Vereador Anderson Correia apresenta Projeto de Lei que proíbe o trânsito de veículos de tração animal em Caruaru

Na primeira semana de mandato em que teve acesso ao SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (plataforma onde são protocoladas as matérias dos parlamentares), o vereador Anderson Correia (PP) protocolou seis Projetos de Lei relacionados às suas bandeiras de campanha. Entre eles, foi apresentado o PL que proíbe o trânsito de veículos de tração animal e a condução de animais com carga no município de Caruaru.

Tal medida, além de atender ao anseio constitucional de respeito à vida dos seres envolvidos, evita os maus-tratos e a exploração a que esses animais são submetidos há séculos, contribuindo, também, na mobilidade urbana, já que os veículos de tração animal dificultam o trânsito e podem provocar acidentes.

O Projeto de Lei, a priori, é voltado, assim que aprovado, para ser executado imediatamente na área urbana. Na zona rural, será dado um prazo de seis meses para a proibição da tração animal e condução de animais com cargas. O combate aos maus-tratos aos animais de grande porte, principalmente os que são utilizados em carroças, é uma das causas que o advogado animalista, e agora parlamentar, mais pleiteia com veemência há anos.

“O Direito Animal é muito amplo e precisa ser colocado em prática. Estamos cansados de ver tanto sofrimento dos animais de grande porte sendo submetidos a exaustivas horas de trabalho, com cargas muito pesadas, em condições totalmente desumanas e inadmissíveis. É um compromisso meu, de campanha, de lutar pelo fim da tração animal em Caruaru, por isso, nasce esse projeto de lei visando, especialmente, a garantia dos direitos e bem-estar dos animais que são submetidos à tração em nosso município”, destacou o vereador.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *