Prefeitura de Caruaru destina vagas de estacionamento para vans em dias de Feira da Sulanca

 A Prefeitura de Caruaru informa que, em dias de realização da Feira da Sulanca, será permitido o estacionamento de vans em frente ao muro da Feira da Fundac. Além disso, o local estará disponível para operações de carga e descarga, facilitando o acesso dos feirantes e comerciantes às mercadorias. 

 Essa medida tem como objetivo melhorar a logística da feira, garantindo mais praticidade e organização para os trabalhadores e visitantes. A utilização do espaço será regulamentada para assegurar o fluxo adequado e a segurança de todos. 

 A Prefeitura reforça o compromisso com a modernização e organização da Feira da Sulanca, contribuindo para sua relevância como um dos principais centros de comércio popular do Brasil.

Ceaca realiza reunião estratégica para definir ações do primeiro semestre de 2025

Na manhã desta quinta-feira (23), a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) realizou uma reunião estratégica com a equipe interna de fiscalização e do setor administrativo. O encontro teve como objetivo garantir melhorias para os compradores e feirantes.

“Esse primeiro encontro do ano com todos os colaboradores da Ceaca serviu para planejar nossas ações neste primeiro semestre. Vale ressaltar que nos primeiros 100 dias deste ano a Central vai receber uma nova pavimentação asfáltica, garantindo mais mobilidade e conforto para todos”, pontuou a presidente da Ceaca, Renata Senna.

Neste primeiro semestre, a Ceaca terá banheiros reformados, cursos ofertados, ações pontuais do “Ceaca Alimenta”, além de grandes novidades no mês de abril, quando é comemorado o aniversário desse importante espaço de comercialização para Caruaru e região.

Prefeitura de Caruaru realizará censo no Parque 18 de Maio

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio, realizou uma reunião, na sala de monitoramento do Palácio Jaime Nejaim, para definir os futuros passos das mudanças e requalificações no complexo de feiras. Foram tratados assuntos de melhorias como a pavimentação, iluminação e limpeza nos espaços que serão ocupados pelos feirantes, como também o censo para mapear o número de bancas e comerciantes, iniciando pelo setor da Brasilit. 

Na ocasião estavam presentes o secretário executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior, o secretário de segurança pública, Cel. Patrício Filho, o secretário executivo de segurança pública, Cel. Donizete, o presidente da AMC, Cel. Edson Nóbrega, o secretário de serviços públicos, Vital Florêncio, o assessor especial Swami Lima. 

A Feira de Caruaru é um dos maiores polos de comercialização de produtos populares do Brasil e está passando por mudanças significativas. A Prefeitura de Caruaru realizará, a partir de da quinta-feira (23), um censo para mapear a quantidade de bancos e feirantes no Parque 18 de Maio, local onde a feira é realizada. O levantamento visa atualizar os dados sobre a organização da feira e otimizar o uso do espaço.

O censo será conduzido visando identificar o número exato de comerciantes, a localização de cada banca e a regularidade das atividades. A medida busca melhorar a logística, promover a requalificação do ambiente e organizar melhor os fluxos de compradores e vendedores. Além disso, os dados obtidos poderão auxiliar em decisões sobre segurança, limpeza e outras necessidades estruturais do local.

“O censo será um instrumento para mapear com precisão o número de bancos, feirantes e a ocupação do espaço no Parque 18 de Maio. Esses dados são indispensáveis para podermos tomar decisões mais assertivas em relação à gestão, segurança e estrutura da feira”, afirmou o secretário executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior.

Saiba como economizar na compra de material escolar

Com a aproximação do início do ano letivo, pais e responsáveis se deparam com a tarefa de comprar o material escolar dos filhos, o que exige atenção tanto ao planejamento financeiro quanto às normas de proteção ao consumidor. Respeitar o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) é essencial para evitar práticas abusivas e assegurar a qualidade dos produtos adquiridos.

As escolas devem entregar listas de materiais claras e justificadas, sem a inclusão de itens de uso coletivo, como produtos de limpeza e higiene. “Essas práticas são proibidas pelo CDC, assim como a imposição de marcas específicas, exceto em casos em que haja uma justificativa pedagógica bem fundamentada”, explica José Ricardo Suter, advogado e professor do curso de Direito da Wyden. Cumprir essas regras protege as famílias de cobranças indevidas e garante uma relação de consumo mais equilibrada.

Produtos destinados ao uso infantil, como mochilas, estojos e lápis, precisam cumprir requisitos de segurança e apresentar certificações adequadas. Segundo o professor, “os consumidores têm direito à substituição, reparo ou devolução do valor caso os itens apresentem defeitos”, conforme previsão no Código de Defesa do Consumidor.

Dicas para economizar

O planejamento financeiro é essencial para evitar gastos desnecessários. Antes de iniciar as compras, recomenda-se verificar quais itens podem ser reaproveitados de anos anteriores e elaborar uma lista detalhada com base nas solicitações da escola. Outras estratégias incluem:

•⁠ ⁠Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos;

•⁠ ⁠Optar por compras coletivas para conseguir mais descontos;

•⁠ ⁠Aproveitar promoções ou descontos para itens de qualidade.

Em situações de cobranças indevidas, imposição de compras ou práticas abusivas, é fundamental registrar a denúncia junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. “Esses registros ajudam as autoridades a fiscalizar o cumprimento das leis e corrigir eventuais abusos”, reforça José Ricardo Suter.

NTCPE inicia inscrições para cursos que serão realizados em fevereiro

Começou o período de inscrições para os cursos do mês de fevereiro oferecidos pelo NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, através do Marco Pernambucano da Moda e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. As formações gratuitas atendem as necessidades do setor de Moda e visam fomentar o segmento da indústria pernambucana de confecções, capacitar a mão-de-obra e fortalecer a gestão dos negócios. Há cursos em Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Cupira, São Caetano, Passira e Riacho das Almas, no Agreste, e em Gameleira, na Mata Sul. O cronograma de datas e horários está disponível no site www.ntcpe.org.br.

Em Caruaru, as oportunidades são para Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico); Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios; e Estamparia Com a Técnica Cianotopia em Tecidos (módulo básico). Para esses cursos, as inscrições também são feitas pelo site www.ntcpe.org.br e as aulas acontecem na sede do NTCPE, na Av. Visconde de Inhaúma, 107, no bairro Maurício de Nassau.

Ainda em Caruaru, o NTCPE, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove os cursos de Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios, com inscrições no Centro de Qualificação Profissional do bairro do Salgado, e de Estamparia com Serigrafia, que será no Centro de Qualificação Profissional do bairro Rosanópolis, local também das inscrições.

Já a parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres oferece os cursos de Corte e Costura (módulo básico) e de Fotografia de Moda com Smartphone Para Redes Sociais. Para estes, as inscrições devem ser feitas pelo site www.ntcpe.org.br. Os encontros acontecem na sede da Secretaria, que fica na Rua dos Expedicionários, no Centro da cidade.

Na cidade de Brejo da Madre de Deus, as vagas são para o curso de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico). As aulas acontecem no Centro Vocacional Tecnológico, onde devem ser feitas as inscrições. Já em Cupira, o Núcleo oferece vagas para o curso de Mecânica e Manutenção de Máquinas de Costura Industrial (módulo básico). As aulas serão realizadas no Centro Vocacional Tecnológico.

Em São Caetano, há vagas para Modelagem Plana (módulo básico) e Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo intermediário). As aulas acontecem na Sala da Costureira de São Caetano e as inscrições devem ser feitas no mesmo local. Em Passira, as inscrições são para duas turmas de Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima (módulo avançado). As inscrições e as aulas acontecem no Centro Vocacional Tecnológico da cidade.

Em Riacho das Almas, vai ser realizado o curso de Estratégia de Marca para Instagram de Moda (módulo intermediário). Os encontros serão no Centro de Oportunidades, onde também devem ser feitas as inscrições. E no Centro de Treinamento de Gameleira, acontecem os cursos de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico) e de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo intermediário). As inscrições são feitas no mesmo local.

NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).

Serviço: Ciclo de Capacitações do NTCPE – Fevereiro/2025
Onde: Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Cupira, São Caetano, Passira, Riacho das Almas e Gameleira
Inscrições gratuitas
Informações gerais: www.ntcpe.org.br

Programação

Caruaru – (NTCPE – Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau)
Inscrições: www.ntcpe.org.br ou pelo (81) 97307-0458
— Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h
— Curso: Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios
Data: 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 17h
— Curso básico: Estamparia Com a Técnica Cianotopia em Tecidos
Data: 11 a 13 de fevereiro, das 8h às 17h

Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Roberto Simonsen, nº 201, Salgado)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99129-4031 (Whatsapp
— Curso: Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios
Data: 11 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h

Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Aureliano de Góis, 110, Rosanópolis)
Inscrições: no local ou pelo (81) 97307-0458 (Whatsapp)
— Curso: Estamparia com Serigrafia
Data: 11 e 12 de fevereiro, das 8h às 17h

Caruaru – (Secretaria Mun. de Políticas para as Mulheres – Rua dos Expedicionários, Centro)
Inscrições: https://ntcpe.org.br ou pelo (81) 97307-0458
— Curso básico: Corte e Costura
Data: 10 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h
— Curso: Fotografia de Moda com Smartphone Para Redes Sociais
Data: 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 17h

Brejo da Madre de Deus – (Centro Vocacional Tecnológico – Av. Cleto Campelo, 378, Centro)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99118-5144 (Whatsapp)
— Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 03 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h (Turma 01) e das 18h às 22h (Turma 02)

Cupira – (Centro Vocacional Tecnológico – CVT Cupira)
Inscrições: Centro Vocacional Tecnológico ou pelo (81) 9270-3057 (Whatsapp)
— Curso básico: Mecânica e Manutenção de Máquinas de Costura Industrial
Data: 10 a 20 de fevereiro, das 17h às 22h

São Caetano (Sala da Costureira)
Inscrições: no local
— Curso básico: Modelagem Plana
Data: 24 a 28 de fevereiro, das 8h às 17h
— Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 17h às 22h

Passira – (Centro Vocacional Tecnológico)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99669-6443 (Whatsapp)
— Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h (Turma 01) e das 18h às 22h (Turma 02)

Riacho das Almas – (Centro de Oportunidades)
Inscrições: no local
— Curso intermediário: Estratégia de Marca para Instagram de Moda
Data: 11 e 12 de fevereiro, das 8h às 17h

Gameleira – (Centro de Treinamento)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99709-8551 (Whatsapp)
— Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 18h às 22h
— Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h

Janeiro Branco é tema de roda de conversa no HRA

Em alusão ao Mês de Conscientização Sobre a Saúde Mental e Emocional, denominado de Janeiro Branco, o Hospital Regional do Agreste (HRA) promoveu uma roda de conversa destinada a colaboradores da unidade nesta quinta-feira (23).

A iniciativa do Núcleo de Apoio Psicossocial (Nuaps) do hospital teve como objetivo alertar sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional, além de estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.

A roda de conversa foi conduzida por assistente social, enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta que atuam na unidade e chamaram a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental. “Precisamos, também, cuidar de quem cuida. Por isso, esse momento de sensibilizar nossos profissionais para a importância do bem-estar psicológico”, explicou Vitória Oliveira, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS do HRA.

Sobre o Janeiro Branco – A cor branca foi escolhida para simbolizar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar expectativas, desejos, histórias ou mudanças. A campanha é realizada em janeiro porque o primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos.

Bruno Lambreta luta pela extensão do ensino médio em várias localidades de Caruaru

O Presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB), reuniu-se na última quarta-feira (22) com a gerente Regional de Educação, professora Ana Lúcia Barbosa, para tratar de uma importante solicitação: a implantação de uma extensão do Ensino Médio nas localidades de Lajedo do Cedro e Xicuru.

O pleito visa beneficiar diretamente os estudantes dessas regiões e adjacências, que atualmente precisam se deslocar para outras localidades a fim de continuar seus estudos. A proposta prevê que a extensão funcione na Escola Santa Inês, em Lajedo do Cedro, ou na Escola Maria Bezerra Torres, em Xicuru, proporcionando mais conforto e acessibilidade aos jovens.

Segundo Bruno Lambreta, a medida busca atender à necessidade de levar o ensino médio para perto das comunidades, facilitando a vida dos estudantes e suas famílias. “Se conseguirmos essa extensão, os jovens poderão concluir o ensino médio na própria localidade onde residem, de forma mais confortável e prática”, destacou o parlamentar.

Durante a reunião, o secretário municipal de Educação, Caio Colasso, foi acionado para participar do diálogo e prontamente se dispôs a realizar as intermediações necessárias junto às autoridades competentes, com o objetivo de viabilizar a iniciativa.

A demanda reflete a realidade de muitos alunos da região, que enfrentam dificuldades para frequentar escolas distantes, devido a fatores como transporte e custos. “Com a implantação da extensão do ensino médio, a expectativa é ampliar o acesso à educação e garantir mais oportunidades para os jovens dessas comunidades”, ressaltou Lambreta.

Aumento na temperatura devido ao verão movimenta procura por ar-condicionado e ventilador

Com a chegada do verão, o calor aumenta consideravelmente nas regiões do Nordeste. A saída para se livrar das altas temperaturas é investir em eletrodomésticos que resfriem os ambientes, como ventiladores e ar-condicionado. Entre os problemas que o calor excessivo pode causar, estão doenças de problemas respiratórios e de pele, desidratação, entre outros.

Os problemas de pele são ainda mais comuns, principalmente em locais onde o calor se mistura com a umidade, gerando o ambiente perfeito para a proliferação de fungos no organismo. Por isso, os especialistas recomendam o uso de roupas leves, alimentação moderada

e procura por ambientes mais frescos.

No grupo dos aparelhos de ar-condicionado, o modelo mais procurado é o Split Inverter, que economiza em até 60% comparado aos outros modelos, produz menos ruído e resfria o ambiente perfeitamente. Já os ventiladores de coluna, teto e de mesa são ideais e muito procurados para ambientes como sala, quartos e escritórios. Entre os modelos mais cobiçados, estão os ultras silenciosos de coluna, que alcançam uma distância maior do vento, além de não incomodarem com o barulho do motor. Esse tipo de ventilador também pode

ser encontrado na versão de mesa, mais baratos e que também entregam uma boa ventilação para os ambientes.

Todo ano, graças a esses fatores, a procura por ventiladores e ar-condicionado disparam. Na Ferreira Costa, a busca pelos dois produtos aumentou cerca de 30% nas lojas, site e app.

Nas lojas físicas, site www.ferreiracosta.com.br

e no app, o consumidor pode conferir as ofertas especiais, além de conferir preços exclusivos de site.

Sobre a Ferreira Costa:

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração.

Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce

www.ferreiracosta.com

e o App, com entrega para todo Brasil.

48h de governo Trump: veja o que já mudou nos Estados Unidos

Os dois primeiros dias do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que tomou posse na segunda-feira (20), começaram com a execução de uma série de medidas prometidas pelo republicano.

Algumas ações, como o perdão dos invasores do Capitólio e as medidas contra a imigração, já haviam sido anunciadas. Outras, que foram vistas durante seu primeiro mandato, como a saída do Acordo de Paris, aconteceram novamente.

O novo presidente dos Estados Unidos cumpriu promessas de campanha, revertendo no primeiro dia 78 ações de Joe Biden.

Veja algumas das principais mudanças e ordens assinadas:

Retirada do Acordo Climático de Paris: Isso formalizará a retirada dos EUA do Acordo Climático de Paris novamente. Trump fez isso em seu primeiro mandato, mas Biden havia aderido ao acordo. O novo presidente também assinou uma carta a ONU explicando a retirada.

Perdões para réus de 6 de janeiro: Trump perdoou mais de 1.500 pessoas que invadiram o Capitólio dos EUA em janeiro de 2021, durante a certificação das eleições do ano anterior.

Endurecimento da política migratória: O novo presidente dos EUA assinou uma lista de ações executivas sobre imigração que levarão à repressão, incluindo tentar acabar com a questão constitucional da cidadania por direito de nascença; também designou cartéis de drogas como organizações terroristas estrangeiras e declarou emergência nacional na fronteira sul dos EUA; além disso, um programa iniciado pelo governo Biden para a entrada legal de imigrantes nos EUA foi encerrado no dia da posse de Trump, deixando centenas de imigrantes parados na fronteira entre os dois países

Programa Fique no México: O novo governo anunciou que vai restabelecer o programa “Fique no México”, retomando uma iniciativa para que pessoas que solicitam asilo nos EUA e não têm nacionalidade mexicana esperem a resolução de seus casos no México

Retirada da OMS: Trump anunciou na segunda-feira (20) que está retirando os EUA da Organização Mundial da Saúde, um movimento significativo cortando laços com a agência de saúde pública da ONU em seu primeiro dia no cargo

Liberdade de expressão: O governo federal foi orientado a restaurar a liberdade de expressão e impedir a censura governamental. A Primeira Emenda da Constituição americana já garante a liberdade de expressão nos EUA

Congelamento regulatório: O congelamento impedirá que burocratas emitam mais regulamentações até que os oficiais de Trump assumam o controle total do governo

Congelamento de contratações: Haverá um congelamento nas contratações federais, exceto as militares e uma série de outras categorias, até que os oficiais de Trump estejam no controle total do governo

Fim do Home Office: Os trabalhadores federais serão obrigados a retornar ao trabalho presencial em tempo integral

TikTok: Trump assinou uma ação executiva que adia a proibição do TikTok no país por 75 dias

Investimentos em IA: Trump foi também anunciou um investimento privado de até US$ 500 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial (IA), em uma iniciativa composta pela OpenAI, Oracle e SoftBank.

Declarações e repercussões
Algumas das novas medidas anunciadas geraram repercussões. A OMS emitiu uma declaração afirmando esperar que o “presidente reconsidere a saída dos EUA da organização”.

Em meio às pessoas que receberam os perdões emitidos aos manifestantes do 6 de janeiro, está o agressor de um dos policiais que defendia o Capitólio e morreu em decorrência do confronto. A medida foi criticada por seus familiares, outros policiais e causou divisão entre os apoiadores do republicano.

Trump demonstrou anteriormente o desejo de encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia e afirmou na terça-feira (21) estar disposto a “impor sanções adicionais aos russos, se o presidente Vladimir Putin se recusar a negociar o fim da guerra na Ucrânia”.

Ainda na terça-feira, o presidente participou de uma cerimônia religiosa na Catedral Nacional de Washington. Na ocasião, a bispa episcopal Mariann Edgar Budde fez um apelo para a proteção dos imigrantes e respeito aos direitos da comunidade LGBT.

Hoje, Trump publicou em sua rede social, a Truth Social, que a religiosa devia um pedido de desculpas depois que ela o instou a proteger os imigrantes e respeitar os direitos da comunidade LGBT.

Durante o discurso de posse, o republicano retomou a ideia de assumir o Canal do Panamá, uma rota fundamental para o transporte marítimo. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, que já havia rejeitado a promessa de Trump, foi perguntado novamente sobre o assunto nesta quarta-feira, ao que respondeu: “Fala sério”.

Da CNN Brasil.

Dólar cai para R$ 5,94 e fecha no menor nível desde fim de novembro

Dólar
© Valter Campanato/Agência Brasil

Beneficiado pela moderação nas tarifas comerciais prometidas pelo novo presidente norte-americano, Donald Trump, o mercado cambial teve um dia de alívio. O dólar caiu para abaixo de R$ 6 e atingiu o menor nível desde o fim de novembro. A bolsa de valores não teve o mesmo desempenho positivo e caiu pela primeira vez após três altas seguidas.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (22) vendido a R$ 5,946, com recuo de R$ 0,085 (-1,4%). A cotação caiu durante toda a sessão e passou a operar abaixo de R$ 6 a partir das 10h50. Na mínima do dia, por volta das 14h, chegou a R$ 5,91.

A moeda norte-americana está na menor cotação desde 27 de novembro. Em 2025, a divisa tem queda de 3,79%.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 122.972 pontos, com queda de 0,3%. O indicador alternou altas e baixas durante toda a sessão, mas consolidou a tendência de baixa perto do fim da tarde, puxado por mineradoras.

Sem notícias relevantes na economia brasileira, o dólar foi influenciado pelo mercado internacional. A ausência de anúncios de elevação de tarifas comerciais para a América Latina pelo presidente Donald Trump beneficiou os países emergentes. O novo presidente norte-americano anunciou uma sobretaxa de 10% para os produtos da China e de 25% para os do México e do Canadá a partir de 1º de fevereiro.

Além da falta de menções à América Latina, os percentuais abaixo do esperado diminuíram as pressões sobre a inflação norte-americana. Isso diminui a necessidade de o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) congelar ou elevar os juros neste ano. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu tarifas mais altas sobre os produtos chineses.

Taxas de juros menos altas em economias avançadas beneficiam países emergentes, como o Brasil. Isso porque os juros elevados da economia brasileira atraem capitais financeiros, reduzindo a pressão sobre o dólar e a bolsa.