SENAI-PE leva quatro projetos para a indústria na Agreste Tex 2022

Nesta terça-feira (29), teve início em Caruaru, no interior do estado, a quinta edição da AGRESTE TEX 2022 , evento que reúne empresários da indústria de confecção de Pernambuco para apresentar as novidades tecnológicas do setor por meio de palestras, debates, soluções e equipamentos. O SENAI Pernambuco é um dos 80 expositores que farão parte da feira e estarão com um estande até o dia primeiro de abril, no espaço de 5.100m² do pavilhão do Polo Caruaru destinado à iniciativa, mostrando ao público os projetos que são desenvolvidos para aumentar a competitividade da indústria ligada à cadeia têxtil e de confecções.

A AGRESTE TEX 2022 é promovida pelo Febratex Group em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Quatro projetos ganham destaque na programação do SENAI-PE nesta edição, são eles: Minha Indústria Avançada (MInA); Mais Energia, Menos Custos; IMD (Inova Moda Digital); e ações na áreas de Metrologia. “O SENAI-PE está participando mais uma vez do evento, que é uma feira de muita importância para o setor têxtil, sobretudo para o Polo de Confecções do Agreste, e vem apresentando diversas soluções para a indústria e, especificamente, para o vestuário, com grande destaque para esses quatro produtos do nosso portfólio”, destaca o coordenador de Consultorias do SENAI Pernambuco, Fábio Luna.

MInA – É uma solução inovadora capaz de monitorar o desempenho das linhas de produção da indústria, através da utilização de tecnologias como computação em nuvem, internet das coisas e big data. Os dados compilados nessa plataforma podem ser acessados a qualquer tempo, por meio de dispositivos conectados à internet. A partir dessas informações, consultores do SENAI-PE conseguem propor soluções voltadas para o aperfeiçoamento do processo produtivo, por meio do lean manufacturing. “O objetivo é promover, através de sensoriamento, um acompanhamento da produção em tempo real, de forma totalmente instantânea, para que seja possível melhorar a produtividade do chão de fábrica, além de avaliar a eficiência de máquinas e processos. Trata-se de uma solução inserida na indústria 4.0 à disposição das empresas da nossa região por meio do SENAI-PE”, explica Fábio Luna.

Mais Energia, Menos Custos – O programa conta com a contribuição da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Neoenergia Pernambuco, do SENAI-PE e do SEBRAE-PE. Por meio dele, as indústrias podem receber de forma gratuita um pré-diagnóstico do perfil de consumo e a estimativa de redução de desperdícios com a otimização do uso da energia elétrica. “A ideia é atender indústrias de vários segmentos da região, de todos os portes, desde que sejam consumidoras do mercado cativo de energia elétrica. Com os dados necessários em mãos, o empresário poderá viabilizar a elaboração de um projeto de eficiência energética, em uma segunda fase do programa. Já para os casos de micro e pequenas empresas da indústria, elas contam com 70% de subsídio do programa Sebraetec e o empresário só paga 30% em contrapartida”, comenta o coordenador.

Inova Moda Digital – Parceria entre o SENAI, SENAI CETIQT e SEBRAE por meio da qual as empresas têm, de forma gratuita, acesso a consultoria Lean Design e Lean Manufacturig, que são produtos padronizados nacionalmente. Micro e pequenas empresas do segmento de moda poderão participar em espaço colaborativo. “Os negócios participantes terão informações bem relevantes para o desenvolvimento de produtos, além de poder aumentar a competitividade e a produtividade da sua empresa e dos seus produtos”, destaca Fábio Luna.

Metrologia – O quarto e último produto que será apresentado são soluções na área de qualidade metrológica para segmento têxtil e vestuário, além da conformidade ambiental no que tange água, efluentes, emissões atmosféricas e qualidade do ar. “Esse conjunto de soluções são de muita importância também para o setor de lavanderias, que está muito presente aqui no nosso estado e na nossa região, principalmente nas cidades de Caruaru, Toritama, Santa Cruz, Riacho das Almas. Portanto, essas soluções vêm para fortalecer esses segmentos, tornando-os mais competitivos ”, finaliza o Coordenador de consultoria do SENAI Pernambuco.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *