O subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia, Erik Alencar de Figueiredo, foi nomeado, nesta quarta-feira (9), presidente do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (Ipea), em substituição a Carlos von Doellinger, de acordo com comunicado da pasta.
O novo presidente do Ipea, órgão subordinado ao Ministério da Economia, é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Professor do departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Figueiredo possui pós-doutorado na Universidade do Tennessee, no Estados Unidos, e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é considerado um dos braços direitos do atual chefe da assessoria especial de assuntos estratégicos, Adolfo Sachsida, quando ele chefiava a Secretaria de Política Econômica (SPE).
A posse de Figueiredo ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 10h, com presença confirmada do ministro da Economia, Paulo Guedes, na sede do ministério.
O evento ocorrerá no mesmo horário previsto para a votação no Senado Federal, dos projetos que tratam do controle dos combustíveis e relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que estava previsto para esta quarta. Foi o terceiro adiamento.
Correio Braziliense