Do Globo Esporte
O amistoso contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira (7), a partir das 21h05 (horário de Brasília), em Nova Jersey, marca um reinício para a seleção brasileira. Mais um recomeço com um roteiro bem conhecido. Pela terceira vez seguida, o Brasil fará o seu primeiro jogo após a Copa do Mundo no país norte-americano. Em 2010, venceu por 2 a 0 sobre os donos da casa, em Nova Jersey, mesmo adversário e local do compromisso da vez. Já em 2014, triunfo por 1 a 0 diante da Colômbia, em Miami.
“É um começo de novo ciclo. Tivemos um bom treino na última segunda-feira (3), minha primeira convocação. Tenho que focar, manter esse nível. Estamos pensando nessa convocação e nas próximas também de olho na Copa América”, frisou o volante Andreas Pereira, do Manchester United.
Segundo o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, a comissão técnica dividiu o ciclo até o Catar em três etapas de observação: curto, médio e de longo prazo. O primeiro vai até o fim de dezembro e engloba os seis amistosos que restam ainda nesta temporada. Neste período, o foco da comissão técnica é definir quem será convocado para a Copa América de 2019.
Gols
Além das vitórias e do local, os recomeços de 2010 e 2014 nos Estados Unidos têm outra coincidência: gols de Neymar. Após o Mundial da África, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção e marcou no triunfo por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Já em 2014, fez de falta o gol que garantiu a vitória sobre a Colômbia, logo após deixar a Copa realizada no Brasil justamente diante do rival por receber uma falta dura de Zúñiga.
Se um dia já fez sua estreia logo após um Mundial, Neymar agora vê outros jovens na mesma situação. Casos de Richarlison, Hugo Souza, Lucas Paquetá, Éder Militão, Éverton e Andreas Pereira. Todos de olho na Copa de 2022, mas conscientes de que a corrida até lá será longa. No próximo dia 11, o adversário do Brasil será El Salvador, em Washington.