Polícia abre inquérito sobre acidente com jovem em kart

A sogra da jovem Débora Stefany, 19 anos, que sofreu acidente de kart em supermercado na Zona Sul do Recife, fez Boletim de Ocorrência (BO) na tarde desta segunda-feira (12), na Delegacia de Boa Viagem. A comerciante Adrea Tumajan, 50 anos, estava acompanhada do advogado Carlos Carvalho. “Vamos esperar o andamento do inquérito e a evolução clínica da Débora para avaliarmos quais medidas judiciais vamos tomar”, disse Carvalho.

Visivelmente abalada, a sogra de Débora disse que a empresa foi negligente. “Não tinha ninguém para orientar direito sobre as normas de segurança. Ela só estava com capacete. Não vi luva, macacão, touca, nada. Ninguém chegou para dar orientação nenhuma”, disse a comerciante Adrea Tumajan. Ela disse ainda que espera Justiça e que Débora se recupere logo. “Foi o parque dos horrores para falar a verdade. Não desejo isso para ninguém. Que sirva de alerta para todos. Vocês não imaginam a dor de pegar um saco cheio de cabelo dela.”

A delegada Beatriz Leite recebeu o caso e disse que será solicitada uma perícia no local do ocorrido. “Vamos apurar se houve negligência por parte da empresa. O trabalho dos peritos será essencial para esclarecermos o que houve. Temos até 30 dias para concluir o inquérito”, disse. As investigações serão repassadas para o delegado Alfredo Jorge, titular da delegacia de Boa Viagem.

Agentes do Programa de Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) e do Corpo de Bombeiros fiscalizaram, nesta segunda-feira (12), o circuito de kart. A falta de sinalização específica sobre os equipamentos de segurança e da maneira correta sobre como prender o cabelo são alguns dos motivos da causa do acidente ocorrido no circuito localizado no estacionamento do Walmart, na Zona Sul do Recife, apontam o Corpo de Bombeiros e ProconPE.

Além disso, a falta de um profissional para orientar os usuários é outro ponto criticado pelos órgãos fiscalizadores. O Procon-PE alertou que a empresa será multada – o valor varia entre R$ 1.050 e R$ 1 milhão e se baseará na quantidade de irregularidades encontrada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Procon. O circuito se encontra interditado.

Entenda o caso
A jovem Débora Stefany Dantas Oliveira, de 19 anos, teve o couro cabeludo arrancado pelo motor de um kart que pilotava em um circuito administrado pela empresa Adrenalina Kart. O acidente ocorreu na tarde do domingo (11), no estabelecimento instalado no estacionamento do supermercado Walmart, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Débora participava da corrida com o namorado, com quem foi ao circuito. A sogra acompanhava o casal e gravou um vídeo antes do acidente.

Segundo relato do tio de Débora, Douglas Nascimento, o socorro à auxiliar de ensino infantil – que mora no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife – demorou cerca de meia hora. “Não prestaram socorro, não tinha ambulância, não tinha bombeiro civil”, reclamou, em entrevista por telefone ao Portal FolhaPE. A jovem foi socorrida por um amigo e pelo namorado, que a levaram para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da Capital.

Débora passou por uma neurocirurgia de emergência no HR. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o estado de saúde dela, nesta segunda-feira (12), é grave e a jovem permanece entubada. A família pretende registrar o caso em Boletim de Ocorrência.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *