A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais, esclarece que os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família não serão prejudicados devido a greve no cumprimento dos quesitos exigidos pelo Governo Federal, pois são considerados isentos durante o período de paralisação.
A cada dois meses, escolas estaduais, municipais e particulares enviam à Secretaria de Educação relatórios de frequência dos alunos assistidos pelo Bolsa Família, que estão matriculados nos estabelecimentos educacionais da cidade.
O Ministério da Educação (MEC) recebe os documentos que auxiliam na manutenção dos benefícios. Familiares e alunos não precisam se preocupar com esta comprovação nos meses de greve, tendo em vista que os mesmos relatórios justificam e isentam as faltas dos discentes.
O registro de frequência às aulas faz parte do cumprimento de condicionalidades exigido pelo Governo Federal, para que as famílias continuem recebendo o benefício financeiro. Estas condições são compromissos assumidos pelos beneficiários nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social que garantem ao poder público acompanhar as famílias usuárias e identificar as dificuldades de acesso aos direitos sociais básicos.
Na faixa etária de 6 a 15 anos é preciso atestar 85% de presença mensal às aulas; já para os que estão na faixa de 16 e 17 anos, 75% de regularidade é o determinado.