Pedro Augusto
Em proporcionalidade à área territorial do município, atualmente as demandas a serem atendidas em relação à infraestrutura de Caruaru ainda se encontram gigantes. Mas, aos poucos, a Capital do Agreste vem ganhando “cara nova” com os investimentos que têm sido empregados ao longo dos últimos anos. Um bom exemplo disso tem se referido à Operação Asfalto Novo, que vem recapeando, desde o primeiro semestre de 2018, várias ruas e avenidas da cidade. Em entrevista na manhã da última quarta-feira (19), na sede provisória da Prefeitura, no Centro, o secretário municipal de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, destacou o andamento desta operação, que tem beneficiado diversos bairros da zona urbana.
“A Asfalto Novo foi iniciada em meados de maio, com o recapeamento de cinco vias, em sua maioria, instaladas no Centro. Uma nova etapa desta operação passou a ser posta em prática no fim do mês passado contemplando várias ruas dos bairros do Centro, da Boa Vista, do Universitário, do Maurício de Nassau, do Indianópolis, dentre outros. Ressaltamos aos moradores que ela se estenderá até o próximo mês de janeiro, quando também serão realizadas várias intervenções em vias e avenidas, instaladas em outras comunidades. Se não houver muitos registros de chuva no próximo mês, finalizaremos esta segunda fase no prazo estimado. Do contrário, ela se estenderá até fevereiro”, disse.
De acordo com os dados da Secretaria de Urbanismo e Obras, somadas as duas etapas até agora realizadas da operação, ao todo, já foram beneficiadas 25 vias. O titular da pasta explicou as intervenções feitas. “A Asfalto Novo vem contemplando aquelas ruas e avenidas que já possuem asfalto ou calçamento. Ou seja, aquelas que ainda se encontram em terra, estão sendo pavimentadas por outro projeto da Prefeitura. Nestas primeiras, temos implantado o recapeamento, que consiste na modificação do asfalto velho pelo novo, fazendo ainda os reparos como fechamento de buracos, quando necessários”, acrescentou Rodrigo.
Como não poderia ser diferente, até agora, a receptividade por parte das comunidades atendidas tem sido a melhor possível, conforme ressaltou o secretário. “Recordamos bem que no período em que fizemos o levantamento das ruas a serem contempladas, percebemos que algumas delas se encontravam praticamente intransitáveis. Ou seja, várias sequer haviam recebido a manutenção devida. Mas, aos poucos, esta situação vem se modificando. Nossa ideia com a Asfalto Novo tem sido tornar as vias de Caruaru mais rápidas e melhores transitáveis para proporcionar uma mobilidade maior na cidade. Sem exceção, todos os moradores atendidos vêm elogiando bastante a nossa iniciativa.”
De acordo com a estimativa da pasta municipal, ao todo, até o presente momento, já foram investidos mais de R$ 2 milhões na operação. O montante empregado é proveniente não só do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, mas também dos próprios recursos da PMC. “Faremos uma reunião, em breve, com o nosso conselho, justamente para definirmos as próximas vias que serão atendidas, bem como os recursos que serão destinados. Deveremos realizar este encontro até o fim deste ano montando o planejamento a ser empregado. A população será informada sobre os próximos recapeamentos. Também aproveitamos o espaço para ressaltar que 35 ruas que se encontravam na terra batida, hoje, estão sendo calçadas. Neste contexto, 55 já foram finalizadas”, complementou Rodrigo Miranda.
Os investimentos feitos, através da Operação Asfalto Novo, vêm satisfazendo moradores de várias comunidades, a exemplo do senhor Ednaldo Santos, que reside no Boa Vista II. “Antigamente, a Prefeitura colocava asfalto de menor qualidade, então, quando chovia, descolava-se praticamente tudo. Agora não! Acredito que o asfalto vai durar um pouco mais porque percebemos que os investimentos foram maiores”, afirmou. “Pelo menos aqui nesta rua do Centro, o serviço de recapeamento foi excelente. Fazia anos que nós, comerciantes, reivindicávamos manutenções por aqui. Acredito que vai melhorar até o movimento nos nossos estabelecimentos”, reforçou o empresário Joaquim Marinho.