Participar de atividades que têm como objetivo o desenvolvimento social e intelectual, além do estreitamento das relações humanas, são fundamentais para o crescimento da maturidade dos jovens. E estas são algumas das diretrizes do Grupo Talento Jovem do Sesc Caruaru que está com vagas abertas para as pessoas com pessoas com idade acima dos 15 anos. Para integrar o grupo, basta se dirigir ao Sesc e procurar o setor de Assistência Social da Unidade, que fica na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, no bairro Petrópolis. A inscrição é gratuita.
O Talento Jovem faz parte do Projeto Sesc Jovem que tem como finalidade estimular a integração e confraternização deste público por meio de reuniões periódicas que discutem temas relativos ao seu cotidiano. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 15h30. Nelas, o grupo participa de discussões sobre assuntos relevantes ao seu processo de desenvolvimento. Essas discussões acontecem por meio de palestras, rodas de conversa e debates.
Em três dias da semana, os jovens são estimulados a participar de atividades complementares, que são oficinas culturais e atividades recreativas: nas segundas, acontecem as aulas de dança, das 15h às 17h; nas terças, é a vez das aulas de música, das 13h às 15h; e nas quartas, a oficina de grafitagem, das 16h às 18h. Esta oficina tem como diferencial as aulas teóricas, trazendo aos jovens um pouco da história da arte no Brasil e no mundo e as técnicas utilizadas para a construção artística.
“Para entrar no grupo todos passam por uma entrevista, que chamamos de anamnese, e de uma triagem, para que possamos conhecer um pouco do histórico familiar de cada um e seus anseios; depois, eles fazem a inscrição”, explica a assistente social do Sesc Caruaru, Conceição de Paulo. Para fazer o cadastro é preciso apresentar a cópia do RG e CPF, o comprovante de residência e uma foto 3×4 – no caso dos menores de idade, é necessário apresentar também a documentação do responsável.
Mais sobre o Sesc Jovem – O projeto promove ações que estimulam novas vivências, trabalhando a interatividade e o voluntariado para potencializar a construção de autonomia para a vida pessoal e profissional, alargando as perspectivas sociais, políticas e culturais do jovem. O trabalho é realizado com o apoio de ferramentas de inclusão e com auxilio pedagógico para que ele amplie seu repertório crítico em face de sua construção de identidade.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.