“Agosto Lilás” foi vivenciado pela Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realizou o Seminário “Agosto Lilás: 16 anos da Lei Maria da Penha”, nos dias 30 e 31 de agosto de 2022. O evento aconteceu em alusão ao Agosto Lilás – mês de conscientização ao enfrentamento à violência contra as mulheres, e contou com uma vasta programação que incluiu palestras com temas ligados à produção científica e à atuação da rede de enfrentamento e da sociedade civil organizada no município.

A abertura do evento ocorreu às 9h, da terça-feira (30), com recitação de poesia, música e momento de autocuidado. Logo após, houve a palestra “16 Anos da Lei Maria da Penha”, com a doutoranda em Educação Contemporânea (UFPE/CAA) Maria Rita Piancó. Em seguida foi apresentada a pesquisa intitulada: “A Cidade Sob o Olhar Feminino”, realizada por Maristela Maria Costa (estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unifavip) e Maria Izabel Rego Cabral (orientadora), momento no qual se discutiu a pauta das cidades seguras para as mulheres.

Os trabalhos foram retomados à tarde com apresentações relacionadas ao enfrentamento à violência contra as mulheres em Caruaru.

O segundo dia do seminário, 31, teve início às 9h com apresentação de trabalhos referentes à violência obstétrica, bem como ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 5, da ONU, relativo à Agenda 20-30, pela igualdade de gênero. Às 10h, as palestrantes foram a advogada Lucimary Passos e a psicóloga Jeniffer Mendonça, com o tema “Efetivação das Políticas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em Caruaru”.

À tarde, foi a vez da apresentação do “Papel da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, com integrantes da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero (CTEVG), entre eles, o Dr. Hildemar Macedo de Morais (juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Caruaru); Janeilda Rodrigues (Disque-Denúncia); Bárbara Ludovico (Ministério Público), representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; e representantes da Patrulha Municipal Maria da Penha da Guarda Municipal.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, o seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi uma oportunidade não apenas para serem discutidas as políticas realizadas, mas também para a apresentação de pesquisas e estudos direcionados a esse tema. “A importância do diálogo, não só com o pessoal do ensino superior, que têm apresentações de trabalhos, mas também com a sociedade civil caruaruense”, explicou Juliana.

A secretária destacou que as apresentações funcionam como um momento de prevenção e de articulação para as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. “O seminário fechou o mês de agosto, onde vivenciamos o Agosto Lilás com a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizando diversas ações de informações continuadas, palestras e várias campanhas, a exemplo da Feira da Agricultura Familiar, do Mercado Cultural Casa Rosa e no centro da cidade”, disse. “Lembrando que a SPM está bem no centro, na rua dos Expedicionários, número 30, justamente pra ficar no coração da cidade, mais acessível às mulheres”.

“Agosto Lilás”

A campanha “Agosto Lilás” é uma forma de estimular a reflexão sobre a necessidade do enfrentamento à violência contra as mulheres, buscando intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, com ações que sensibilizem a sociedade para a importância de difundir o conhecimento sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, os serviços especializados da rede de acolhimento e atendimento, e os mecanismos de denúncia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *