayde, João do Pife, entre outros.

Parabéns, Caruaru, a cidade que mais cresce no Estado de Pernambuco.

Gilvan Calado, presidente da Ceaca

Lanchonete Vovó Helena, uma tradição de 47 anos presta homenagem aos 167 anos de Caruaru

Uma das lanchonetes mais tradicionais de Caruaru é a Vovó Helena, fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa. Nascida em Santa Cruz do Capibaribe, em 03/01/1943, filha única, ao casar veio morar em Caruaru e deu início à Lanchonete Vovó Helena, em 1946.

Dedicou toda sua vida a essa lanchonete. Valeceu em 04/02/2014, deixando como legado a melhor lanchonete da cidade.

Neste 18 de Maio, a equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.

Viva, a Capital do Forró!

Secretaria de Saúde de Caruaru passa a contar com ferramenta para identificação do inseto causador da doença de Chagas

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) firmou uma parceria com a Fiocruz para que a população do município possa usar o portal da instituição para informar sobre a presença do vetor da doença de Chagas (inseto barbeiro) na localidade em que vive. A ferramenta também permite localizar o Posto de Informação em Triatomíneos (PIT) mais próximo da residência (que pode ser uma Unidade Básica de Saúde – UBS), onde é possível entregar os insetos suspeitos para correta identificação.  

Para isso, basta acessar o Portal da Doença de Chagas, através do endereço: https://chagas.fiocruz.br/achou-um-barbeiro/ . O serviço realiza a avaliação e identificação do vetor da doença de chagas (barbeiro), coletado por qualquer cidadão, que é enviado para análise no laboratório. A avaliação ocorre por meio da identificação do inseto ou da foto dele, onde, na seção ‘Envie uma Foto’, é possível anexar a imagem do inseto encontrado, que será analisada por especialistas da Fiocruz.

Na seção ‘Entregue Pessoalmente’, o usuário poderá se informar sobre a forma correta de capturar o barbeiro e ter acesso a um mapa, onde é possível localizar um PIT para entregar o inseto, chamado de ‘PITs Maps’, que nada mais é do que o endereço mais próximo no qual o inseto poderá ser entregue no município.

Os insetos recebidos nos PITs são encaminhados para o laboratório do Centro de Zoonose de Caruaru, onde passam por identificação e são examinados para detectar a presença do parasit Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. O resultado das análises é informado à população pelo agente de saúde ou de endemias da região, que realiza as ações de controle e orientação necessárias, caso seja confirmada a presença de do inseto barbeiro.

“A ferramenta online auxilia o cidadão e os profissionais de saúde a fazer a identificação do inseto, diferenciando os barbeiros – que se alimentam de sangue e podem transmitir o Trypanosoma cruzi – de outros percevejos – que se alimentam de plantas ou de outros insetos e não apresentam risco de infecção para os seres humanos. É uma importante aliada para as ações de combate à doença e a população só tem a ganhar com essa ferramenta”, destacou o  coordenador das Doenças Tropicais e Negligenciadas da SMS, Efraim Naftali.

SISTEMA DE ENERGIA SOLAR É INSTALADO NA SEDE DA COMPESA

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) avançou mais uma etapa nos investimentos para autoprodução de energia com a instalação de um sistema fotovoltaico no estacionamento do prédio sede da Companhia, no Recife. O carport solar, estrutura que abriga veículos estacionados e um painel fotovoltaico, possui 666 placas para geração 387 MWh/ano, energia suficiente para abastecer 245 residências médias por um ano. Além do benefício ao meio ambiente, a expectativa da empresa com a iniciativa é alcançar uma economia de R$ 160 mil/ano com a operação do sistema.

A usina solar foi instalada no último pavimento do edifício-garagem da Compesa, no bairro de Santo Amaro, uma área de 1400m² que serve ainda como cobertura para 81 vagas de estacionamento. O investimento da ordem R$ 1,3 milhão no projeto é fruto da Parceria Público-Privada para autoprodução de energia da Compesa com as empresas Kroma Energia e Elétron Energia, iniciada a partir do arrendamento do parque solar São Pedro e Paulo no município de Flores, Sertão do estado.

“Trabalhamos esse ano com o objetivo de alcançar o percentual de 65% da energia usada na Compesa sendo produzida por fontes renováveis. Isso significa que 86 das unidades consumidoras da empresa vão operar com energia limpa a distribuição de água e o tratamento de esgoto em Pernambuco. É um número representativo do ponto de vista ambiental, visto que a Compesa é a maior consumidora de energia do estado. Com essa inciativa na sede, cumprimos mais uma etapa importante”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.

AUTOPRODUÇÃO NO INTERIOR

A primeira usina solar da Compesa, no município de Flores, entrou em operação em modo de testes em fevereiro deste ano. O empreendimento tem capacidade de 7MW a partir da instalação de 10 mil placas fotovoltaicas para geração de energia, o equivalente para alimentar 11 mil residências de médio porte. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 26 milhões e representa uma economia na fatura de energia da Companhia de aproximadamente R$ 2 milhões/ano.

A segunda etapa da PPP representa as duas usinas solares restantes do município de Flores, que serão entregues em dezembro do próximo ano, com capacidade de 60 MW. As duas usinas contemplarão a instalação de 90 mil placas fotovoltaicas para geração de energia solar, trazendo uma economia de mais de R$ 20 milhões ao ano, com um investimento na ordem de R$ 222 milhões.

Prefeito Gilvandro Estrela anuncia a construção da nova sede do CEM e da primeira creche estadual no município

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, anunciou um marco significativo para a educação no município: a construção da nova sede do Centro de Excelência Municipal (CEM) Professor José Vieira da Costa. Este projeto, que é aguardado com grande expectativa, terá suas obras iniciadas nos próximos meses e está previsto para ser concluído até o final do ano.

A nova estrutura será capaz de atender 653 alunos, divididos em 18 turmas, oferecendo um ambiente de ensino moderno e bem equipado. “É um sonho de muitos anos”, declarou o prefeito. “A felicidade é grande ao finalmente termos um espaço pensado para acolher nossos alunos e professores, permitindo-nos continuar a missão de melhorar cada vez mais a aprendizagem”, garantiu.

A atual sede do CEM funciona há 15 anos nas instalações da AEB/FBJ, onde a coexistência no mesmo espaço tem gerado desafios constantes, como a divisão do uso da biblioteca e da quadra poliesportiva entre a escola e a faculdade. O novo prédio promete resolver essas questões com a construção de 13 salas de aula, uma quadra poliesportiva e toda a infraestrutura necessária para oferecer um ambiente de ensino de alta qualidade.

Além dessa importante obra, neste quinta-feira (16), o prefeito, ao lado do deputado federal Mendonça Filho, anunciou que a governadora Raquel Lyra liberou a construção da primeira creche estadual de Belo Jardim, localizada no bairro Santo Antônio, no local da antiga cadeia. A nova creche, que será construída em breve, atenderá cerca de 220 crianças, oferecendo um espaço seguro e adequado para o desenvolvimento infantil.

A construção da nova sede do CEM e da creche no bairro Santo Antônio confirmam os esforços constante do governo Gilvandro Estrela em garantir mais qualidade no ensino e um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal dos estudantes belo-jardinenses.

AMTTC informa bloqueios de ruas para as comemorações dos 167 anos de Caruaru

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) informa que, neste sábado (18) algumas ruas do centro da cidade estarão bloqueadas em virtude das comemorações do aniversário da Capital do Forró.

A programação começará às 7h30 no palácio Jaime Nejaim, e se estenderá por todo o dia em vários pontos da cidade. Nas primeiras horas do dia as ruas no entorno da prefeitura municipal estarão bloqueadas, como também trechos da av. Rio Branco, não sendo permitido a circulação de carros e motocicletas.