O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que cerca de 69 milhões de pessoas em todo o País ainda não tomaram a terceira dose da vacina da Covid-19. O alerta foi dado no último sábado (12), através das redes sociais.
O ministro alertou que a população precisa tomar a dose de reforço, considerando o aumento no número de infecções que foram registradas nas últimas semanas.
Segundo Queiroga, outros 32,8 milhões de brasileiros também não foram aos postos de saúde para tomar a quarta dose do imunizante.
O Ministério da Saúde pede para que a quarta dose contra a Covid-19 seja realizada só em adultos com 40 anos ou mais, além dos imunossuprimidos. “Sabemos que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19. Por isso, peço que busquem as salas de vacinação”, disse o ministro.
Apesar da orientação do ministério, alguns estados e municípios estão aplicando a quarta dose em todos os adultos, independentemente da faixa etária.
Especialistas acreditam que o Brasil passará por uma nova onda de casos da covid-19 graças à subvariante da Ômicron, a BQ.1. Já foram registrados aumentos na Europa, China e nos Estados Unidos.
Estudos preliminares mostram que ela apresenta um maior risco de fuga à proteção que é fornecida pelas vacinas.
Folhape