Nos primeiros dois meses de 2018, foram ofertadas 178.631 mil novas vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), um crescimento de 10,4% comparado ao mesmo período de 2017, quando foram disponibilizados 161.794 postos de trabalho.
“Esse resultado é importante, demonstra que as mudanças políticas de governo estão impactando positivamente o mercado de trabalho. Mais confiante, a classe empresarial retoma os investimentos no país e volta a contratar. É um dado positivo para se comemorar”, afirmou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura.
São Paulo foi o estado brasileiro com maior número de vagas ofertadas, com 44.881 em janeiro e fevereiro deste ano. Foram 6.965 a mais que o resultado de igual período em 2017, quando foram abertos 37.916 postos no Sine.
Já em segundo lugar no ranking nacional vem o Paraná, com 31.508 vagas cadastradas no sistema, seguido do Rio Grande do Sul (+16.424), Rio de Janeiro (+9.690), Ceará (+9.394) e Bahia (+7.744).
“Aos poucos, o Brasil vai deixando para trás a crise econômica. O aumento nas oportunidades de trabalho é um forte indicador desta tendência. O Ministério do Trabalho tem feito a sua parte por meio de parcerias para qualificar trabalhadores, melhorar o atendimento nas unidades e investir em tecnologia pra tornar cada vez mais rápido e eficiente os serviços aos cidadãos”, disse o secretário de Políticas Públicas e Emprego, Leonardo Arantes.
Balanço – No acumulado de 2017, o Sine registrou 1.024.570 vagas para 3.161.179 trabalhadores inscritos no sistema. Enquanto, em 2016 foram 1.151.427 novos postos para 3.713.432 inscrições.
A técnica de intermediação de Mão de Obra do Sine Maria de Fátima Valente explica que o Sine é responsável pela intermediação de mão de obra por meio de suas agências espalhadas por todo o país, além de controlar o pagamento do Seguro Desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).
“O Sine tem como objetivo organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, implantar serviços e postos de atendimento em todo o país, propiciar informação e orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego, além de prestar informações aos empregadores sobre os recursos humanos disponíveis”, afirma a técnica.
Para utilizar esses serviços o trabalhador precisa se cadastrar no sistema indo até um dos postos de atendimento da Rede Sine, presente em todo território nacional ou acessando o site do Emprega Brasil pelo endereço https://empregabrasil.mte.gov.br. O trabalhador também tem a opção de baixar o aplicativo Sine Fácil em seu celular. Veja aqui (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.sinefacil&hl=pt_BR) como fazer download da ferramenta.