A apresentação dos candidatos a governador e a vice pela coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante), Maurício Rands e Isabella de Roldão, para alunos do ensino fundamental II e do ensino médio no Colégio Vera Cruz foi considerada, pelos professores, a que mais prendeu a atenção dos participantes e abordou de forma franca temas como o aborto, feminicídio, corrupção, educação pública e candidaturas à presidência da República.
Maurício Rands fez questão de marcar a diferença. “Somos políticos não convencionais. Nós falamos a verdade e não ficamos em cima do muro”, apresentou-se. Ele dividiu o protagonismo com a candidata a vice Isabella de Roldão, ex-aluna e ex-professora do Vera Cruz. Estudantes de 13 a 17 anos se revezavam com perguntas de temas que despertam o interesse dos mais jovens. Rands falou sobre a criação de mais delegacias especializadas, para atender às demandas de violência contra a mulher. Ele também pontuou a necessidade de se preparar melhor os policiais, para receber as vítimas da forma adequada. “Nós mulheres e adolescentes sentimos muita insegurança com algumas posturas machistas”, lembrou Isabella de Roldão. “Isso vai acabar, se eu for governador”, garantiu Maurício Rands.
As diferenças entre o que é um candidato “em cima do muro” e o que é um político direto ficaram claras quando o assunto chegou aos candidatos à presidência da República. Rands defende a candidatura de Ciro Gomes e critica os candidatos a governador que dizem que votam em Lula. “Eles querem surfar na popularidade do ex-presidente”. Rands lembrou as boas políticas do período de Lula na presidência, mas também criticou a relação que o ex-presidente tinha com os partidos do chamado centrão. “Nós falamos claramente: voto em Ciro e vejo nele o melhor candidato para enfrentar o Bolsonaro e as ideias que ele representa”.
Plenária presencial
Às 17h desta terça-feira (dia 11), Maurício Rands participou da plenária com os agentes comunitários de saúde e com os agentes de combate às endemias, no auditório da Igreja da Soledade, na Boa Vista. Estes profissionais de saúde são uma categoria com uma relação política próxima a Maurício Rands, desde 2006. Neste ano, o então deputado federal do PT por Pernambuco propôs a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) número 51, que foi aprovada e efetivou os agentes em todo o país.