Marcelo Gomes assina carta-compromisso em apoio a autistas e familiares

A campanha do candidato a prefeito de Caruaru, Marcelo Gomes (PSB), junto com a sua vice, Ailza Trajano (PC do B) vem ganhando destaque desde o início, apostando em ações diferenciadas, que visam o respeito aos caruaruenses. E essas medidas vêm recebendo, cada vez mais, apoio da população. Com esse foco, na noite deste sábado (17), o candidato assinou carta-compromisso com a Associação Mundo Azul (AMA), que reúne familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), comumente conhecido como autismo.

Apoiar causas como essa, para Marcelo, é prioridade, seja no período pleito eleitoral, como também em seu mandato como gestor municipal. Ele destacou projetos de lei e audiências públicas tento em pauta os direitos das pessoas com deficiência e falou ainda da decisão de suspender uso de fogos com ruído. “Cuidar dos que mais precisam é essencial, para que toda a cidade possa crescer. Por isso, estar disposto a ouvir essas demandas é muito importante para mim, não apenas como político, mas também como pai”, destacou o candidato.

O documento traz alguns pontos que facilitam a inclusão dos autistas em diversos ambientes sociais, como escola e espaços públicos, como o acompanhamento de todo o aluno com TEA na rede regular de ensino municipal, implantação do Plano Educacional Individual para estabelecer um planejamento individualizado para cada necessidade, além do mapeamento de pessoas com autismo nos sistemas público e privado de saúde.

Segundo a vice-presidente da AMA, Márcia Carvalho, adotar essas medidas irá proporcionar uma desburocratização do atendimento ao paciente autista e o acolhimento aos familiares, permitindo um maior acesso a informações necessárias, para um diagnóstico e tratamento precisos. “Quanto mais cedo o TEA for diagnosticado, é mais possível um cuidado eficaz. Precisamos ter uma base para facilitar a vida de todos e trazer mais agilidade”, conta Márcia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *