Sem doses, cidades pernambucanas suspendem vacinação contra Covid para crianças de 3 e 4 anos

(FILES) In this file photo taken on February 24, 2021 vials of the CoronaVac vaccine, developed by China’s Sinovac firm, are displayed in Bangkok, as the first batch of vaccines to battle the Covid-19 coronavirus arrive in the kingdom. – Chile announced on August 4, 2021 the installation of two plants for the production and investigation of vaccines of Chinese laboratory Sinovac, which produces the immunizer against COVID-19 Coronavac, with which most of the Chilean population was inoculated. (Photo by Lillian SUWANRUMPHA / AFP)

Em Pernambuco, ao menos quatro municípios interromperam a imunização contra a Covid-19 de crianças com idade de 3 e 4 anos. A medida, tomada em Recife, Paulista, Olinda e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, se deu por falta do envio de doses da Coronavac pelo Governo Federal.

Questionado pelo Portal Folha de Pernambuco, o Ministério da Saúde informou que está em tratativas com o laboratório para aquisição das vacinas. O órgão nacional não deu previsão para a volta da distribuição dos imunizantes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), “o recebimento de imunizantes da Coronavac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano”.

“Para se ter ideia, o Programa Estadual de Imunizações solicitou ao Ministério da Saúde, ainda no mês de julho, 100 mil doses de Coronavac. Em setembro, foram recebidas apenas 43 mil doses – quantitativo insuficiente para a necessidade dos municípios. Um novo pedido para aquisição de mais 40 mil doses foi realizado em outubro, mas ainda não houve retorno do órgão federal quanto à previsão de novas distribuições.

Desta forma, a SES-PE aguarda entrega de novas doses do imunizante pelo Ministério da Saúde para reabastecer as cidades que estão finalizando os estoques, ou que já esgotaram suas doses”, informou, em nota, a Secretaria de Saúde.

O Ministério da Saúde não definiu data para o envio de novas doses do imunizante. Por meio de nota, o ministério apenas informou que já está negociando a compra da vacina.

“O Ministério da Saúde está em tratativas com o laboratório para aquisição de mais doses da vacina para o público de 3 a 4 anos. A aquisição de novas doses leva em conta o ritmo de vacinação deste público e o avanço do número de doses aplicadas, que atualmente está em cerca de 40%”, diz a nota do ministério.

Cidades afetadas
De acordo com as prefeituras dos municípios afetados, a solicitação de novos imunizantes para o público afetado já foi feita junto ao Governo de Pernambuco que, por sua vez, está aguardando o repasse por parte do Ministério da Saúde.

Em Paulista e Igarassu, a vacinação para crianças de 3 e 4 anos foi suspensa nesta terça-feira (8). As demais faixas etárias não deverão ser afetadas nas cidades.

Já em Olinda, a última dose da Coronavac foi aplicada no dia 31 de outubro passado, segundo informou a Prefeitura. Desde então, novas doses não chegaram ao município, que continua imunizando os demais públicos com as vacinas de outras fabricantes.

No Recife, a suspensão da imunização do grupo mais jovem que recebe a vacina foi anunciada na segunda-feira (7). As últimas doses das vacinas do município foram utilizadas no domingo (6).

Em Jaboatão dos Guararapes, o estoque está reduzido. “A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes informa que tem 80 doses no estoque de vacina para crianças de 3 a 4 anos de idade. Previsão de ter a vacina até a próxima segunda-feira”, informou em nota. No município, a imunização está sendo realizada em unidades de saúde, Van da Vacina e Carro da Vacina, escolas e creches da rede municipal e particulares. Até o momento, foram aplicadas 2.780 de primeira dose e 534 da segunda dose.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *