Saiba o que muda com a obrigatoriedade de informar dados do PIX para a Receita Federal

A nova Instrução Normativa da Receita Federal, que obriga instituições financeiras a informarem dados de transações realizadas via PIX e outras operações financeiras, impacta tanto cidadãos quanto empresas. Na prática, isso significa que movimentações acima de determinados valores deverão ser informadas ao Fisco, o que inclui transferências, pagamentos e recebimentos. Por exemplo, se uma pessoa física movimentar mais de R$ 5.000,00 em um único mês, ou uma empresa ultrapassar R$ 15.000,00, esses dados serão enviados automaticamente para análise da Receita. O docente dos cursos de gestão do UniFavip Wyden, Paulo Venicio, explica como essa nova medida impacta na vida das pessoas.

“Para o cidadão, isso exige maior cuidado com suas finanças. Movimentações entre contas de familiares, empréstimos pessoais e até pagamentos recorrentes devem ser registrados corretamente, especialmente se envolverem valores expressivos. Um exemplo prático: se você vende um carro e recebe o pagamento via PIX, é importante emitir um recibo e garantir que essa operação seja devidamente declarada, para evitar questionamentos futuros. Do contrário, a Receita pode interpretar a transação como um aumento de patrimônio não justificado, gerando problemas fiscais”, explica.

Ele também destaca esse impacto para pessoas jurídicas. “No caso das empresas, o impacto é ainda maior. Negócios que recebem pagamentos via PIX, especialmente pequenos e médios empreendimentos, devem se organizar para manter registros detalhados de suas vendas e receitas. Um restaurante, por exemplo, que realiza várias transações diárias via PIX, precisará garantir que todas estejam devidamente documentadas na contabilidade. A ausência de organização pode levar a multas, já que a Receita pode cruzar os dados enviados pelos bancos com os registros fiscais da empresa, identificando discrepâncias”, afirma.

Por fim, o professor do UniFavip orienta o que deve ser feito a partir de agora para evitar problemas com a Receita Federal. “Esse novo controle exige tanto dos cidadãos quanto das empresas uma gestão mais transparente e organizada das finanças. Para evitar problemas, a recomendação é simples: guarde comprovantes, regularize suas declarações fiscais e, no caso de empresas, busque o apoio de contadores para garantir que tudo esteja em conformidade. Assim, é possível navegar por essas mudanças sem grandes dificuldades e evitar sanções desnecessárias”, finaliza.

Raquel Lyra cria grupo de trabalho para avaliar emendas parlamentares

O decreto da governadora Raquel Lyra (PSDB) estabelecendo a criação do Grupo de Trabalho que vai analisar as emendas parlamentares foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

Os integrantes ainda serão indicados pelas secretarias de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, que o coordenará, e da Fazenda, Controladoria-Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também poderá participar através da presidência da Comissão de Finanças.

O Governo recebeu pedido de informações da Assembleia Legislativa, nesta semana, para que esclareça o fato de apenas R$ 43 milhões das emendas impositivas terem sido liberados em 2024, e que R$ 103 milhões sequer foram empenhados.

O total das propostas apresentadas pelos deputados estaduais foi de R$ 188 milhões.

Em dezembro passado, Raquel Lyra chegou a afirmar que os pagamentos seriam efetuados, até o dia 30 do mesmo mês. O fato gerou expectativas positivas na Alepe.

Mas, no dia 30, alegando questões burocráticas e problemas nos planos de trabalho das prefeituras e entidades beneficiadas, a governadora afirmou que não poderia fazer os repasses.

Na última segunda-feira (6), o presidente do Legislativo, Álvaro Porto (PSDB), convocou uma reunião em pleno recesso, e 22 parlamentares compareceram.

Outros não estiveram presentes, porém autorizaram o pedido de informações, estipulando o prazo de 30 dias para serem respondidas.

Também foi encaminhado pedido de uma auditoria especial ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Entre os parlamentares estavam oposicionistas e aliados do Governo.

Ontem, Raquel Lyra disse que recebeu a decisão da Assembleia com tranquilidade e considerou natural que o pagamento das emendas de um ano seja resolvido no ano seguinte.

A governadora garantiu que serão analisados os casos de cada área para apresentar uma solução. O decreto publicado hoje já é um passo dado nesse sentido.

Leia, na íntegra, o Decreto Nº 57.997, de 8 de janeiro de 2025

Institui Grupo de Trabalho no âmbito do Poder Executivo Estadual.

A GOVERNADORA DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos II e IV do art. 37 da Constituição Estadual, CONSIDERANDO o propósito de aperfeiçoar os procedimentos para pagamento das emendas parlamentares, que importem o repasse financeiro das programações incluídas na Lei Orçamentária Anual, de que trata o art. 123-A da Constituição do Estado de Pernambuco, DECRETA:

Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Poder Executivo Estadual, Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar e propor aprimoramentos quanto a normas e procedimentos de execução orçamentária das emendas parlamentares de que trata o art. 123-A da Constituição do Estado de Pernambuco.

Art. 2º O Grupo de Trabalho, instituído no art. 1º, será integrado por representantes dos seguintes órgãos: I – Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, que o coordenará; II – Secretaria da Fazenda; III – Secretaria da Controladoria-Geral do Estado; e IV – Procuradoria Geral do Estado.

§ 1º Os referidos membros serão designados por ato da GOVERNADORA DO ESTADO, após indicação dos titulares dos órgãos a que estejam vinculados.

§ 2º Poderá integrar o Grupo de Trabalho de que trata o art. 1º, na qualidade de convidado, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Art. 3º Fica vedada a percepção de qualquer remuneração em decorrência da participação no Grupo de Trabalho de que trata o presente Decreto.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Diario de PE

Diretores da Compesa visitam obra da Adutora do Agreste em Caruaru

A obra da Adutora do Agreste em Caruaru recebeu nesta semana a visita dos diretores da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa –, além de engenheiros e técnicos da empresa. A vistoria aconteceu na Rua José Vieira de Lima, bairro do Salgado, em Caruaru, e foi conduzida pelo presidente da estatal, Alex Campos, acompanhado por Daniel Genuíno e Flávio Coutinho, diretores Regional do Agreste e de Produção e Planejamento, respectivamente. Na rua visitada, está sendo executado o trecho da Adutora do Agreste que transportará 600 litros de água por segundo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, um benefício para 350 mil caruaruenses.

Os dirigentes da Compesa puderam ver de perto a complexidade das intervenções devido à predominância de solo rochoso em Caruaru, que necessita de muito trabalho manual, com equipamentos e ainda com explosivos de baixo impacto, além da dificuldade de se conciliar as atividades numa área densamente povoada, quando aspectos sociais e ambientais precisam ser considerados para o avanço da obra. Nessa rua específica, há idosos e enfermos que precisam de uma atenção especial, o que requer diálogo com os moradores e planejamento cauteloso das intervenções. “Levando-se em consideração as dificuldades e variáveis impostas por uma obra, e vendo de perto a complexidade das ações, estimamos que esse trecho fique pronto ainda neste primeiro semestre”, explicou Alex Campos.

O trecho em obras em Caruaru deriva do eixo principal da Adutora do Agreste e é essencial para dar plena funcionalidade ao sistema adutor, que garantirá água do rio São Francisco para milhões de pernambucanos que residem no Agreste. A etapa na Rua José Vieira de Lima, em Caruaru, ainda prevê o assentamento de 340 metros de tubulações de grande porte, de 1.200 mm de diâmetro, até chegar à ETA Salgado. Já foram assentados, ao todo, na Adutora do Agreste, 712 km de tubos. Em Caruaru, a obra receberá investimentos de R$ 22 milhões.

Também estão em execução outras frentes da Adutora do Agreste, como, por exemplo, as etapas que beneficiarão as cidades de Gravatá e Bezerros. Essas duas etapas compreendem uma extensão de 48 km de tubulações e a previsão é que fiquem prontas até o fim deste ano. Nessa etapa da obra, o investimento é de R$ 71 milhões para estes dois municípios.

Janeiro Branco: ansiedade é a terceira maior causa de afastamentos do trabalho

Um levantamento do Ministério da Previdência Social (MPS) revelou que a ansiedade foi a terceira maior causa de afastamentos do trabalho entre setembro de 2023 e setembro de 2024, ficando atrás apenas das doenças associadas à dor nas costas e transtornos vertebrais. Ainda de acordo com os dados, 0 Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu no período 128.905 benefícios por incapacidade relacionados à ansiedade, seguido de 102.883 benefícios devido a episódios depressivos. Segundo o médico ocupacional da Clínica Três Marias, Niltes Junior, expedientes longos e exaustivos, falta de reconhecimento, comunicação ineficaz e o assédio psicológico ou sexual estão entre as causas mais recorrentes de problemas mentais no ambiente de trabalho.

“As empresas devem promover um ambiente de trabalho saudável, implementando políticas de bem-estar, horários flexíveis e suporte à saúde mental. Treinamentos sobre comunicação e resolução de conflitos também são benéficos. Além disso, criar espaços de descompressão e incentivar pausas regulares pode melhorar significativamente a rotina dos colaboradores”, orienta o especialista. Diante do problema, é fundamental que a gestão das empresas e os próprios funcionários fiquem atentos aos sinais de ansiedade como, por exemplo, dificuldade de concentração, inquietação, fadiga excessiva e mudanças constantes de humor.

No espaço ocupacional, o profissional também chama a atenção para a Síndrome de Burnout, que é um transtorno exclusivamente relacionado ao trabalho. “A 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) define o Burnout com base em três características principais: exaustão, distanciamento mental em relação ao trabalho e às pessoas e redução da eficácia profissional e pessoal”. Fisicamente, o problema ainda pode causar dores de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade e problemas gastrointestinais, ressalta. Diante do problema, a implementação de uma cultura aberta sobre saúde mental no ambiente de trabalho, a fim de incentivar os colaboradores a procurarem ajuda sem receio de estigmatização, é essencial.

Os funcionários também devem adotar medidas, priorizando tarefas e estabelecendo limites claros entre o trabalho e a vida pessoal, com o objetivo de administrar melhor o tempo e evitar o adoecimento e o estresse. “Técnicas focadas na meditação e exercícios de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade. Além disso, é importante criar uma rotina que inclua atividades de lazer e exercícios físicos, que são comprovadamente eficazes na redução do estresse”, recomenda o médico ocupacional.

Criadores de caprinos e ovinos no Agreste investem em melhoramento genético para aumentar produtividade

Criadores de ovinos e caprinos de Garanhuns e região estão aumentando a produtividade dos negócios através do investimento no melhoramento genético dos rebanhos. A tecnologia é disponibilizada pelo Sebraetec, programa do Sebrae que oferece consultorias de gestão tecnológica conduzidas por especialistas e realizadas diretamente nas propriedades rurais. As soluções estratégicas para o agronegócio estão disponíveis a empreendedores de 34 municípios do Agreste Meridional, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade rural da região.

No caso de caprinos e ovinos, as consultorias incluem: implantação de controles econômicos e zootécnicos; bancos de proteína e de energia; dietas alimentares específicas; sistemas de estação de monta; e confinamento de cordeiros para abate. “Além disso, o Sebrae lidera um robusto programa de melhoramento genético com raças superiores como Saanen, Toggenburg, Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo-Nubiana. As atividades contam com avaliação do rebanho, manejo de receptoras, inseminação artificial por laparoscopia e transferência de embriões, garantindo maior eficiência produtiva”, diz Lucas Mendes, analista do Sebrae/PE.

Produtor em Inajá, Sérgio Freire cria ovelhas desde 2008 e, atualmente, possui cerca de 200 cabeças sem raça definida ou mestiças, além de 20 animais puros da raça Dorper. Para ele, as consultorias do Sebrae trouxeram ensinamentos nos manejos nutricionais e também reprodutivos e representam um instrumento essencial para o melhoramento genético da ovinocultura na região.

“Muitos criadores nem sonhavam em produzir animais puros de origem, o que hoje é uma realidade para o ovinocaprinocultor. A fomentação dessas espécies representa uma forma de sobrevivência da propriedade e de muitas famílias. A criação desse tipo de animal tem um potencial gigantesco de crescimento”, destaca.

“Eu vivo nesse ramo há 30 anos e, atualmente, crio 200 animais das raças Santa Inês e Dorper e já fiz algumas transferências de embriões, com o apoio do Sebrae, que dá uma assistência muito boa ao pequeno produtor. Quando a gente fala em melhoramento de genética é uma coisa positiva, é bom demais”, pontua José Ronaldo da Silva, produtor em Garanhuns.

Sebraetec

O Sebraetec é uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, especialistas de mercado, tecnologias e serviços diferenciados. São soluções para ajudar os empreendedores em inovações e melhorias nos seus negócios, com 70% do valor do serviço custeado pelo Sebrae. Para isso, o programa conta com uma rede de prestadores de serviços de tecnologia que promovem o acesso a soluções inovadores e acompanham todas as etapas do processo para assegurar os melhores resultados.

Cordel destaca o valor das brincadeiras tradicionais frente ao mundo digital

Uma reflexão bem-humorada sobre o impasse entre o analógico e o digital na infância. É essa a proposta do cordel “A estranha discussão entre a bola e o celular”, de autoria do poeta e professor Jénerson Alves.

Na obra, um aparelho celular e uma bola de futebol entram em contenda, e cada objeto busca demonstrar o que possui de melhor, enquanto critica o outro. A ilustração da capa foi idealizada pelo artista plástico Luzimar Alves dos Santos, tornando a leitura ainda mais atrativa.

Segundo o autor, o intuito do cordel é abrir uma porta de diálogo nas famílias sobre o tempo de uso de telas pelas crianças. “O Cordel é uma ferramenta lúdica para abordar temas diversos e atuais. Neste folheto, a intenção é destacar o papel da tradição frente à expansão tecnológica dos dias de hoje”, observa Jénerson Alves. Ele ainda sugere que a obra seja lida em família. “É uma opção para estimular a leitura neste contexto de férias escolares, e uma oportunidade para que toda a família possa interagir, por exemplo, fazendo leitura em voz alta das estrofes e do questionário que segue o texto”, diz.

O cordel on-line está disponível para venda no site da Amazon (https://l1nk.dev/frfYh). A versão impressa pode ser adquirida diretamente com o autor, por meio do Instagram @jenersonalves.

Infância e internet

Estudos sinalizam que, no Brasil, crianças e adolescentes têm acessado a internet cada vez mais cedo e com mais frequência. A pesquisa TIC Kids Online mostra que 11% das crianças até os 6 anos de idade relatavam, em 2015, ter acessado à internet. Esse número saltou para 24% em 2023. O aumento foi muito maior em apenas um ano. Em 2024, 91,2% das crianças de 10 a 13 anos afirmaram que acessavam a internet diariamente, para jogar, acessar as redes sociais e navegar em sites.

Certificado Digital garante identificação eficiente para transações eletrônicas realizadas

Na era atual, realizar transações digitais de forma segura é possível através do Certificado Digital. Isso garante a identificação eficiente em cada uma das transações eletrônicas realizadas, a exemplo de prescrições médicas, prontuários eletrônicos, contratos e procurações, entre outros, como explica a supervisora de Certificação Digital da CDL Caruaru, Janaína Araújo. O Certificado Digital oportuniza ainda assinatura digital com validade jurídica, acesso a serviços online, além de facilidade e agilidade em operações bancárias.

O Certificado Digital é um documento eletrônico de reconhecimento nacional, que representa uma pessoa ou empresa de maneira online. “Ele assegura a autenticidade, confiabilidade e integridade dos dados, garantindo que as informações sejam verdadeiras e não tenham sido alteradas durante a transmissão”, destaca a supervisora de Certificação Digital da CDL Caruaru.

O melhor é que profissionais de diversas categorias podem ter acesso à emissão de Certificado Digital. “Tem para Pessoa Jurídica; Sindicato e Associação; Pessoa Jurídica Condomínio; Advogados com OAB, Órgãos Público; além de Autarquias e Organizações Religiosas. Para cada um desses tipos, há uma lista de documentos necessários, que podem ser verificados no site da CDL Caruaru, o www.cdlcaruaru.com.br”, detalha Janaína Araújo. Em caso de Pessoa Física é necessário apresentar RG, CPF ou CNH. A depender do tipo de Certificado, também é preciso apresentar a numeração do Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física, que pode ser verificado no site gov.br.

Vale destacar que existem dois tipos de Certificado Digital disponíveis para pessoas físicas, jurídicas ou organizações. “O tipo A1 é emitido e armazenado diretamente no computador, podendo ser disponibilizado em várias máquinas ao mesmo tempo. Já o A3 fica disponível em um suporte físico móvel, como cartão físico ou token-USB. O primeiro tem validade de 01 ano e o segundo está disponível em versões com validades de 01, 02 e 03 anos”, esclarece a supervisora.

Parceria – A CDL Caruaru tem parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Pernambuco, com a OAB Caruaru e com profissionais de Saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, entre outros. Para emitir ou renovar o Certificado Digital é preciso entrar em contato com o setor responsável, na CDL Caruaru, pelo número de telefone 81 3101-2904, pelo número de WhatsApp 81 9 9231-5909 ou presencialmente, na Rua Floriano Peixoto, número 85, bairro Nossa Senhora das Dores, em horário comercial.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900 e as novidades acompanhadas pelo perfil oficial da instituição no Instagram (@cdlcaruaru).

Faculdade Senac oferece 1350 vagas em vestibular para Recife, Caruaru e Petrolina

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Faculdade Senac para o primeiro semestre de 2025. São 1350 vagas distribuídas entre cursos nas áreas de Gestão, Saúde, Moda, Design, Tecnologia, Games e Gastronomia. As ofertas são diferentes para cada unidade de Recife, Caruaru e Petrolina, todas são reconhecidas pelo MEC e no formato presencial. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.pe.senac.br/vestibular/ .

Os cursos oferecidos no Recife são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (turnos da manhã, tarde e noite), Design de Moda (manhã e noite), Enfermagem (noite), Estética e Cosmética (manhã e noite), Gastronomia (manhã e noite) e Jogos Digitais (manhã e noite). Em Caruaru, os candidatos têm duas opções no turno da noite: Design de Moda e Gastronomia. Já em Petrolina, as inscrições são para o curso de Gastronomia, que tem aulas noturnas.

*Gestão* – Só na área de Gestão, a Faculdade Senac está com 760 vagas para 19 cursos no Recife. Um é o curso de bacharelado em Administração, os outros 18 são tecnólogos, que são cursos de graduação com tempo médio de conclusão de 2 anos. Logística, Gestão Financeira e de Recursos Humanos são alguns dos cursos oferecidos e que já são conhecidos no mercado. Mas, há ofertas criadas para atender às novas demandas do mercado como Gestão de Redes Sociais, Economia Circular, Gestão de Compliance e Políticas Corporativas, Gestão Ambiental, Transformação Digital da Gestão Escolar, entre outras. Com o novo portfólio, no segmento de Gestão, há possibilidade de fazer duas graduações tecnológicas em três anos ou três graduações em cinco anos, combinando o Bacharelado em Administração com cursos tecnólogos em diversas áreas. Para conhecer os detalhes dos cursos da área de Gestão do Senac, basta acessar o link https://www.pe.senac.br/vestibular/cursos-de-gestao.html . O valor integral das mensalidades desses cursos é de R$199,90.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher uma das quatro formas de seleção: ingresso por meio da nota do Enem (realizado entre 2019 e 2023), vestibular online, portador de diploma ou transferência externa. As inscrições são gratuitas. Estarão habilitados à inscrição ao processo seletivo aqueles que concluíram, ou concluírem até a data da matrícula acadêmica, o Ensino Médio ou equivalente. As aulas estão previstas para começar no dia 10 de fevereiro de 2025.

*Descontos* – Pagamento exclusivo para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: serão ofertados 5% de desconto para pagamentos antecipados até o 10º dia do mês de vencimento, para a mensalidade parcelada no boleto bancário. Para os demais cursos, haverá desconto de 20% nas parcelas titulares e dependentes do cartão do empresário. 10% (dez por cento), de desconto, caso seja feito o pagamento do semestre parcelado no cartão de crédito e de 15% (quinze por cento) de desconto para o pagamento do semestre à vista (em espécie, cartão de débito ou cartão de crédito no rotativo).

*Confira detalhes sobre a oferta de cursos por município*:

Recife

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Turno: manhã

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 615,96

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Turno: tarde

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 615,96

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 615,96

Design de Moda

Turno: manhã

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 553,15

Design de Moda

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 553,15

Enfermagem

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 1098,00

Estética e Cosmética

Turno: manhã

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 408,87

Estética e Cosmética

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 408,87

Gastronomia

Turno: manhã

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 567,66

Gastronomia

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 567,66

Jogos Digitais

Turno: manhã

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 431,17

Jogos Digitais

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 431,17

Administração

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 382,85

Cursos Tecnólogos de Gestão

Turno: noite

Nº de vagas: 40 (para cada curso)

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 199,90

Mais detalhes: https://www.pe.senac.br/vestibular/cursos-de-gestao.html

Caruaru

Design de Moda

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 553,15

Gastronomia

Turno: noite

Nº de vagas: 40

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 567,66

Petrolina

Gastronomia

Turno: noite

Nº de vagas: 30

Valor: Matrícula + até 05 parcelas de R$ 567,66

*SERVIÇO*:

Vestibular Faculdade Senac 2025.1

Realização das provas do Processo Seletivo: até 10/02/2025

Divulgação do resultado: até 48h após a realização da prova

Previsão de início das aulas (turmas formadas): 10/02/2025

Inscrições e mais informações: www.pe.senac.br/vestibular/ ou pelo (81) 3413.6666.

Com recursos assegurados e obras em ritmo acelerado, Governo Raquel Lyra garante melhorias na mobilidade e urbanização na RMR

O Governo de Pernambuco tem avançado em projetos de mobilidade e urbanização em todo o Estado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), importantes obras foram retomadas com fluxo financeiro assegurado para atender a intervenções prioritárias. Entre os destaques estão as obras de contenção de encostas, como as realizadas em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que recebem um investimento de R$ 51,8 milhões e já alcançaram mais de 30% de execução. Outro exemplo é a ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, também na RMR, atualmente em fase final, com recursos de R$ 31,1 milhões.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e fazemos isso quando aplicamos investimentos nos nossos municípios. Nos últimos dois anos, realizamos entregas e tiramos obras do papel na Região Metropolitana do Recife. Desta forma, retomamos o círculo virtuoso de crescimento em Pernambuco. E esse trabalho segue em todas as regiões para levar desenvolvimento e resolver problemas que se arrastavam por anos, como estamos fazendo com a contenção de encostas, melhoria nos terminais integrados e a conclusão do Ramal da Arena”, destacou a governadora Raquel Lyra.

“Quem percorre Pernambuco hoje vê obras do Litoral ao Sertão. São obras há muito tempo esperadas pela população e que estão transformando a infraestrutura do nosso Estado, facilitando o deslocamento ou garantindo uma vida mais digna. A obra de Jardim Monte Verde é emblemática e beneficiará diretamente mais de 5 mil pessoas residentes na localidade, além de gerar impacto positivo a mais de 23 mil pessoas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife”, reforçou a vice-governadora Priscila Krause.

Em parceria com o governo federal, o Estado garantiu R$ 267 milhões para a urbanização das comunidades localizadas à margem do Rio Beberibe, em Olinda, através do Novo PAC – Periferia Viva. O Governo de Pernambuco vai investir R$ 130 milhões para o desassoreamento da área, que inclui a dragagem do rio, ampliação, aprofundamento e contenção da calha e regularização das margens do Rio, além da construção de pontes ao longo do Beberibe.

Além disso, foram aprovados projetos de contenção de encostas pelo Novo PAC, abrangendo municípios como Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cortês e Camaragibe. Essas obras somam R$ 155 milhões, sendo R$ 97 milhões do governo federal e R$ 58 milhões do governo estadual em investimentos no programa de contenção de encostas.

“As obras de contenção de encostas realizadas pela Seduh abrangem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul, áreas com alta densidade populacional e histórico de ocupação em regiões de risco. As intervenções são financiadas com recursos próprios do Estado e transferências do governo federal, beneficiando cerca de 31 mil famílias. Este investimento é quatro vezes maior do que o realizado nos anos anteriores, demonstrando um compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

MOBILIDADE – Aguardada por muitos anos, a obra da Via Metropolitana Norte, no município de Olinda, contempla o alargamento e revestimento do Canal do Fragoso. Executada pela Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), tem valor total de R$ 472 milhões, sendo R$ 123 milhões de recursos do PAC, R$ 11 milhões do FGTS e R$ 336 milhões do Governo do Estado. Quando for concluída, a via atenderá a um público de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo mais uma via de ligação entre os municípios de Paulista, Olinda e Recife, cujo traçado interliga o acesso da PE-15 à ponte do Janga (PE-001).

A primeira etapa do complexo de obras foi concluída em fevereiro de 2020 e executou 2,3 km de canal e oito pontes. A segunda etapa, que envolve a execução da Via Metropolitana Norte II, foi iniciada em 2019 e prevê o alargamento e o revestimento dos 2,2 km finais do canal, alças de acesso a PE-15, quatro pontes e 6,1 km de vias marginais que ligam a rodovia à ponte do Janga. A obra completa tem previsão de ser finalizada em dezembro de 2025.

Importante intervenção para melhorar a mobilidade e a infraestrutura na Região Metropolitana do Recife, o Corredor Norte-Sul foi contemplado com o alargamento de 2,5 quilômetros da Pan Nordestina, entregue em julho do ano passado, com o aporte de R$ 27,8 milhões. Também foi entregue o alargamento da Ponte do Canal da Malária, resultado do investimento de R$ 1,14 milhão e finalizadas os serviços de instalação de pavimento, passeio e sinalização das estações Paulista e Centro de Convenções, com investimento de R$ 3,72 milhões.

Diferentes ações beneficiam mais de 570 mil passageiros que utilizam diariamente o Sistema Estrutural Integrado (SEI) de transportes com o investimento total de R$ 112,8 milhões. Em fase final, a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, conta com o investimento de R$ 31,1 milhões. Também está em estágio avançado o Túnel da Abolição (R$ 2,8 milhões), que deve ser concluído até o início de fevereiro e o Giro de Quadra da UPA já foi finalizado com o aporte de R$ 5,2 milhões. Somente o Ramal da Arena, recebeu R$ 38,4 milhões e algumas obras já foram concluídas, a exemplo do Eixo 10.000 (R$ 7,01 milhões) e a terra armada do viaduto V2 (R$ 5,88 milhões).

ILUMINA PE – Ainda para garantir a melhoria na urbanização dos municípios pernambucanos, uma parceria entre o Estado e a Neoenergia promove o Ilumina PE. O programa busca substituir lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por tecnologia LED, priorizando áreas que tinham maiores registros de criminalidade. Somente em 2024, já foram substituídos 12,6 mil pontos de iluminação em 25 municípios. A previsão é alcançar 35 mil pontos até o final de 2026. Já foram formalizadas as quatro primeiras etapas do programa. Até 2026 está prevista a troca de 25 mil lâmpadas, com investimento total de R$ 25 milhões.

Janeiro Branco: ansiedade é a terceira maior causa de afastamentos do trabalho

Um levantamento do Ministério da Previdência Social (MPS) revelou que a ansiedade foi a terceira maior causa de afastamentos do trabalho entre setembro de 2023 e setembro de 2024, ficando atrás apenas das doenças associadas à dor nas costas e transtornos vertebrais. Ainda de acordo com os dados, 0 Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu no período 128.905 benefícios por incapacidade relacionados à ansiedade, seguido de 102.883 benefícios devido a episódios depressivos. Segundo o médico ocupacional da Clínica Três Marias, Niltes Junior, expedientes longos e exaustivos, falta de reconhecimento, comunicação ineficaz e o assédio psicológico ou sexual estão entre as causas mais recorrentes de problemas mentais no ambiente de trabalho.

“As empresas devem promover um ambiente de trabalho saudável, implementando políticas de bem-estar, horários flexíveis e suporte à saúde mental. Treinamentos sobre comunicação e resolução de conflitos também são benéficos. Além disso, criar espaços de descompressão e incentivar pausas regulares pode melhorar significativamente a rotina dos colaboradores”, orienta o especialista. Diante do problema, é fundamental que a gestão das empresas e os próprios funcionários fiquem atentos aos sinais de ansiedade como, por exemplo, dificuldade de concentração, inquietação, fadiga excessiva e mudanças constantes de humor.

No espaço ocupacional, o profissional também chama a atenção para a Síndrome de Burnout, que é um transtorno exclusivamente relacionado ao trabalho. “A 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) define o Burnout com base em três características principais: exaustão, distanciamento mental em relação ao trabalho e às pessoas e redução da eficácia profissional e pessoal”. Fisicamente, o problema ainda pode causar dores de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade e problemas gastrointestinais, ressalta. Diante do problema, a implementação de uma cultura aberta sobre saúde mental no ambiente de trabalho, a fim de incentivar os colaboradores a procurarem ajuda sem receio de estigmatização, é essencial.

Os funcionários também devem adotar medidas, priorizando tarefas e estabelecendo limites claros entre o trabalho e a vida pessoal, com o objetivo de administrar melhor o tempo e evitar o adoecimento e o estresse. “Técnicas focadas na meditação e exercícios de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade. Além disso, é importante criar uma rotina que inclua atividades de lazer e exercícios físicos, que são comprovadamente eficazes na redução do estresse”, recomenda o médico ocupacional.