Raquel Lyra prestigia abertura da Fenagreste

Léa Renata com informações da Secom

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou da abertura da 4ª edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que teve início na última quarta-feira (4), no Espaço Cultural Tancredo Neves, e segue até o domingo (8). Neste ano, o evento conta com o tema “Palavra: do impresso ao digital”, e faz homenagem ao advogado, ex-deputado e ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra (in memoriam), e a Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, nome reconhecido na cultura popular e no teatro de mamulengos.

A solenidade de abertura da Fenagreste foi bastante prestigiada e contou com a apresentação do Maestro Bitonho e dos repentistas João Lídio e Luciano Leonel. O poeta Jeferson Moisés e o escritor Sidney Rocha prestaram homenagens ao Mestre Sebá e a Fernando Lyra, respectivamente. “Estou aqui emocionada. Foi, sem dúvidas, a mais bonita homenagem que Fernando já recebeu. Sidney falou exatamente como ele era”, afirmou, ao Jornal VANGUARDA, Márcia Lyra, esposa do ex-ministro.

Em sua fala, a prefeita expressou a alegria da cidade está sediando mais uma vez o evento. “A gente está feliz por poder entregar a Caruaru um grande festival cultural. Já estamos entre as cinco maiores feiras do Brasil e esperamos cerca de 60 mil pessoas durante os cinco dias do evento”, destacou.

Durante o primeiro dia, centenas de alunos e professores da rede municipal de ensino de Caruaru se fizeram presentes e participaram de oficinas e palestras, gratuitamente. “A Fenagreste ajuda muito a obtermos mais conhecimentos. O gosto pela leitura também é aguçado. Eu tive vendo as oficinas e saio daqui com mais informações”, garantiu o estudante Pedro Henrique.

Também fizeram parte da programação a apresentação do Mestre Sebá e contação de histórias infantis, que deixaram a criançada atenta. “Minha filha tem quatro anos e está encantada com esse cantinho do Mestre Sebá. Eu estou impressionado com a organização do evento”, assegurou o advogado Paulo Carvalho.

Quem for à feira também poderá participar de jogos tecnológicos no stand da prefeitura, na área de letramento, bem como irá conferir programas desenvolvidos pelos alunos do 4º ao 7º ano da rede municipal. “Esses programas trazem animações e conversas entre personagens, como se fossem um gibi virtual”, explicou a coordenadora do Programa de Letramento Municipal, Adeilza Ferreira.

INCENTIVO

Os professores e técnicos em educação já estão utilizando o bônus de R$ 300, ofertado, sem custo, para os profissionais. “A prefeita Raquel Lyra, por mais um ano consecutivo, teve a sensibilidade de disponibilizar o bônus para garantir que nossos professores possam adquirir os livros e aprimorar seus conhecimentos, o que, consequentemente, melhora o aprendizado dos estudantes e, assim, eles desenvolvem suas habilidades com mais facilidade”, garantiu a secretária de Educação, Marta Medeiros.

A Fenagreste é realizada através da parceria entre a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Associação do Nordeste das Distribuidoras de Livros (Andelivros) e da Prefeitura de Caruaru. O evento tem a participação de mais de 60 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A maior bienal do Agreste acontece até o próximo domingo (8), no Espaço Cultural Tancredo Neves.

Confira a programação
da 4ª Fenagreste:

Sexta-feira (6)
10h30 às 11h – Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis
20h às 21h – Show de Maciel Melo

Café Literário
16h às 17h – Mesa-redonda “Analógico digitalizado: livros, mercado editorial e alternativas” com participação dos escritores e editores Wellington de Melo (Cepe Editora), Fred Caju (Castanha Mecânica) e Thiago Corrêa (Vacatussa).
17h às 18h – Roda de conversa e lançamento do livro “Feirantes: quem são e como administram o s seus negócios?”, do professor Márcio Sá (UFPE).
18h às 19h – Palestra “Criação analógica, divulgação digital” com o escritor Ronaldo Correia de Brito.
19h30 às 20h30 – Partitura teatral “A palavra cantada de Brecht” com João Augusto Lira e lançamento do livro Poética do Grito e Geografia da Vertigem.

Auditório
9h às 1030h – Palestra “Letramento literário em ambientes digitais com Graça Lins (Porto Digital/Recife).
10h30 às 12h30 – Palestra “Formação de educadores e cultura digital: case Castanheiras, com Janaína Branco (C.E.S.A.R Schol).
13h30 às 15h – Oficina “Interpretação e produção de textos com Cíntia Torres (UFPE).
15h às 16h30 – Palestra “Robótica na educação e educação na robótica” com o professor Jadson Amorim.
18h às 19h30 – Mesa-redonda “A Igreja progressista brasileira nos tempos de repressão”, com a participação de Antônio Jorge Siqueira (prof.dr/UFPE), jornalista Jailson da Paz e mediação de Tarcísio Pereira.

Palco externo
9h30 às 10h30 – Palestra “Bullyng racial nas escolas” com o Coletivo Afro Ilê Dandara.

Lançamentos
17h às 17h30 – Lançamento do livro Nada consta, de Fred Caju, no estande Cepe Editora.
17h30 às 18h – Lançamento do livro “Amplitude Modulada”, de Edson Tavares, no Espaço do Autor Caruaruense, estande da Prefeitura de Caruaru.
18h30 às 19h – Lançamento do livro “Quermógenes Dias- O crítico literário”, de Josué Lucas da Silva, no estande da Cepe Editora.
19h às 19h30 – Lançamento do livro “O Santo Revelado – fotobiografia de Dom Helder Câmara, no estande da Cepe Editora.
20h às 20h – Lançamento do livro “Poética do Grito e Geografia da Vertigem – a dramaturgia de João Denys, de João Augusto Lira, no Café Literário.

Sábado (7)
14h às 15h30 – Show “História da Caixola”, com o escritor e músico Alexandre Revoredo
15h30 às 18h – Bate-papo com a youtuber Sofia Santino
18h às 19h – Revista Continente Convida: Roda de conversa “Poesia do Corpo”, com as poetas Bell Puã, Luna Vitrolira e mediação da jornalista e editora da Continente, Adriana Dória Matos
20h às 21h – Show do Maestro Spok com dançarinos

Café Literário
16h às 17h – Mesa-redonda “Reinventar-se na maturidade” com a psicanalista Silvia Gusmão e convidados.
17h às 17h30 – Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Émerson Santos.
17h30 às 18h – Apresentação da linha editorial da revista “Debates Insubmissos” com a professora Allene Lages (Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina/Centro Acadêmico do Agreste/UFPE).
19h às 19h30 – Poesia de Cordel – Identidade Cultural Nordestina, com o professor José Urbano, e apresentação de cordelistas

Auditório
9h às 10h – Aulão/oficina de produção de texto do Galo da Redação, projeto de extensão do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE).
10h às 11h – Palestra “A ciência na literatura de ficção científica” com o professor João Eduardo Ramos (UFPE).
14h às 15h – Oficina de Rádio com os professores Victória Melo e Daniel Santos (UFPE).
15h às 15h30 – Laboratório “Radionovelas”, com Gabriel Pedroza (UFPE).
17h às 18h – “Poesia para quem gosta”, com a professora Silvana Medeiros (UFPE).

Lançamentos
15h às 15h30 – Lançamento do livro infantil “Dianimal”, de Alexandre Revoredo, no estande da Cepe Editora.
17h às 17h30 – Lançamento do livro “Maturidade: um tempo novo”, organizado por Silvia Gusmão, no estande da Cepe Editora.
17h30 às 18h – Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Emérson Santos, no Café Literário.
18h30 às 19h30 – Lançamento do livro de poesias “Sementes”, do Maestro Spok.

Domingo (8)
Palco principal
11h às 12h – Tio Bruninho
15h às 16h – Apresentação de Mestre Sebá
17h30 às 18h -Apresentação de cordelista
18h – Show musical com Josildo Sá

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *