A 31ª reunião ordinária realizada na Câmara de Bonito na última sexta-feira (18) contou com uma novidade. O atual presidente da Câmara, Paulinho de Devá, entregou 13 notebooks para todos os parlamentares terem acesso total ao SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), um software produzido pelo INTERLEGIS e disponibilizado para as Casas Legislativas que auxiliará nas tarefas dos vereadores e nos momentos de votação eletrônica. Na ocasião, ainda foram apresentados projetos de infraestrutura e comunicação eficiente.
Entre as funções do sistema estão o apoio a elaboração de proposições, recepção e tramitação dos Projetos de Lei, organização das sessões plenárias, legislação municipal, entre outras. Para Paulinho de Devá esse foi mais um passo importante para a estruturação da Câmara, que já passou por reformas tanto no plenário quanto na sede desde o ano passado. “Esses computadores são para que possamos de fato incentivar a ferramenta do SAPL e auxiliar bastante a assessoria dos nossos profissionais”, declarou no ato da entrega. Cada vereador assina o termo de compromisso para uso do aparelho.
Dentre os requerimentos apresentados, dois deles beneficiarão a população do Alto Bonito, se forem concedidos. Enquanto o vereador Júnior do Gado solicitou uma viatura da Guarda Municipal para a área, João Diniz pediu o conserto da ponte que liga aquela localidade ao distrito de Viração. Júnior requereu ainda, ao Ministério Público de Pernambuco, a instalação do Orelhão Digital dentro do prédio da Câmara. De acordo com o parlamentar, o objetivo é que os cidadãos tenham acesso aos serviços disponibilizados pelo Poder Público através de ferramentas digitais.
Votos – Foram aprovados votos de pesar a Roberto Viana, pai do jornalista Magno Martins; e de aplauso a Eiji Morimura, vereador licenciado.