Comércio de bairro vira preferência durante a pandemia

Desde o início da pandemia, os hábitos de consumo de grande parte da população passaram por intensas transformações. Provocadas pela adoção das medidas de isolamento e distanciamento, as novas tendências de comportamento têm ficado ainda mais evidentes após mais de um ano nesse novo cenário. Uma das novidades foi o aumento da preferência pelo comércio de bairro, que fez disparar a popularidade de mercadinhos, quitandas e açougues pequenos.

Esse crescimento foi apontado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar, que elenca alguns dos aspectos que mais atraem o público para negócios locais: a presença de poucas pessoas (60,2%), a proximidade de casa (59,6%) e a aplicação de preços acessíveis (53,3%). O levantamento revela, ainda, que 74% dos brasileiros pretendem continuar frequentando lugares menos lotados mesmo após o fim da pandemia.

Uma das localidades que evidencia essa realidade em Caruaru é o Residencial Xique Xique. De acordo com o supervisor de vendas da Viana & Moura Construções, Lucas Vasconcelos, o empreendimento registrou um aumento expressivo na abertura de pontos de comércio, como mercados e padarias, no último ano.

“Muita gente ficou desempregada e procurou abrir seu próprio negócio para conseguir ter uma renda. Esse movimento acaba trazendo inúmeras vantagens, desde a valorização do empreendimento até o favorecimento da economia local, porque as pessoas não precisam pegar carro ou se distanciar de casa para ir a outros bairros para comprar alguma coisa ou ter algum serviço”, explica.

Diante do crescimento da economia do bairro, até empresas maiores vêm estudando a possibilidade de levar investimentos para o residencial ou para as regiões próximas. Para facilitar o desenvolvimento do empreendedorismo local, a Viana & Moura Construções tem planejado construir um mini shopping no Xique Xique.

“A ideia é ter um ambiente 100% planejado, voltado para oferecer aos moradores locais e de bairros vizinhos a possibilidade de usufruir de serviços de vários segmentos, como salões de beleza, barbeiro, consultórios, pet shop, lotérica, entre outros. Vai ser uma virada histórica para a região, valorizando e consolidando ainda mais o empreendimento que mais cresce em Caruaru”, afirma Lucas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *