Mais de 200 pequenos empreendedores participaram, nesta terça-feira (25), de rodadas de negócios com 33 empresas de grande porte que atuam na área de petróleo, durante a Feira Oil & Gas 2018, na capital fluminense. A expectativa é que os encontros gerem mais de R$ 270 milhões em negócios. A rodada, realizada pelo Sebrae e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), continuará nesta quarta-feira (26), quando também haverá a IV Reunião de dirigentes e analistas de Petróleo e Gas do Sistema Sebrae.
Logo no início da tarde, centenas de pequenos empresários já lotavam o espaço onde seria realizada a rodada de negócios, no Riocentro, com a expectativa de conseguir fazer negócios com grandes corporações. Era o caso de Márcio Loureiro, que se reuniu com dois ancoras de setores diferentes. No primeiro deles, uma grande construtora, o deixou animado. “Há grandes perspectiva de negócio”, afirmou o empreendedor, dono de uma fábrica de tubulação em Xerém, na Baixada Fluminense.
Segundo Eliane Borges, da Unidade de Competividade do Sebrae Nacional, a retomada do crescimento da indústria petrolífera traz possibilidades interessantes para os pequenos negócios. “Estamos confiantes no desenvolvimento desta cadeia no país”, ressaltou Eliane, que é especialista do setor.
Na rodada de negócios desta terça-feira, 202 fornecedores tiveram seu primeiro contato com possíveis compradores. “Conversamos com empresas dos ramos de borracha, ferro e filtros, ficamos satisfeitos”, contou Marcos Vinícius Dias, um dos 33 ancoras e representante da Asca Equipamentos. “A rodada abre muitas portas para nós”, observa João Hammerle, que atua na área industrial e pretende negociar com uma grande corporação, como a Usiminas, com quem iria se reunir no decorrer do dia.
Programação
Além da continuação da rodada de negócios, a reunião de dirigentes e analistas do Sebrae trará três painéis na quarta-feira. “Oportunidades e desafios para a indústria de petróleo e gás do Brasil” serão abordadas por representantes do IBP e Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na sequência, operadoras do setor irão analisar os impactos para a cadeia de fornecedores. Por fim, “O projeto estruturante do petróleo e a matricialidade com programas e projetos do Sistema Sebrae”, será apresentado por analistas da instituição.
Já na quinta-feira (27), o Sebrae promoverá rodada entre três investidores estrangeiros, três brasileiros e uma operadora, com 60 startups inscritas e 17 pré-selecionadas. Em seguida acontecerá o Seminário Corporate Venture in Brasil Oil & Gas, com pitch de cinco startups selecionadas e feedback de investidores internacionais. À tarde, haverá uma rodada de serviços.