Pedro Augusto
Em tarde inspirada do atacante Caio, o Porto acabou estreando com o pé direito na edição 2019 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Superior dentro de campo em relação ao adversário, durante os pouco mais de 90 minutos de partida, a equipe caruaruense derrotou o Vila Nova-GO por 3 a 2, na quarta-feira (2), no Estádio Municipal de Jundiaí, pela primeira rodada do grupo 18. Pela mesma chave, o Paulista empatou sem gols com o Red Bull Brasil, no mesmo dia e local, sendo um pouco mais cedo.
Com o bom resultado, o Gavião do Agreste lidera o grupo com três pontos, seguido pelo Red Bull e o Paulista, que somam um ponto. Pela segunda rodada do torneio, o tricolor da Rua Preta encara o Paulista, neste sábado (5), a partir das 12h45 (horário de Pernambuco), enquanto o Red Bull Brasil enfrenta o Vila Nova, no mesmo dia, mas às 15h, também no Estádio Municipal de Jundiaí. Uma nova vitória garantirá automaticamente o Porto na segunda fase da Copinha.
Organizada pela Federação Paulista de Futebol, a Copa São Paulo de Futebol Júnior encontra-se em 2019 na sua 50ª edição. Ao todo, 128 times estão disputando esta que é considerada a maior competição de futebol júnior do Brasil. De acordo com o regulamento, apenas as duas primeiras equipes de cada grupo avançarão para a fase seguinte, que será composta por rodadas mata-matas. A final ocorrerá no próximo dia 25 – data do aniversário da cidade de São Paulo.
O JOGO
Apesar do natural nervosismo de uma estreia, o Gavião precisou apenas de um minuto para abrir o placar. Após a escorada de cabeça de Everton, Caio driblou o marcador e chutou de bico no fundo da meta do Vila. Cinco minutos depois, novamente Caio acertou um belo chute no ângulo direito da equipe goiana fazendo dois a zero. Ainda na primeira etapa, aos 38 minutos, Erick acabou descontando para o Vila Nova.
Já na etapa final, quando parecia que o alvirrubro goiano encontrava-se melhor em campo, o Porto acabou jogando um “balde de água fria” nas pretensões do adversário ao ampliar o placar, aos 15 minutos, em belíssima cobrança de falta convertida por Everton. O Vila ainda tentou reagir com o gol de Sávio, aos 32 minutos, mas não conseguiu evitar a derrota.
Satisfeito com os três pontos, o técnico do Porto, Gabriel Lisboa, preferiu manter os “pés no chão” ao comentar sobre a possível classificação à próxima etapa. “Esta vitória diante do Vila foi um grande passo para a nossa classificação, mas a gente sabe que não pode comemorar muito, pela curta distância entre os jogos. Tem o jogo contra o Paulista e eles vão ter o apoio da torcida e queremos representar bem a nossa cidade”, disse.
Ele ainda comentou a respeito da partida contra o Vila. “Foi um grande resultado, por se tratar de uma estreia na competição que é uma novidade para o nosso elenco. Ainda teve o empate das equipes do nosso grupo. Nosso time entrou nervoso, mas felizmente deu certo nossa estratégia. Aproveitamos para fazer o resultado logo cedo”, finalizou o treinador.