O Programa Nexos está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (16) com quatro desafios promovidos pelas empresas GreyLogix, Iguatemi, L’Oréal e Qualidados. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Cada startup selecionada receberá um aporte de recursos (entre R$ 100 mil e R$ 250 mil) para desenvolver suas soluções.
O investimento previsto no programa será utilizado para apoiar as startups, sendo que a origem dos recursos será proveniente das grandes e médias empresas parceiras do programa. “O Programa Nexos possibilita a conexão de grandes e médias empresas com startups de todo país, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e pequenas empresas inovadoras”, explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
O Industry 4.0 Assistance da GreyLogix busca uma solução para aperfeiçoar a interação dos operadores industriais aos especialistas da GreyLogix. O desafio busca otimização e dinamização entre centrais de monitoramento e suporte industrial remoto, por meio de tecnologias de automação, informação e comunicação. A GreyLogix é uma empresa nacional que atua no ramo de automação industrial, com sede em Santa Catarina e unidades no Paraná e em São Paulo.
Já a Iguatemi propõe uma Jornada de atendimento phygital. A rede de shopping centers convida empreendedores a apresentarem propostas de soluções tecnológicas para o varejo, que se transforma constantemente com a tendência de comportamento dos clientes entre o mundo digital e físico, o então chamado phygital. Nesta jornada, o cliente pode iniciar um atendimento online e terminar off-line, proporcionando personalização em um shopping todo conectado. Um dos objetivos é garantir que os clientes tenham uma experiência positiva dentro e fora dos centros comerciais, levando total satisfação e atendimento individualizado de suas demandas.
Identificar empreendedores com visão inovadora capazes de contribuir para o aperfeiçoamento do setor de gestão de projetos, obras, empreendimentos e manutenção é o desafio Field services, proposto pela Qualidados, empresa nacional de consultoria em engenharia. Com a iniciativa, a companhia busca estabelecer novas soluções tecnológicas para a gestão e operação de serviços de campo, especialmente nas áreas de parada de manutenção e obras, com o aperfeiçoamento dos mecanismos de aquisição e gerenciamento de dados de campo em tempo real, entre outros pontos.
“Nosso foco é identificar empresas que dominem tecnologias como da Indústria 4.0 ou que já possuam uma solução que possa ser aplicada nos processos de planejamento e acompanhamento em tempo real, agregando maior automatização e produtividade desses processos”, enfatiza o diretor técnico da Qualidados Luiz Henrique Costa.
A maior empresa de cosméticos do mundo também participa do Programa com o Fórmula L’Oreal. O desafio propõe o desenvolvimento e aperfeiçoamento de materiais, ingredientes com provas de conceitos em super absorvência de óleo e água com alta performance, que sejam compatíveis com formulações cosméticas, obtidos principalmente através de origem natural, biotecnológico, valorizando a biodiversidade brasileira, nanotecnologia e sintéticos.