Pedro Augusto
A Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito do Pacto Pela Vida, desencadeou na manhã da última terça-feira (04), em Surubim, no Agreste do Estado, as operações “Gold Village” e “Nativa”. Nelas, quadrilhas envolvidas em diversos tipos de crimes como tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de armas e corrupção de menores acabaram sendo desarticuladas. Em ambas as operações, vários mandados de busca e apreensão bem como de prisão preventiva, expedidos pela Vara Criminal de Surubim, foram cumpridos.
No que se refere à Gold Village, a investigação da Civil foi iniciada no último mês de dezembro, com objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa, especializada na prática de homicídios, tráfico, porte e comércio de armas de fogo e organização criminosa. Já no que diz respeito à Nativa, somados aos crimes citados, o segundo bando desbaratado pela polícia também vinha praticando corrupção de menor.
Durante a Gold Village foram cumpridos, ao todo, 11 mandados de prisão bem como sete mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo juiz da Vara Criminal da Comarca de Surubim. Em paralelo, na Nativa, a polícia acabou cumprindo 20 mandados de prisão, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois mandados de busca e apreensão como também a apreensão de dois adolescente infrator.
A Gold Village e a Nativa contaram com a participação de 180 policiais civis entre delegados, agentes e escrivães, além de dois peritos criminais e um médico-legista.
As operações foram coordenadas pela Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1) e supervisionada pela chefia da Polícia Civil. As investigações ainda foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e os detalhes das investigações foram divulgados na sede da Seccional de Limoeiro.
“Vale ressaltar, que ambas as quadrilhas, possuíam uma extensa atuação nos municípios de Surubim e Feira Nova, também no Agreste. Os adolescentes foram recolhidos ao Cenip Recife, os homens foram encaminhados ao Presídio de Surubim bem como as mulheres seguiram para a Colônia Feminina de Buíque. Em paralelo às prisões dos envolvidos, no somatório das duas operações, foram apreendidos 1.900 pedras de crack, mais de nove quilos de maconha e cinco munições”, informou o delegado seccional de Limoeiro, Paulo Gustavo Gondim.
Segundo ainda o delegado, foram cumpridos mandados em Surubim, Feira Nova, Limoeiro, Nazaré da Mata, Gravatá, Paulista, Itamaracá, São José do Egito, Recife e Salgueiro.