Varejo faz últimas contratações temporárias para atender demanda de Natal

Sem dúvida, fim de ano é época em que mais se gasta. Considerado o melhor mês para o comércio, em razão do Natal, dezembro promete uma injeção de R$60 bilhões na economia, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o que corresponde ao total que brasileiros gastaram o ano todo, em outras datas especiais: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. A pesquisa também identificou que 77% dos entrevistados pretendem gastar, em média, R$125 por presente.

Dado o tamanho da procura no varejo, muito maior que no restante do ano, o comércio se prepara desde novembro para atender a demanda de vendas. Na Luandre, ainda há vagas temporárias para o segmento. “Nós começamos a notar a procura por temporários em meados de agosto, quando a indústria começa a contratar para suprir o aumento da procura que está por vir. Em seguida, o setor de logística é que se aquece. E por fim, é a vez da outra ponta da cadeia, o varejo”, comenta Francine Silva, Gerente da Unidade da Luandre, em Alphaville.

A Luandre identificou um crescimento de 32% de contratações de temporários para todos os segmentos, no segundo semestre. Diferentemente das contratações efetivas, cujo fluxo é mais estável, as temporárias têm o histórico de serem alavancadas em razão das festas de fim de ano.

Neste período, a Luandre vê a proporção de vagas efetivas e temporárias, que no primeiro semestre é de 56%/46%, respectivamente, passar para 29%/71%. “No caso das contratações temporárias, as empresas por lei precisam de uma terceira parte para fechar as contratações e a Luandre oferece uma assessoria de 50 anos de expertise neste tipo de seleção”, detalha Francine.

Ela enfatiza que apesar de toda esta procura, muitos ainda preferem não aceitar a vaga porque a veem como um fator que pode atrapalhar a encontrar uma vaga efetiva. “Nós sempre aconselhamos a pessoa a aceitar esta oportunidade porque as condições são equivalentes aos de um CLT e há ainda a possibilidade de efetivação. Na Luandre, a média é de 40% de contratação efetiva de temporários”, explica.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 49 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2018, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 2 milhões de CV cadastrados. Há 18 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em oito edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a mais recente em 2019. O Diretor de RH, Fernando Medina também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017. Além disso, foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 11 unidades em quatro estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba) e Pernambuco (Recife). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *