Nutrólogo explica os benefícios do Jejum Intermitente

Jejuar é um ato de purificação do corpo para muitas religiões e acontece desde a antiguidade. Atualmente, o jejum se popularizou e ganhou mais atenção com os adeptos famosos que aderiram à prática para perder peso.

O jejum intermitente é um método de dieta em que pode-se ficar longas horas do dia sem comer. Os benefícios são inúmeros para o organismo, e vão desde a perda de peso a reduzir o risco de doenças do coração.

“O jejum é um método que muitas pessoas usam com o objetivo de perder peso. Ele visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize e queime os estoques de gordura, fazendo com que haja perda de massa gorda”, explica o nutrólogo Adriano Marcell.

A dieta pode ser realizada de várias formas. O mais comum é o método 16-8. São 16 horas de jejum só ingerindo água, chás e café sem açúcar, e alimentação livre durante as oito horas seguintes. Mas nem todo mundo pode aderir à dieta. De acordo com o nutrólogo Adriano Marcell, jejuar pode ser perigoso para algumas pessoas.

“O jejum intermitente não é indicado para todo mundo. É importante que antes de fazer, converse com um nutrólogo ou nutricionista, tanto para saber se pode, quanto para ter um acompanhamento profissional”, explica o médico.

O jejum, se for realizado sem prescrição, pode ocasionar riscos. Entre os problemas estão dores de cabeça, desmaios, mal-estar e náuseas.

Adriano Marcell é formado em medicina e possui especializações em cardiologia e saúde da família. É ainda pós graduado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia – Abran

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *