Um incêndio aconteceu na madrugada desta terça-feira (4) no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. As chamas, ainda com origem desconhecida, atingiram um armazém de construção que funcionava também como um ponto de coleta para doações do projeto social Mulheres Pró-Ativas, situado próximo ao armazém. Ninguém ficou ferido.
Rozangela Santos, idealizadora do projeto e dona do armazém de construção, contou que a tentativa de amenizar os danos materiais aconteceu antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. Ela fundou o Mulheres Pró-Ativas há 11 anos e é das vendas do armazém que tira o seu sustento. O suporte dado ao projeto como ponto de coleta funciona por conta de uma questão logística, segundo ela.
“O incêndio aconteceu de madrugada. O armazém estava fechado e eu acredito que tenha sido um curto-circuito. Nós conseguimos amenizar até os bombeiros chegarem. Como o armazém é perto do projeto e eu já fazia parte, eu recebia lá as doações para entregar às meninas. O projeto é separado do armazém, fica a duas casas”, disse.
Roupas, brinquedos, material escolar, utensílios de cozinha e cadeiras de rodas são os principais objetos arrecadados. Eles se tornam itens de um bazar comunitário e a quantia arrecadada é convertida para doações através da compra de cestas básicas e de remédios. A manutenção do projeto também é retirada desse dinheiro.
Bombeiros
De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros à reportagem, o pedido de ajuda aconteceu por volta das 1h30 desta terça e três viaturas foram até o armazém, uma operacional e duas de combate a incêndio. O trabalho foi finalizado às 3h e o espaço “foi parcialmente atingido pelas chamas”.
Como ajudar
Para ajudar a reestruturar o seu armazém, Rozangela iniciou uma campanha de doação através do pix. A chave para realizar transferências é o seu número de telefone: (81) 998944104.