A Arquidiocese de Olinda e Recife, como forma de prevenir o contágio dos fiéis com o novo coronavírus, lançou e enviou na manhã desta quinta-feira (27) uma série de medidas às 143 paróquias com orientações. A medida foi tomada devido à confirmação do primeiro caso do Covid-19 no Brasil e as suspeitas da doença em Pernambuco.
De acordo com o documento, com essas orientações as missas serão realizadas com muito mais segurança para todos os presentes. As reivindicações feitas aos padres e fiéis são de evitar o aperto de mão durante a acolhida, omitir o abraço da paz, não dar as mãos durante a reza ao Pai-Nosso e distribuir a comunhão sob uma superfície e não diretamente das mãos do ministro.
Esta não é a primeira vez que o clero arquidiocesano lança medidas protetivas com relação a doenças. Em 2018, a Arquidiocese também deu orientações para prevenção do H1N1 e Influenza A H3 sazonal.
Ainda segundo a orientação, as paróquias devem seguir as medidas até que um novo comunicado seja emitido. “… todos têm responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem o contágio, solicitamos às paróquias que tomem as medidas até mandarmos dizer o contrário.”
Folhape