O candidato a governador pela coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante), Maurício Rands, criticou, nesta quinta-feira (dia 13), a ausência de verdade na campanha eleitoral em Pernambuco. “As grandes coligações faltaram com verdade ao surfar na onda da popularidade de Lula. Paulo Câmara e Armando Monteiro não representam os valores que Lula representa no imaginário político entre todos”, afirmou, ao ser entrevistado pelo apresentador Rodolfo Kosta, da Nossa Manhã, na Rádio Olinda.
Maurício Rands foi deputado federal pelo PT por três mandatos consecutivos. Na Câmara Federal, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e líder do governo do ex-presidente Lula. E mesmo assim, fez questão de falar francamente durante toda a campanha. “Todos sabem que o candidato é o ex-prefeito de São Paulo, Haddad”, disse, em um debate na Rádio Jornal, cara a cara com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o senador Armando Monteiro (PTB). O candidato que Maurício Rands defende para a presidência da República é Ciro Gomes (PDT). “O único nordestino e um político que fala a verdade, com clareza”.
Entre os eleitores, o ex-presidente Lula é a personificação dos valores da esquerda: igualdade social, o acesso a direitos, igualdade de gênero e defesa das minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade. São valores pelos quais Maurício Rands sempre trabalhou. Quando era estudante de Direito, foi estagiário da Comissão de Justiça e Paz, liderada por dom Hélder Câmara. O advogado Maurício foi defensor dos sindicatos de trabalhadores, no tempo da ditadura. O deputado federal Rand defendeu a esquerda e, quando foi secretário da OEA, foi o titular da pasta de acesso a direitos pelas minorias em todos os 35 países das Américas. A história está registrada: “Eu era ameaçado pela polícia, enquanto Paulo Câmara fazia concurso e, nesse mesmo tempo, Armando Monteiro cuidava de suas empresas”, comparou.
Maurício Rands é de oposição, é de esquerda e aberto a todas as inovações contemporâneas, como a necessidade de construção de presídios humanizados, através de PPPs bem feitas, modernização dos sistemas de gestão dos hospitais público, que podem adotar sistemas que fazem os grandes hospitais particulares funcionarem com agilidade.
Além da entrevista na Rádio Olinda, Maurício Rands apresentou suas ideias no ciclo de palestras que o Rotary Club do Recife está fazendo com os candidatos ao governo do Estado. Frente a um público formador de opinião, Maurício Rands voltou a defender a necessidade de união entre os cidadãos para que os melhores políticos tivessem vez e voz. “Não podemos deixar a política, que é a arte de fazer o bem, no fundo do poço. Precisamos resgatar os melhores valores”, falou.
No início da noite, Maurício Rands se apresentou para os empreendedores da Associação dos Jovens Empresários, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As propostas da coligação O Pernambuco que você quer segue princípios defendidos pelo que há de mais moderno da gestão, como a simplificação dos processos oficiais, a desburocratização do estado e a inversão dos prazos para a obtenção de licenças para novos empreendimentos. “Vamos dar uma lógica empreendedora ao Estado e acabar com o visão puramente fiscal, fazendária, que existe hoje em dia”, disse.