SESI-PE dá início às obras da sua nova escola de referência em Belo Jardim

Esta semana, Belo Jardim se tornou a terceira cidade do Estado contemplada com uma escola de referência da rede de ensino do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI-PE). Na presença de autoridades, imprensa e convidados, houve o lançamento da pedra fundamental da unidade, que começará a ser construída no Distrito Industrial, por meio da doação de um terreno pelo Grupo Moura, parceiro da iniciativa. A expectativa é de que a obra seja concluída em 12 meses e, para isso, estão sendo investidos cerca de 38 milhões de reais. O plantio de uma muda no local também marcou a solenidade.

Com atuação nos ensinos fundamental e médio, a Escola de Referência SESI Belo Jardim receberá o nome de Conceição Moura, cofundadora do Grupo Moura e uma dos nomes de referência em Pernambuco em projetos de incentivo à educação e à responsabilidade social corporativa. O equipamento contará com 32 turmas nos turnos matutino e vespertino que irão se beneficiar de uma nova estrutura física e pedagógica com ambientes lúdicos e tecnológicos, biblioteca, quadra coberta, parque infantil, refeitório, laboratórios, além de 16 salas de aula, salas maker e de robótica e das salas específicas para cada uma das quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.

O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância da nova unidade para o desenvolvimento do município e da parceria com o Grupo Moura. “Será uma escola que vai atender toda a população e não só a indústria. O nosso objetivo é alavancar aquilo que é fundamental no crescimento de uma cidade: a educação. A educação é básica na vida de todos nós e Conceição Moura sabia disso. Ela tinha esse olhar de cuidar das pessoas e deixou esse legado, por isso essa é uma homenagem justíssima. A transformação, seja ela pessoal ou da sociedade, só é possível através da educação e o Grupo Moura está comprometido nessa missão conosco”.

A superintendente do SESI, Cláudia Cartaxo, enfatizou a contribuição que a escola trará no futuro para o mercado de trabalho de Belo Jardim. “Temos cerca 700 alunos atualmente e vamos trazê-los para essa nova escola e alcançar um patamar de 1.300 crianças e adolescentes formados na educação básica. Tudo que está disponível no mundo em termos de estrutura pedagógica e educacional, a população vai encontrar aqui na Escola SESI de Referência Conceição Moura. Ou seja, vamos oferecer ainda mais qualidade no ensino para podermos investir ainda mais na formação de grandes cidadãos”.

O acionista do Grupo Moura e membro do Conselho de Administração, Pedro Ivo Moura, ressaltou o legado de sua mãe, Conceição Moura, e a felicidade em participar de mais um projeto focado na educação do município. “Quando juntamos a indústria, através da FIEPE e do SESI, e a educação pelos belos jardinenses, o nosso coração bate forte. O momento é de celebração e de expectativa para o futuro. Estamos extremamente felizes, sabendo que mamãe, que era professora de matemática e de inglês, foi uma pessoa que se dedicou enormemente à educação de Belo Jardim. Então, estamos colocando a cereja do bolo da educação da nossa cidade”.

O deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, elogiou a parceria entre o Sistema FIEPE e o Grupo Moura. “A educação é o caminho mais seguro para transformar vidas, pois é dela que surgem também as oportunidades”, disse. O prefeito Gilvandro Estrela agradeceu à iniciativa privada pela construção da escola. “Agradeço ao deputado Mendonça Filho e ao empresário Pedro Ivo Moura, porque foi através deles que estivemos na Diretoria do SESI. Participei do momento em que foi aprovado por unanimidade essa construção que vai ser mais uma escola para enaltecer a educação do município de Belo Jardim”, finalizou.

Projeto de novo marco do licenciamento ambiental chega ao Senado

Novo parecer do projeto de lei (PL) que cria o Marco Legal para o Licenciamento Ambiental no Brasil (2159/2021) foi apresentado nesta quarta-feira (7) na Comissões do Meio Ambiente (CMA) e da Agricultura (CRA) do Senado.

O governo pediu mais tempo para analisar o relatório e, por isso, o debate sobre o tema foi adiado para próxima semana. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vem defendendo a votação do projeto, que é alvo de críticas de organizações ambientalistas.

O relator da matéria da CMA, senador Confúcio Moura (MDB-RO), justificou que uma norma geral é necessária diante do grande número de locais de licenciamento que dificultam o desenvolvimento e a preservação ambiental.

“O excesso de judicialização e, principalmente, a constante insegurança jurídica, são motivos mais que prementes para que o licenciamento ambiental seja disciplinado por lei federal. Uma lei que institua seu marco normativo orientador, capaz de acarretar efetiva mudança de paradigma na política ambiental brasileira, com reflexos positivos em diversas políticas setoriais, como energética, industrial e de desenvolvimento”, disse o relator.

O senador Beto Fato (PT-PA) destacou que é preciso de mais tempo para analisar o tema devido as divergências em relação ao mérito. “Apesar de ser um tema que já está há muito tempo na Casa, há divergências ainda claras no projeto que a gente precisa aprofundar”, disse.

A relatora do projeto na Comissão de Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), defendeu que é preciso aprovar logo a matéria.

“Os empreendimentos maiores precisam [da urgência da aprovação do texto]. Precisamos de modernização, agilidade, sem perder a eficiência e sem precarizar nada”, disse Tereza Cristina.

Crítica ambientalista
Movimentos ambientalistas lançaram campanha contra a aprovação do projeto, chamado de PL da Devastação. Organizações como o Instituto Social Ambiental, o Observatório do Clima, o SOS Mata Atlântica, o Instituto Sociedade, População e Natureza, entre outros, participam da campanha.

As organizações argumentam que o projeto de lei flexibiliza os licenciamentos ambientais fragilizando a proteção ao meio ambiente.

“A mudança na legislação vai significar o descontrole generalizado da fiscalização ambiental. E sabemos quem vai pagar essa conta: todos nós!”, diz o movimento lançado pelas organizações.

A Agência Brasil procurou o Observatório do Clima para comentar o parece apresentado hoje, mas a organização pediu mais tempo para analisar o novo relatório.

“Profissionaliza+ Mães” forma nova turma de empreendedoras para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, e em parceria com a Secretaria da Mulher (SEMU), formou uma nova turma do “Profissionaliza+ Mães”, uma iniciativa que oferece Oficinas Técnicas Básicas de Corte e Escovação de Cabelo e SPA dos Pés. A ação é voltada para mães e cuidadoras de crianças da educação infantil da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de capacitá-las enquanto as crianças estão na escola ou nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“Sou mãe atípica de duas crianças e esse curso veio numa hora certa, pois no momento que eles estão na escola, eu estou aqui aprendendo para poder ter uma rendinha a mais em casa”, destacou Zilma Silvana, mãe de alunos de um dos CMEIs.

O programa busca fortalecer a autonomia financeira das participantes, promovendo a inclusão produtiva e o empoderamento feminino por meio da qualificação profissional. Ao desenvolverem novas habilidades, essas mulheres ganham a chance de empreender e gerar uma renda extra, o que impacta positivamente suas famílias e comunidades. A iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização da mulher e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Hoje estamos aqui, num momento especial com as mães de crianças dos CMEIs, e numa parceria com a Secretaria da Mulher, fortalecendo o trabalho e o empreendedorismo dessas mães maravilhosas que não conseguem, num dado momento, ter um trabalho. E nós estamos nesse fortalecimento para que elas tenham a sua profissão, que elas possam empreender enquanto os filhos estão sendo cuidados nos CMEIs, nosso foco aqui é cuidar de quem cuida”, finalizou a secretária Executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Projeto de lei complementar (PLP), aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.

O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ).

O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na Lei Complementar 78/93, revogada pelo texto. “Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, afirmou.

Segundo Damião Feliciano, a perda de representantes significaria também perda de recursos em emendas parlamentares, aumentando a desigualdade regional (somente o Nordeste perderia oito vagas).

“Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos”, disse.

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.

Caruaru recebe Noite do Vinho Chileno no dia 15 de maio

No dia 15 de maio, às 19h, o Restaurante The Black Angus Caruaru, no Shopping Difusora, será palco da Noite do Vinho Chileno. O evento é promovido pelo Mesa Posta Pra Quem Gosta e pela Diplano Comunicação Estratégica, e traz uma oficina conduzida pelo sommelier Angelo Miranda. A atividade terá degustação de vinhos da vinícola Morandé, importados pela Wine Concept Brasil, com harmonização de finger foods baseados em preparações típicas do Chile, assinados pelo chef Victor Monteiro, do The Black Angus Caruaru.

Com formação pela Associação Brasileira de Sommelier São Paulo (ABS-SP), Angelo Miranda foi eleito Melhor Sommelier de Pernambuco em 2012, pela Revista Prazeres da Mesa e pela importadora Cantu. Ao longo de sua carreira, atuou em casas de referência como o Cais Rooftop, no Recife Antigo, e na importadora Wine Concept Brasil. Atualmente, comanda o D’Angelus Wine Bar, consolidando-se como uma das principais vozes do vinho em Pernambuco.

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar aromas, sabores e as características de diferentes vinhos chilenos da Morandé, uma das vinícolas sulamericanas mais premiadas. A importação é feita pela Wine Concept Brasil, que tem seu portfólio rótulos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França e Portugal. A experiência que será oferecida na Noite do Vinho Chileno inclui uma análise sensorial dos rótulos, com informações sobre os processos de produção, harmonização e variedades de uvas.

O Chile é atualmente um dos principais produtores de vinho da América do Sul e figura entre os maiores exportadores mundiais. O país tem investido em tecnologia e em práticas agrícolas voltadas para a eficiência produtiva e o controle de qualidade, o que contribui para a competitividade no mercado internacional. A diversidade de climas e solos, conhecida como variedade de terroirs, permite o cultivo de diferentes tipos de uvas, tanto brancas quanto tintas. Regiões como o Vale do Maipo, Casablanca e Colchagua concentram grande parte da produção e são conhecidas pela adaptação de variedades como Cabernet Sauvignon, Carménère, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

O ingresso para a Noite do Vinho Chileno custa R$ 164 e inclui a degustação, a palestra e uma taça personalizada da Tuli Taças. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/evento/noite-do-vinho-chileno/2920419. O evento conta com o patrocínio do Shopping Difusora, Wine Concept Brasil, The Black Angus Caruaru, CH Utilidades, Tuli Taças, Pães e Delícias, Cazanova Construção, Dia a Dia Descartáveis e Excelis Marcas e Serviços.

Wyden promove Feira de Empregos e Estágios com grandes empresas e oportunidades para o público em geral

Entre os dias 12 a 16 de maio, o UniFavip Wyden realiza, de forma presencial, a Feira de Empregos e Estágios 2025, uma iniciativa estratégica da área de Carreiras da instituição para conectar alunos e público em geral com empresas que desejam atrair, recrutar e desenvolver novos talentos. O evento acontece em paralelo à Semana Nacional das Áreas e é voltado a estudantes de todas as instituições do grupo. As inscrições já estão abertas.

Durante cinco dias, os participantes terão acesso a uma programação diversificada que inclui vagas de emprego e estágio, oficinas, orientações de carreira e dicas práticas para processos seletivos. A proposta é estreitar o vínculo entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais e preparando os estudantes para os desafios da vida pós-graduação.

Os destaques da programação do UniFavip Wyden são: Como Construir Uma Rede de Relacionamentos Profissionais; Da faculdade para o Linkedin; Do Lates a entrevista de emprego: Sua imagem também contrata; Áreas da Fisioterapia; Mercado de trabalho: O que ninguém te conta sobre empregabilidade; Empregabilidade em relação trabalhista; Desafio: Emprego e Empregabilidade; Como se destacar na entrevista de emprego; A primeira impressão conta: Como se vestir para entrevistas de sucesso; Seja encontrado e contratado: como construir um Linkedin e um currículo atrativo.

Entre as empresas parceiras confirmadas nesta edição estão M.Dias Branco, Santander, Ambev e Coca-Cola, que participarão com oportunidades e ações de aproximação com os alunos, como painéis e conversas com especialistas. Além disso, os estudantes poderão interagir diretamente com profissionais de RH e conhecer mais sobre a cultura organizacional de grandes empregadores do país.

Participar da feira também garante 10 horas de atividades acadêmicas complementares (AAC) para estudantes universitários e acesso a uma ampla rede de contatos e aprendizados. “Essa é uma iniciativa pensada para fortalecer a empregabilidade, criando pontes reais entre nossos alunos e o mundo do trabalho. A Feira é um reflexo do compromisso da Wyden com o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, oferecendo não apenas oportunidades, mas também suporte e preparo ao longo de toda a jornada acadêmica”, destaca Kleyvson Miranda, reitor do UniFavip Wyden.

As inscrições podem ser feitas no: https://abre.ai/feiraempregabilidadeunifavip

Professores do Recife decretam greve e cobram nova proposta da prefeitura em até 72 horas

Em assembleia realizada nesta terça-feira (7), no Clube Português, professores da rede municipal do Recife aprovaram por unanimidade a deflagração de greve. A mobilização reuniu cerca de 1.500 profissionais, que rejeitaram a proposta da prefeitura de reajuste salarial de 1,5% e acréscimo de apenas R$ 1 no tíquete-alimentação. A decisão ocorre após rodadas de negociação sem avanços e em meio à cobrança pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei Federal nº 11.738/2008), que estabelece um reajuste de 6,27%.

A categoria estabeleceu um prazo de 72 horas para que a gestão municipal apresente uma nova proposta. Caso isso não ocorra até a próxima sexta-feira (10), os professores prometem deflagrar a paralisação em nova assembleia. Entre as pautas, estão a valorização da carreira, reposição de perdas salariais e pagamento retroativo a janeiro. Os educadores estavam em estado de greve desde 10 de abril.

Além da questão salarial, o Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Simpere) denuncia as condições de trabalho nas escolas, incluindo a falta de auxiliares para alunos com deficiência e problemas estruturais nas unidades. Até o momento, a Prefeitura do Recife não apresentou resposta às demandas.

Blog do Magno

Caruaru Shopping promove mais uma edição do Dia de Vacinação

O Caruaru Shopping vai promover, no dia 7 de maio, mais uma edição do Dia de Vacinação. A ação acontecerá no corredor do supermercado, das 10h às 14h30.

O público que visitar o espaço poderá se imunizar contra a influenza, realizar o autoteste de HIV e também receber preservativos interno e externo, bem como lubrificante. Orientações importantes sobre cuidados com a saúde também serão dadas ao público.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, a iniciativa tem como foco promover a saúde e o bem-estar da comunidade. “O evento é gratuito e, para participar da imunização, basta levar o cartão de vacina e o documento de identidade”, afirmou Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Após saída de Lupi, bancada do PDT na Câmara deixa base aliada do governo

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu deixar a base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão, segundo o líder da sigla, Mário Heringer (PDT-MG), aconteceu após uma decisão unânime entre os parlamentares, tomada em uma reunião desta terça-feira. Ainda segundo o líder, a distância acontece após insatisfação com perspectivas para as eleições de 2026 e tratamento recebido pelo partido.

Na última sexta-feira (2), o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente licenciado do partido, pediu demissão do cargo após a repercussão de um escândalo envolvendo uma fraude milionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Senado Federal, o líder da bancada, Weverton Rocha (MA), afirmou que seguir a escolha do partido na Câmara seria um “desembarque mais difícil”.

Rocha deve conversar com as senadoras Ana Paula Lobato (MA) e Leila Barros (DF) sobre o assunto, que compõem a bancada do PDT na Casa. Os três são os únicos parlamentares do PDT no Senado, que tem 81 parlamentares. Na Câmara dos Deputados o número é mais expressivo, a sigla tem 17 cadeiras, de um total de 513 deputados.

Os EUA e o desejo de um Papa conservador

Por Maurício Rands

Dos EUA já vieram muitas coisas boas. A visãomultilateralista do presidente Woodrow Wilson, que rompera com o isolacionismo tradicional do país para defender a cooperação internacional e um sistema de segurança coletiva baseado em ideais liberais de paz e democracia. As inovações tecnológicas e a universidade aberta. O regime de freios e contrapesos, com autonomia dos poderes da república. O incentivo ao livre comércio, com redução de barreiras comerciais e promoção da prosperidade econômica global. As ações afirmativas que empoderaram negros, mulheres, gays e trabalhadores nos anos 60. A abertura para receber refugiados políticos, mas também econômicos. O soft power do jazz, do rock, do cinema. Não mais. A julgar pelos 100 dias de abandono dessas virtudes, seria inapropriado afirmar que o MAGA é a exaltação do egoísmo e da falta de compaixão social? Paul Dans, o arquiteto do Projetto 2025 – a plataforma de Trump -argumenta que o sistema americano precisava ser desmantelado e reconstruído. O governo Trump teria método para cumprir o desafio. Trump seria uma ameaça não à democracia, mas à burocracia (The Economist, 3/5/25). Mas não seria mais pertinente afirmar que ele seria a afirmação da plutocracia?

Não bastassem essas inflexões que pioram a vida humana, dos EUA ainda vêm clamores para que o novo Papa seja um conservador. Clérigos da Igreja Católica americana plantam nomes de “favoritos” à sucessão de Francisco. Para eles o novo Papa deveria fortalecer dogmas que têm afastado a Igreja dos desfavorecidos e discriminados. Querem o retorno de um estilo Beneditino de mais “substância na governança” da Igreja (Washington  Post, 1º/5/25). Nomes como os dos cardinais Raymond Burke, bispo de Wisconsin, Robert Sarah, de Guiné, Peter Turkson, de Gana e Peter Erdo, da Hungria, parecem ter chances nos círculos católicos da ultradireita americana. Mesmo com as excentricidades de suas ortodoxias. A volta da missa em Latin com o padre de costas para o público. A remoção da abertura para a comunidade LGBTQ+ e para os divorciados. A reação à maior participação das mulheres na Igreja. O combate ao que seria uma “obsessão pela política”. Aspiraçõesretrógradas que parecem condenadas às franjas do Conclave. Agitadas pelos que apenas tentam intimidar os reformistas. Ainda bem que esssa não parece ser a tendência de um conclaveque tem 80% dos cardeais nomeados pelo Papa Francisco. Que, a partir de sua força moral, soube combinar a modernização com a preservação da tradição. 

Nos assuntos terrenos, felizmmente, o mundo parece estar se reposicionando diante da ascensão da política supremacista de Trump. Ao seu sonho de imposição unilateral do poder americano, outros países e regiões estão sabendo se rearticular. Econômica, financeira e politicamente. Outros percebem os benefícios do livre comércio, da ciência e do multilateralismo. Algo essencial. Pelo menos até que o próprio povo americano saia do seu torpor e volte a ser parte da comunidade global. Algo que pode estar em curso, como atestam algumas do poder judiáiro e e de universidades como Harvard. E mobilizações populares como as registradas em mais de mil eventos no dia 05/4/25. As últimas pesquisas apontam que apenas 42% aprovam o desempenho de Trump. Contra 53% que desaprovam. Sua gestão econômica é ainda mais reprovada (56% a 36%). Parecem em baixa tantos os desvarios dos católicos ultraconservadores como os daquele que já se vai encaminhando para ser o pior presidente da história dos EUA. Que esse fiasco de lá estimule reflexões por aqui. Daqui a um ano e meio estaremos elegendo um novo governo. Não podemos nosesquecer daquelas fotos de governadores de ultradireita que pousaram com boné do “Make America Great Again”. Saudosos seguidores do notório “Bob Fields”, que preconizava ser bom para o Brasil tudo que fosse bom para os EUA.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford