Redução no número de homicídios é destaque na reunião do Comitê Juntos Pela Segurança

comitê (2)

A Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou, na terça-feira (03), a segunda reunião ordinária de 2018 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança. Participaram vários órgãos federais e estaduais que trabalham na prevenção e combate à violência, secretários municipais, sociedade civil e membros dos Conselhos de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural de Caruaru – CONSEC. “Depois da criação do Comitê e do Consec, houve um grande avanço no diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Isso traz respostas significativas na diminuição da violência e também reflete na qualidade de vida dos caruaruenses”, relatou a vice-presidente do Consec Santa Rosa, Mauricélia Barbosa.

O Comitê atua com uma nova e forte visão de governança, com ações integradas e de monitoramento entre a Secretaria de Ordem Pública e demais secretarias municipais em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Conselho Tutelar, Penitenciária Juiz Plácido de Souza, representantes da sociedade civil e os CONSECs abrangendo espacialmente todos os territórios de gestão, tanto na zona urbana como na rural. “Ninguém faz nada sozinho. Sabemos que a segurança pública é uma questão de todos, compreendemos o papel que o município pode exercer, conhecemos as restrições constitucionais que o município tem, mas decidimos que vamos fazer a nossa parte sim” relatou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Durante a reunião, cada representante relata o trabalho que está sendo realizado e são debatidas novas táticas para o enfrentamento à violência em Caruaru. A Polícia Civil explanou o grande avanço nas investigações e as prisões que são realizadas. Já a Polícia Militar apresentou a queda no número de homicídios e também de assaltos, tanto na zona urbana como na zona rural. No comparativo dos meses de janeiro a março de 2017 e 2018, os números são significativos:

• Janeiro de 2017 – 20 homicídios / janeiro de 2018 – 10 homicídios.

• Fevereiro de 2017 – 21 homicídios / fevereiro de 2018 – 19 homicídios.

• Março de 2017 – 28 homicídios / março de 2018 – 15 homicídios.

Para contribuir com as ações das polícias, as secretarias municipais atuam com limpeza, remoção de metralhas, iluminação, rondas da guarda municipal, ordenamento do trânsito, reordenamento de praças e outras demandas que surgem através dos Conselhos de Segurança Cidadã. “A interatividade social é a premissa maior do plano, dialogar diretamente com a comunidade, como nas sistemáticas reuniões realizadas nos CONSECs, ensejarão na captura mais factível da realidade vivida e nas necessidades locais quanto ao aspecto da segurança”, finaliza o secretário de Ordem Pública, Coronel Luís Aureliano.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *